segunda-feira, 12 de dezembro de 2016
Silvio Santos vem aí, olê, olê, olá, Silvio Santos vem aí, olê, olê olá
Boa Noite e ótima Segunda-Feira e ótima semana à Todos! 12/12/2016: Hoje quem está completando 86 anos muitíssimos bem vividos é ele, Silvio Santos! Silvio Santos vem aí, olê, olê, olá, Silvio Santos vem aí, olê, olê olá! Silvio Santos é um comunicador que tem muita história pra contar, até poderia fazer uma linha do tempo contando toda a trajetória do Tio Silvio ou desde os tempos do Rádio ou então só mesmo da trajetória televisiva dele, o primeiro programa de TV apresentado por SS foi "Vamos Brincar de Forca" em 1962 na extinta TV Paulista (que operava no Canal 5 de São Paulo e desde 1966 é a atual Globo São Paulo) e esse programa teve uma nova versão 50 anos depois (2012) no próprio SBT.
Silvio Santos é a marca registrada dos Domingos televisivos desde os anos 60, os tempos mais áureos de Silvio Santos foram nos anos 70 e 80 mas também ele já apresentou programas de sucesso nos anos 90 e 2000 como Topa Tudo por Dinheiro, Show do Milhão e Casa dos Artistas! Além desses, outros programas de grande sucesso deste lendário apresentador foram Show de Calouros, Porta da Esperança, Qual é a Música? Cidade Contra Cidade (esse não é do meu tempo), Em Nome do Amor, Namoro na TV, Casamento na TV, Tentação, Roletrando, Roda a Roda, entre outros! Foram tanto e tantos programas que Silvio Santos apresentou que não dá pra citar Todos! Dessa eu não sabia, mas descobri no site do SBT e no quiz sobre e carreira de Silvio Santos no site da emissora, sabem quantos programas Silvio Santos já apresentou até agora? 115 programas, no quiz eu havia respondido 81, mas foram 115 programas! Puxa? Como diria o gordinho global Faustão "Ô Loco meu"! 115 programa esse é digno de entrar para o Guinness Book- O Livro dos Recordes! Acho que nenhum apresentador de TV no Brasil e talvez no Mundo tenha apresentado tantos e tantos programas, 115 programas de TV como Silvio Santos apresentou.
Antes de se tornar empresário de TV, Silvio Santos apresentou diversos programas em diversas emissoras como Globo, Tupi, Record e TV Paulista (atual Globo São Paulo desde 1966 operando no Canal 5 Paulistano), ele montou a sua primeira emissora de TV em 1976 que foi a TVS Canal 11 do Rio de Janeiro (atual SBT Rio), de 1976 (quando ele saiu da Globo) até 1980 os seus programas eram exibidos na TV Tupi e na então nova emissora TVS do Rio de Janeiro! Quando ele saiu da Globo em 1976, a emissora carioca até os 3 primeiros meses de 1989 que foi o ano da estreia do Faustão nos Domingos globais teve dificuldades de emplacar atrações populares, Silvio Santos de 1976 até o começo de 1989 (quando o Faustão estreou na Globo) dava um banho na Vênus Platinada até às 19 horas de Domingo quando começava o humorístico Os Trapalhões (1977-1993) na Globo! Em 1980 e parte de 1981 (entre a falência da TV Tupi e a fundação da TVS Canal 4 de São Paulo que passou à ser a cabeça de rede de sua Rede Nacional de TV, o SBT em 19/08/1981, até a virada dos anos 80 para os anos 90 o nome da emissora se revezava entre TVS e SBT, quando era só São Paulo ou só Rio era TVS, quando era em rede era SBT, de 1989 para 1990 o nome TVS foi aposentado e o nome SBT passou á ser definitivo, de 1976 até parte de 1981 quando era só a TVS do Rio de Janeiro, nada de SBT, só TVS) os seus programas eram exibidos em São Paulo pela a TV Record (na época de propriedade de Paulo Machado de Carvalho e nos anos 80 o Silvio Santos fazia parte de 50% das ações da TV Record, embora ele já tivesse o SBT desde 1981, Paulo Machado de Carvalho e Silvio Santos controlaram juntos a TV Record na década de 80 até 1990 quando a emissora foi adquirida pela a IURD), no Rio de Janeiro pela a TVS-RJ e no resto do Brasil acredito que os programas de Silvio Santos eram exibidos pela a REI (Rede de Emissoras Independentes, liderada pela a paulista TV Record nos anos 60, 70 e 80), exceto em praças onde se recebiam sinais de TV apenas de emissoras como Globo e Bandeirantes que eram as duas únicas redes nacionais de TV do Brasil no comecinho dos anos 80 de 1980 à parte de 1981, entre a falência da pioneira TV Tupi e a fundação da TVS-SBT (simplesmente SBT desde 1990) de Silvio Santos.
Embora outros apresentadores também tenham feito história nos Domingos televisivos como Faustão e Gugu, Silvio Santos é praticamente a marca registrada dos Domingos televisivos brasileiros que também foi marcado por outras atrações televisivas como as transmissões de Futebol da Globo e da Band (embora no momento o Futebol na TV Aberta está sendo exclusividade da Globo), Fórmula 1 e as históricas vitórias do saudoso Ayrton Senna (1960-1994), programas humorísticos como o clássico Os Trapalhões (Globo 1977-1993) e o trash e escrachado Pânico (2003-2011 na Rede TV e desde 2012 na Band) e revistas eletrônicas jornalísticas como o tradicional Fantástico (Globo) e Domingo Espetacular (Record), apresentadores jovens como Rodrigo Faro da Record e Celso Portiolli e Eliana ambos do SBT também deram e estão dando o ar da sua graça nos Domingos televisivos, os saudosos Chacrinha (falecido em 1988) e Flávio Cavalcanti (falecido em 1986) no começo dos anos 70 um em sua primeira passagem na TV Globo e outro na extinta e pioneira TV Tupi também brilharam nos Domingos televisivos! As Mulheres também deram o ar da sua graça nos Domingos da TV brasileira como a saudosa Dercy Gonçalves (1907-2008) de 1966 à 1970 nos Domingos da Globo quando a emissora tinha uma programação popularesca e ainda não tinha o consagrado e conceituado Padrão Globo de Qualidade criado por Boni e Walther Clark (falecido em 1997) e muito antes de Faustão (na Globo desde 1989 com o Domingão do Faustão) e além do próprio Silvio Santos (até 1976) e do Chacrinha (em sua primeira passagem na Globo de 1967 à 1972), Dercy Gonçalves jà foi estrela dos Domingos globais, outras mulheres que também brilharam nos Domingos televisivos foi a saudosa Hebe Camargo (1929-2012) em sua passagem na TV Bandeirantes de 1979 à 1985, Xuxa com o seu Planeta Xuxa do período de 1998 à 2002 (o programa estreou no ano anterior, 1997 aos Sábados e mudou-se para os Domingos da Globo de 1998 à 2002), Eliana de 2005 à parte de 2009 na Record e desde o segundo semestre de 2009 no SBT, entre outras! Fora o Silvio Santos, os dois apresentadores que mais marcaram época nos Domingos televisivos foram Faustão e Gugu (que foram os gigantes da guerra de audiência dominical nos anos 90 e 2000), mas Silvio Santos é praticamente o Rei dos Domingos da TV brasileira ganhando ou perdendo pra Globo e ganhando ou perdendo pra Record! Atualmente o Homem do Baú disputa o segundo lugar com a Record (exibindo o Domingo Espetacular) enquanto a Globo exibe o Fantástico, depois que termina o Fantástico, Silvio Santos chega à disputar a liderança com a Globo.
Programa Silvio Santos que até parte dos anos 2000 era a maratona de programas de auditório dominicais comandas por ele e que em 1988 passou à dividir os Domingos do SBT com o Gugu (que em 1988 quase foi pra Globo e Silvio Santos teve que conversar pessoalmente com o Roberto Marinho, o resto da história você confere no texto em que eu falo sobre os sonhos de consumo artístico não realizados por Silvio Santos e SBT como Xuxa, Faustão, os saudosos Chacrinha e Chico Anysio, Renato Aragão, Ana Maria Braga, o polêmico e saudoso estilista Clodovil Hernandes e a Turma do Pânico), desde 2008 passou à ser programa próprio, confesso que não sou muito fã desse atual programa dele não (assisto o Fantástico, e Daí???) mas confesso também que eu já tive vontade de participar de um programa apresentado por Silvio Santos, sabem qual? O Show do Milhão, isso em 2000 quando eu tinha apenas 13 anos e estava na antiga 6ª Série do Ensino Fundamental (na Escola eu estudava no período da Tarde e foi o primeiro ano em que estudei na EE Antônio Vieira Campos no Júlio de Mesquita que é o bairro onde moro na Zona Oeste de Sorocaba-SP e foi também a escola onde estudei até o 3º Colegial em 2005 quando eu tinha 18 anos), mas por vergonha e por timidez acabei nem me inscrevendo e o meu irmão (na época dos 18 para os 19 anos, ele tem a mesma idade que o SBT) é quem se inscreveu no meu lugar, mas nunca foi sorteado, para se inscrever no Show do Milhão tinha que comprar a revista SBT (Revista que falava sobre o Mundo SBTista) e na revistinha tinha o cupom para a Pessoa se inscrever no programa (Show do Milhão).
A biografia, a carreira e a trajetória de Silvio Santos são um capítulo à parte e inclusive em 2000 foi lançada uma biografia não autorizada sobre a vida e a carreira do maior comunicador da TV brasileira, mas de 2000 pra frente muita coisa estaria por vir (como a homenagem a escola de samba carioca Tradição que foi transmitida pela a Globo e na época o SBT era o arqui-rival da Globo como a Record é desde 2006, o sequestro da filha dele a Patrícia, Patrícia Abravanel que atualmente é apresentadora do SBT e uma das principais estrelas da emissora do Homem do Baú além do próprio sequestro dele na casa dele e do estrondoso sucesso do reality-show Casa dos Artistas que no final de 2001 massacrava o Fantástico da Globo nas noites de Domingo, enfim) e rolou muita coisa na Vida do Tio Silvio de 2000 pra cá! Apesar de tudo (apesar também dele fazer umas piadinhas constrangedoras no seu atual programa dominical no SBT, mas também Silvio Santos já é um senhor de idade que está completando hoje 86 anos e talvez seja melhor nem levar tão à sério há algumas piadinhas ou brincadeirinhas toscas do Patrão), Silvio Santos merece todas as homenagens e fez muito e contribuiu e muito para a história da TV brasileira! Chegar aos 86 anos com esse pique todo e com essa energia toda é pra fazer inveja pra qualquer jovem que tenha 15, 18. 20, 25 ou 30 anos, como eu jà havia falado, Silvio Santos está completando 86 anos com alma de 28 ou 30 anos, é um oitentão com pique de um vintão ou um trintão.
Sem sombra de dúvida o Brasil irá parar quando o Silvio partir para o andar de cima, mas o que será principalmente do SBT no futuro (da TV brasileira como um todo nem tanto até pq cada emissora tem um dono e cada uma é controlada por algum dono, grupo de comunicação ou instituição)??? Será que a tradicional premiação televisiva na qual o Silvio apresenta desde 1971 que é o Troféu Imprensa irá acabar ou continuar??? (tendo um novo apresentador como Patrícia Abravanel filhota do Patrão ou Luís Ricardo).
Das figuras que são marcas registradas dos programas apresentados por Silvio Santos, um já não está mais entre nós que é o saudoso locutor Lombardi (falecido em Dezembro de 2009) e embora ele muitas vezes não pudesse aparecer na TV, ele chegou à ser entrevistado pela a Globo quando o Silvio foi homenageado no Carnaval do Rio pela a escola de samba carioca Tradição e no Teleton de 2005 no Roda a Roda especial, ele chegou à aparecer no palco fantasiado de Zorro! Os assistentes de palco Roque ("Roqueee") e Liminha (que por muitos anos trabalhou com o Gugu quando ele estava no SBT, até 2009 quando o Gugu foi pra Record) além das colegas de trabalho (auditório composto apenas por Mulheres)! Fora da TV, o melhor amigo do Silvio é o cabeleireiro Jassa que tem um salão de beleza muito badalado em São Paulo na Avenida Paulista! Jassa é o melhor amigo de Silvio Santos há 40 anos.
Em São Paulo no MIS (Museu da Imagem e do Som) está sendo realizada a exposição que conta toda a trajetória do Silvio com direito á um vídeo com depoimentos de algumas personalidades famosas, se eu morasse em São Paulo (sou de Sorocaba-SP) acho que eu iria prestigiar essa exposição.
Bem Pessoal, uma salma de palmas ao mestre e mito da TV brasileira, Silvio Santos! Silvio Santos vem aí, olê, olê, olá, Silvio Santos vem aí, olê, olê olá! Ele merece todas as nossas homenagens! Boa Noite e Beijos e Abraços à Todos e Até a próxima Postagem! Silvio Santos vem aí, olê, olê, olá, Silvio Santos vem aí, olê, olê olá! FUUUIII.
Outros programas, só que alternativos e que marcaram época nos Domingos televisivos foram a maratona esportiva Show do Esporte (Band 1983-2003) que era assim digamos uma espécie de Programa Silvio Santos do Esporte e era alternativa aos programas populares da Globo e do SBT apresentados por Faustão, Gugu e Silvio Santos e a revista eletrônica Programa de Domingo que era o Fantástico da extinta e saudosa Rede Manchete e dizem que tinha mais qualidade do que o Fantástico (Globo) e Domingo Espetacular (Record)! Esse Programa de Domingo da Manchete, e não cheguei à assistir, a Manchete tentou popularizar a sua programação dominical em 1997 e 1998 lançando os programas Domingo Milionário e Domingo Total mas não conseguiram chegar aos pés de Faustão e Gugu (os gigantes dos Domingos dos anos 90 e 2000) e de Globo e SBT respectivamente e tentar popularizar a programação, acabou sendo um tiro no pé da Manchete que nos seus primeiros anos na década de 80 era chamada de "TV de Primeira Classe".
ResponderExcluirSilvio Santos é o comunicador que realmente tem muita história pra contar.
ResponderExcluirComo eu havia dito no Texto, a biografia e a trajetória de Silvio Santos são um capítulo à parte, ele e o saudosos e eterno Velho Guerreiro, o Chacrinha (1917-1988) são os dois maiores ícones dos programas de auditório de toda a história da TV brasileira, nesses 66 anos de TV no Brasil.
ResponderExcluirParabéns....ficou muito bom!!!
ResponderExcluirObrigado e Abraços Robson.
Excluir