segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Dia do Rádio! Breve história do Rádio brasileiro


      Hoje (Domingo dia 25/09/2016) é comemorado o Dia do Rádio, em razão e em homenagem ao fundador da primeira emissora de Rádio do Brasil em 1922 ou 1923 que foi a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, no caso Roquete Pinto! Apesar do surgimento da TV nos anos 50 e dos seus avanços dos anos 60 pra frente e também do surgimento da Internet nos anos 90 e dos seus avanços dos anos 2000 pra cá, o Rádio nunca irá acabar, o Rádio sobreviverá e sempre irá inovar e se reinventar! Apesar da TV e da Internet, o Rádio continua sendo a melhor companhia e melhor até do que ver TV! Eu por exemplo mais ouço Rádio do que vejo TV e navego na Internet juntas! Até quando estou online eu ouço Rádio e pela a própria Internet.


      A exemplo do que fiz semana passada com a TV (em razão dos 66 anos da TV brasileira e dos 66 anos da primeira transmissão de TV no Brasil em 18/09/1950 que foi também o dia da inauguração da primeira emissora de TV do Brasil e da América Latina que foi a TV Tupi que esteve no ar até Julho de 1980), eu publicarei uma breve história do Rádio brasileiro, mas ao contrário da TV, com o Rádio eu não publicarei cronologia ou linha do tempo (como eu havia feito no Texto sobre os 66 anos da TV brasileira e foi a minha postagem mais trabalhosa do Blog até agora), nesse eu contarei apenas breves histórias do Rádio no Brasil! Espero que gostem e confiram.

       Lembrando que na última Quarta-feira (21/09/2016) além de Dia da Árvore era também comemorado o Dia do Radialista (a data também é celebrada no dia 7 de Novembro). Parabéns á todos os Radialistas daqui da região de Sorocaba, do estado de São Paulo e do Brasil em especial os meus amigos das Radialistas das Redes Sociais (mais ou menos 30% deles já conheço pessoalmente), e como é tanta gente, dessa vez não irei citar nomes, mas Beijos e Abraços á todos os meus queridos amigos Radialistas das Redes Sociais! Feliz Dia do Radialista (21/09) e Feliz Dia do Rádio 25/09)! Confiram agora uma breve história do Rádio no Brasil, texto retirado da apostila de História do cursinho pré-Vestibular do colégio Objetivo! Espero que gostem e confiram.


      O Rádio:
      "Marconi, inventor do rádio, teve como precursor um  um padre brasileiro: o padre Landell de Moura, verdadeiro inventor da válvula de três pólos (ou tríodo), que conseguiu transmitir notas musicais a longa distância, sem fios, em 1893. No entanto, na época, o sacerdote foi acusado por seus contemporâneos de "lunático, louco, bruxo e diabólico", sofrendo inclusive perseguições de seus superiores. Na Verdade, há poucos documentos sobre os trabalhos científicos do padre Landell de Moura, Mas esses poucos papéis e anotações são suficientes para comprovar suas ideias no que tange ao telégrafo sem fio e ao rádio, Já em 1894, ele fazia experiências na Avenida Paulista, transmitindo suas mensagens para outra estação no Morro de Santana, Em 1901, viajou para os Estados Unidos e lá patenteou seus inventos no U. S. Patent Office, onde se encontram até hoje suas patentes de números 771.917 (transmissor de ondas), 775.337 (modelo original de telégrafo sem fio) e 775.846 (telefone sem fio)."
     
     "Oficialmente, o Rádio nasceu no Brasil no dia do centenário da Independência, no Rio de Janeiro. Aos 7 de Setembro de 1922 havia o grande desfile no Campo de São Cristóvão. O discurso do Presidente Epitácio Pessoa foi ouvido no recinto da Exposição do Centenário, em Niterói, Petrópolis e em São Paulo, graças à instalação de uma estação transmissora no Corcovado. O serviço fora feito pela Rio de Janeiro and São Paulo Telephone Company, pela Westinghouse Internacional Company e pela Western Eletric Company."


      "À Noite, no recinto da Exposição, em frente ao posto de "Telephone Público" (Telefone naquela época era com PH "Telephone" e não com F como há muito tempo atrás e até agora), por meio do "telephone-alto-falante", a multidão teve uma sensação inédita, A ópera "O Guarani", de Carlos Gomes, que estava sendo apresentada no Teatro Municipal "foi ali, distintamente ouvida, bem como os aplausos aos artistas", como descreveu o jornal "A Noite do dia 9 de Setembro de 1922"".


       "Essa transmissão pioneira foi o coroamento dos esforços de homens como Roquete Pinto, que liderou o movimento para a instalação da primeira estação de Rádio do Brasil: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, com estações transmissoras no Corcovado e na Praia Vermelha. A emissora foi inaugurada no dia 20 de Abril de 1923." (Então foi em 1923, estava na dúvida entre 1922 e 1923).


      " A Primeira emissora paulista nasceu em 1924: A Rádio Educadora Paulista, cujo presidente-fundador foi Frederico Steidel. Ainda naquele ano, foi fundada no Recife-PE a Rádio Clube do Pernambuco, graças à iniciativa dos irmãos Moreira Pinto."


  Fonte (do quarto ao oitavo parágrafo): Apostila de História do cursinho Pré-Vestibular do colégio Objetivo.


    Bem Pessoal, essas foram as breves histórias do Rádio brasileiro contadas pra vocês, como não só aqui no Brasil como também no resto do Mundo, o Rádio é mais antigo do que a TV (que por sua vez é bem mais velha do que a Internet, aliás Rádio e TV são avós da Internet) só dá mesmo para contar essas breves histórias e como o Rádio é um veículo de comunicação mais regional do que nacional (ao contrário da TV que é um veículo de comunicação mais nacional do que regional) não dá para fazer linha do tempo ou cronologia, pelo o menos não pra mim (ah não ser uma Pessoa que tenha bastante disposição de escrever e que seja um expert em Rádio), ao contrário do texto sobre os 66 anos de TV no Brasil na semana passada (Texto que eu publiquei do dia 18 para o dia 19/09, de Domingo para Segunda-Feira)! Intelectualmente eu entendo mais de TV do que de Rádio, mas emocionalmente eu gosto mais de Rádio do que de TV! TV e Rádio foram as minhas babás eletrônicas, cresci vendo TV e cresci ouvindo Rádio! Na Verdade, a TV e o Rádio com Imagem! Através das redes sociais da Internet acabei construindo e continuo construindo amizades com Pessoas maravilhosas que trabalham no meio radiofônico daqui da minha cidade (Sorocaba-SP que por muitos anos foi conhecida também como a capital das Rádios Piratas em razão de muitas Rádios clandestinas que haviam por aqui! Sorocaba é uma das cidades do interior paulista e do Brasil que mais celebram os Dias do Radialista e do Rádio já que Sorocaba foi uma das cidades que mais revelou Radialistas para o meio radiofônico e também para o meio televisivo)! Apesar da TV e da Internet e dos avanços da TV e da Internet, o Rádio nunca irá acabar, o Rádio nunca morrerá e a magia do Rádio é eterna! Feliz Dia do Radialista (21/09 e 07/11) e Feliz Dia do Rádio (25/09)! Parabéns Rádio.


    Obs: Assim como no texto sobre a TV na semana passada (que havia começado no Domingo 18/09 e acabei terminando o texto e publicando na Segunda-Feira 19/09), sobre o Rádio eu comecei ontem que foi Domingo dia 25/09, Dia do Rádio e estou terminando agora na noite de Segunda-Feira 26/09/2016! Eu e minha mania de comparar Rádio com TV! KKK! Mas como eu já havia falado anteriormente, a TV é o Rádio com imagem e muitos produtos televisivos consagrados como Novelas, Jornalismo, Programas de Auditório, entre outros, começaram no Rádio há muitos e muitos anos atrás! No Rádio até hoje ainda tem Jornalismo, Transmissões de Futebol, Programas humorísticos (em especial os escrachados como Pânico que tem a sua versão televisiva desde 2003 antes na Rede TV e agora na Band, Café com Bobagem que nem sei se ainda existe, A Hora do Ronco da Band FM, entre outros), embora o Rádio seja um veículo de comunicação predominantemente musical! Nunca ouvi radionovelas, mas telenovelas eu já assisti diversas em toda a minha vida, em todo os meus 29 anos de idade (sou nascido em 09/01/1987)! TV e Rádio são dois veículos de comunicação tradicionais e dois veículos de comunicação de massa que tem muita história para contar.

    Mais uma vez, Feliz Dia do Radialista (21/09 e 07/11) e Feliz Dia do Rádio (25/09)! Parabéns Rádio! Não sei a TV (no futuro pode ser que Sim e pode ser que Não), mas o Rádio sempre fará parte do meu dia a dia como sempre fez! Parabéns Rádio.


    Feliz Dia do Radialista à todos os Radialistas do Brasil (em especial aos meus amigos das redes sociais), e Feliz Dia do Rádio à todas as emissoras de Rádio do Brasil e até a próxima postagem, Pessoal! Beijos e Abraços á Todos e ótima semana á Todos e Fiquem com Deus! FUUUIII.  

 

 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário