sábado, 29 de abril de 2017

Cronologia da Rede Globo





26/04/1965- 26/04/2017- 52 anos da Rede Globo de Televisão que é a maior Rede Nacional de TV do Brasil e desde 2012 porém é a segunda maior Rede de TV do Mundo (até então era a quarta, depois saltou para terceira e agora é a segunda) ficando atrás apenas da americana ABC e desbancando as também americanas CBS e NBC! Apesar de tudo e mesmo com todas as controvérsias, a Rede Globo tem uma história interessante, muita história pra contar, uma história e tanta e uma trajetória invejável! Apesar de certas atitudes controversas da emissora da Família Marinho, a TV Globo tem uma história consagrada e de respeito e apesar de tudo, a emissora da Família Marinho que é praticamente o cento das atenções do Brasil desde a década de 70 quando assumiu a liderança nacional de audiência graças ao tradicional e consagrado Padrão Globo de Qualidade criado por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho o Boni (que foi diretor geral da TV Globo por 30 anos de 1967 á 1997) e Walther Clark (falecido em 1997 mas trabalhou como diretor da TV Globo por 10 anos de 1967 á 1977)! Rede Globo, assistindo ou não assistindo, gostando ou não gostando, amando-a ou odiando-a ela é a líder nacional de audiência em todo o Brasil desde a década de 70, embora atualmente a emissora continue sendo líder de audiência mas com audiência menor do que tinha há alguns anos, o que vem tirando a audiência da Globo atualmente não é nenhuma TV concorrente, nem Record e nem SBT e sim outras mídias como TV á Cabo, Internet, Redes Sociais, Youtube e Netflix! As novelas da TV Globo (das 6, das 7 e das 9 antiga novela das 8 que costumo á chamar na Internet de novela pós-JN) atualmente dão no máximo acima de 30 pontos de audiência, já que não é mais possível uma novela dar 50 ou 60 pontos de audiência como até há alguns anos em razão do crescimento de outras mídias conforme eu acabei de comentar! Chega de papo e vamos agora a linha do tempo da Rede Globo de 1965 (ano de fundação da TV Globo) até 2016 (ano passado)! Mas antes de mais nada, Parabéns Rede Globo pelo os seus 52 anos no ar! Sucesso, Felicidades e muitos anos de Vida! Plim Plim! Aí vai a cronologia da TV Globo:

*Mas antes só um trecho de um Texto sobre a Rede Globo retirado da wikipédia: "Apesar de em 5 de janeiro de 1951, durante o governo de Eurico Gaspar Dutra, a Rádio Globo ter requerido pela primeira vez uma concessão de televisão, foi somente em julho de 1957, que o então presidente Juscelino Kubitschek aprovou a concessão; no fim de dezembro do mesmo ano, o Conselho Nacional de Telecomunicações publicou um decreto que concedeu o canal 4 do Rio de Janeiro à TV Globo Ltda.[14] A emissora começou a funcionar em 26 de abril de 1965 e foi fundada pelo jornalista Roberto Marinho."

1965: A TV Globo entra no ar pelo o Canal 4 do Rio de Janeiro e é fundada pelo o jornalista e empresário Roberto Marinho (1904-2003), o primeiro programa da emissora á ser levado ao ar é o programa infantil Uni Dunitê ás 11 da Manhã do dia da fundação da TV Globo em 26/04/1965 que caiu numa Segunda-Feira, em seu primeiro ano (1965) a TV Globo pegava apenas no Rio de Janeiro pelo o Canal 4 carioca e tinha como logotipo um catavento! A concessão de TV da Rádio Globo do Rio de Janeiro foi concedido no dia 30/12/1957 e a emissora passou á ser implantada no dia 26/04/1965 (operando pelo o Canal 4 do Rio de Janeiro). Em 13/08/1965 (Sexta-Feira 13) durante a exibição ao vivo do programa Show da Noite, algo inusitado e triste aconteceu que foi o apresentador Gláucio Gil ter morrido ao vivo diante das câmeras, vítima de ataque cardíaco fatal, esse episódio deu à TV Globo, Canal 4 do Rio de Janeiro a fama de macabra na mídia da época.


1966: A TV Globo foi a única emissora de TV do Rio de Janeiro à cobrir ao vivo as fortes enchentes ocorridas no Rio de Janeiro em Janeiro daquele ano (1966) e a emissora fez campanha para doação de donativos para as vítimas das enchentes no Rio de Janeiro lançando a campanha S.O.S Globo e a emissora de Roberto Marinho conquistou a simpatia do povo carioca! Em 24/03/1966 com a compra da TV Paulista (1952-1966, extinto Canal 5 -SP), a TV Globo chegou a São Paulo e foi o primeiro passo que a emissora de Roberto Marinho deu para tornar-se Rede Nacional de TV (que ocorreu 3 anos depois em 1969 com a estreia do Jornal Nacional) e surgiu então a TV Globo Paulista que dois anos depois em 1968, passou á se chamar TV Globo- São Paulo. Durante a década de 60 que foram os primeiros anos de operação da TV Globo, a emissora de Roberto Marinho teve um envolvimento ilegal com um grupo norte-americano chamado Time-Life.

1967: O diretor de TV, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho mais conhecido como Boni chegou a TV Globo após passagens por emissoras como TV Excelsior e TV Rio e foi diretor geral da TV Globo por 30 anos (1967-1997), Chacrinha e Dercy Gonçalves passam á apresentar programas populares nos domingos da TV Globo (isso muito antes do Faustão que está na Globo desde 1989 e muito antes do Domingão do Faustão, Silvio Santos também era astro dos Domingos globais no final dos anos 60 e parte dos anos 70)! A TV Gaúcha , Canal 12 de Porto Alegre-RS (atual RBS TV -RS desde 1983) passa a retransmitir a programação da TV Globo.

1968: Estreia o programa religioso Santa Missa em Seu Lar, que é o programa mais antigo e tradicional da TV Globo e é exibido nas manhãs de Domingo desde então! A TV Globo chega a Belo Horizonte-MG operando pelo o Canal 12 de BH e surge então a TV Globo Minas! A emissora também adquire a TV Anhanguera, Canal 2 de Goiânia-GO, cabeça de rede da Rede Anhanguera (Rede de afiliadas da Globo nos estados de Goiás e Tocantins) que até então (1968) era afiliada da extinta TV Excelsior.

1969: A Globo transmite junto com a extinta concorrente TV Tupi, a chegada do Homem á Lua, com a estreia do Jornal Nacional em 01/09/1969 que foi o primeiro programa da TV brasileira á ser exibido em Rede Nacional, a TV Globo torna-se oficialmente Rede Nacional de TV e foi aí que a emissora passou á se intitular de Rede Globo de Televisão! A novela Véu de Noiva escrita por Janete Clair é a primeira novela de sucesso da emissora.

1970: Como primeiro passo em sofisticar a sua programação e aderindo ao já tradicional, conceituado e consagrado Padrão Globo de Qualidade, o programa Dercy de Verdade exibido nos domingos globais foi retirado do ar e estava no ar desde 1967. A Globo junto com um pool de emissoras de TV do Brasil transmitem a histórica Copa do Mundo de 1970 sediada no México na qual a seleção brasileira de Futebol com Pelé e Cia conquistam o histórico Tri-campeonato e o pool de emissoras brasileiras que transmitiram a Copa de 1970 que foi a primeira transmitida pela a TV brasileira (e foi também a primeira transmissão em cores da TV brasileira que se oficializou 2 anos depois em 1972 com a transmissão da Festa da Uva de Caxias do Sul-RS) é intitulado de Rede Brasileira de Televisão! A novela Irmãos Coragem escrita por Janete Clair faz um enorme sucesso e foi a partir daí que não apenas a Globo se consagrou numa área na qual é consagrada até hoje que é a Dramaturgia como também a emissora passou liderar com folga os índices de audiência em muitos horários! 1970 foi o ano que a Globo foi se alavancando de vez e tornou-se o que é até hoje, um quase monopólio de audiência.

1971: Surge a vinheta de intervalo (para Filmes e Séries americanas) Plim, Plim que tornou-se a marca registrada da emissora! A TV Globo chega á cidade de Brasília com a inauguração da TV Globo Brasília, Canal 10 de Brasília-DF no dia 21/04/1971, dia em que a cidade de Brasília completou apenas 11 anos de fundação, a cidade é a Capital do Brasil desde a sua fundação em 21/04/1960! Ainda no dia 21/04/1971 (dia da inauguração da TV Globo Brasília) estreava na emissora o tradicional telejornal vespertino Jornal Hoje. Chacrinha (em sua primeira passagem na TV Globo ele faleceu em 1988) e Flávio Cavalcanti (na TV Tupi, ele faleceu em 1986) disputam audiência acirradamente aos Domingos (assim como Faustão e Gugu no final dos anos 90 e começo dos anos 2000). A novela Bandeira 2 de Dias Gomes é um dos destaques da dramaturgia na TV Globo em 1971.

1972: É Implantada oficialmente no Brasil a TV em Cores com a transmissão da Festa da Uva em Caxias do Sul-RS, a Globo transmitiu com exclusividade as Olimpíadas de 1972 sediada em Munique (Alemanha) que foi a primeira Olimpíada transmitida pela a TV brasileira (assim como a Copa de 1970 sediada no México foi a primeira que a TV brasileira transmitiu) e infelizmente ficou marcada pelo o terrorismo! A Globo desde então transmite a Fórmula 1, o esporte mais popular do automobilismo mundial. No dia 26/04/1972, data em que a TV Globo completou 7 anos de existência, é inaugurada em Recife-PE a TV Globo Nordeste, Canal 13 de Recife-PE. A primeira versão da novela Selva de Pedra escrita por Janete Clair alcança históricos 100% de audiência! Chacrinha deixou a Globo em razão de um desentendimento com o então diretor geral de operações da TV Globo (até 1997) José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni (mas o Velho Guerreiro voltaria pra Globo, 10 anos depois em 1982 após passagens em TV's como Tupi e Bandeirantes)! Ainda em 1972 estreava também o programa infantil educativo Vila Sésamo, o programa era exibido pela a Globo em parceria com a emissora educativa paulista TV Cultura (Canal 2 de São Paulo).

1973: A histórica novela O Bem Amado escrita por Dias Gomes foi a primeira telenovela da TV brasileira á ser exibida em cores! Programas carro-chefe da Globo que também são a marca registrada da emissora (assim como telejornais como Jornal Nacional que estreou em 1969 e Jornal hoje que estreou em 1971) estrearam nesse ano em questão (1973) como Fantástico e Globo Repórter, o Fantástico desde a sua estreia em 05/08/1973 é exibido nas noites de Domingo com formato de revista eletrônica e com o sub-título "O Show da Vida", o Globo Repórter que começou em Abril de 1973 há muito tempo é exibido nas noites de Sexta-Feira após a novela pós-JN, ainda em 1973 também estreou na Globo a revista eletrônica esportiva Esporte Espetacular (que desde os anos 90 também cobre eventos esportivos).

1974: Estreava nas tardes da Rede Globo a tradicional sessão de cinema vespertina Sessão da Tarde, o cantor Roberto Carlos faz o seu primeiro especial de fim de ano para a TV Globo e tornou-se tradição na emissora desde então.

1975: A Rede Globo celebra os seus 10 anos de existência! A primeira versão da novela Roque Santeiro de Dias Gomes acabou sendo censurada pela a censura federal do Governo Militar (1964-1985), a novela só seria reproduzida 10 anos depois em 1985 e fazendo o maior sucesso, o maior destaque da programação da TV Globo em 1975 foi a primeira e histórica versão da novela Pecado Capital escrita por Janete Clair, outro destaque da Globo em 1975 foi a primeira e histórica versão da novela Gabriela com Sônia Braga e a lendária cena dela subindo num telhado para pegar uma Pipa, a novela era baseada no romance de Jorge Amado.


1976: Silvio Santos deixou a Globo, passou a comprar horários na extinta concorrente TV Tupi e passou a montar o seu primeiro Canal de TV (a TVS, Canal 11 do Rio de Janeiro, 5 anos depois em 1981 com a inauguração da TVS, Canal 4 de São Paulo, surgiu a sua própria Rede Nacional de TV, o Sistema Brasileiro de Televisão-SBT, sucedendo a TV Tupi que fechou as portas em Julho de 1980 no Canal 4 de São Paulo)! Os destaques da programação da Globo em 1976 ficam por conta de novelas como O Casarão (escrita por Lauro César Muniz), Saramandaia (de Dias Gomes e teve remake em 2013), a primeira versão de Anjo Mau (de Cassiano Gabus Mendes, o remake foi em 1997/1998 por Maria Adelaide Amaral) e Escrava Isaura (essa novela teve outra versão em 2004/2005 na TV Record).

1977: Os destaques da programação global ficam por conta das novelas Locomotivas (de Cassiano Gabus Mendes) e O Astro (de Janete Clair, essa novela teve remake em 2011)! Estreava também programas como o humorístico Os Trapalhões (1977-1993) e a primeira versão do seriado infantil Sítio do Pica-Pau Amarelo da obra de Monteiro Lobato. Após 10 anos, o diretor Walther Clark (falecido em 1997) que era um dos executivos da Globo desde 1967, deixa a emissora.

1978: A transmissão da Copa do Mundo de 1978 na Argentina (nosso arqui-rival no Futebol mundial) na qual a própria dona da casa foi campeã pela a primeira vez (conquistou o Bi-campeonato 8 anos depois em 1986 com Maradona e Cia quando o México sediou a Copa do Mundo pela a segunda vez, 16 anos depois da Copa no qual o Brasil conquistou o Tri que foi a Copa de 70) foi uma das maiores audiências da Rede Globo naquele ano (1978), o suspense "Quem matou Salomão Hayalla?" da novela O Astro parou e mobilizou o Brasil, Dancin Days novela escrita por Gilberto Braga foi o maior fenômeno televisivo de 1978! Ainda em 78, estreava o programa educativo Telecurso (no ar até 2014, na virada de 1994 para 1995 esse programa foi rebatizado de Telecurso 2000 e era exibido na Globo e em emissoras-públicas educativas como TV Cultura de São Paulo e a antiga TVE-RJ que é a atual TV Brasil desde 2007)! Ainda em 1978 em 14 de Agosto daquele ano, estreava o telejornal esportivo Globo Esporte exibido desde então na hora do Almoço.

1979: Pai Herói (escrita por Janete Clair), Feijão Maravilha (escrita por Bráulio Pedroso), Marron Glacê e a primeira versão de Cabocla (escrita por Benedito Ruy Barbosa) são as novelas de destaque da TV. Outro destaque na dramaturgia da TV Globo foi também o seriado Malu Mulher protagonizado por Regina Duarte (o seriado teve duas temporadas em 1979 e 1980). Estreava também a primeira versão do seriado Carga Pesada onde Antônio Fagundes e Stênio Garcia interpretavam os dois amigos caminhoneiros Pedro e Bino que viviam aventuras inusitadas pelas estradas do Brasil afora, a série teve 3 temporadas (1979,1980 e 1981). Era inaugurada em Campinas, a TV Campinas (Canal 12, Camp-SP) que é a atual EPTV e é uma das mais importantes emissoras afiliadas da Globo.


*Pra não ficar tão cansativo de se ler e pra não cansar tanto as minhas mãos, no caso de novelas eu não vou dar mais créditos aos autores de tais produções! Vamos agora aos fatos globais de 1980 à 2016 (ano passado).


1980: Estreava nas manhãs da Rede Globo, o programa feminino TV Mulher que era apresentado por um time de apresentadores como Marília Gabriela, Marta Suplicy, Xênia Bier, Clodovil Hernandez e Ney Gonçalves Dias, o programa ficou no ar até 1986, a novela Água Viva é um dos destaques da programação de 1980 da Globo, estreava também a tradicional sessão de reprises de novelas da Globo exibida nas tardes da emissora, Vale a Pena Ver de Novo e tendo como primeira reprise a novela Dona Xepa (1977), no final daquele ano a emissora exibiu em seu primeiro ano consecutivo o premiado especial infantil de fim de ano Arca de Noé. Estreava nas manhãs de Domingo o telejornal rural Globo Rural que dá notícias sobre agronegócio e a vida no campo.


1981: Estreava o programa humorístico Viva o Gordo estrelado por Jô Soares, o programa ia ao ar nas noites de Segunda-Feira após a novela pós-JN e ficou no ar até 1987, algumas novelas de destaque da TV Globo foram Baila Comigo, Brilhante, Jogo da Vida e Ciranda de Pedra, a emissora exibe pelo o segundo ano consecutivo no final daquele ano o premiado especial infantil de fim de ano Arca de Noé, 


1982: Assustada com o crescimento de audiência da então nova emissora concorrente TVS-SBT de Silvio Santos que surgiu no dia 19 de Agosto do ano anterior (1981) que tinha uma programação predominantemente popular e que faziam sucesso entre os Telespectadores de baixa renda, a Globo acabou reagindo e se segurando na liderança isolada, graças a recontratação de Chacrinha (10 anos depois de ter saído da emissora em 1972) com o Cassino do Chacrinha nas tardes de Sábado que esteve no ar até 1988 (ano da morte do eterno Velho Guerreiro), com a transmissão exclusiva da Copa do Mundo que em 1982 foi sediada na Espanha (embora não tenha conseguido conquistar aquela Copa, a seleção brasileira de Futebol mesmo assim acabou encantando o Mundo), estreia nos fins de tarde da Globo o programa Caso Verdade que era uma espécie de mini-novelas baseadas em histórias reais por cartas enviadas por Telespectadores e tinha como objetivo dar uma freada na audiência do sensacionalista e popularesco O Povo na TV da TVS-SBT (no ar de 1981 á 1983) que fazia sucesso na época batia tradicionais programas vespertinos da Globo como Vale a Pena Ver de Novo e Sessão da Tarde! O Caso Verdade ficou no ar de abril de 1982 á abril de 1983, a Globo também passou á produzir minisséries brasileiras, Lampeão e Maria Bonita foi uma das primeiras minisséries produzidas pela a Globo! Ainda em 1982 a emissora inaugura o seu sinal via-satélite, a TV Bandeirantes inaugurou em setembro de 82 e a Globo por sua vez, 2 meses depois (novembro/1982), a emissora também se envolveu numa polêmica no caso Proconsult tentando prejudicar a vitória do então candidato ao Governo do estado do Rio de Janeiro, Leonel Brizola do PDT que acabou se elegendo e também foi Governador do Rio no período de 1991 à 1994, a desavença entre Brizola e a TV Globo é um capítulo á parte! O Jornal da Globo passou á ficar no ar efetivamente e initerruptamente á partir de agosto de 1982 nos fins de noite ocupando o lugar da segunda edição do Jornal Nacional (que ficou no ar entre 1980 e 1982)

1983: Estreava na Globo programas como o infantil Balão Mágico (no ar até 1986), Vídeo Show e a sessão de cinema Supercine nas noites de sábado que por um bom tempo foi exibido após a novela pós-JN mas nos anos 80 e até o começo dos anos 90 perdia na maioria das noites de sábado para o programa de auditório Viva a Noite do SBT apresentado por Gugu Liberato! A novela Guerra dos Sexos exibida ás 19 horas (7 da Noite) foi a novela de maior audiência de 1983. 


1984: Na cobertura do movimento "Diretas Já" que se iniciou em São Paulo no dia 25/01/1984 aniversário de 430 anos de fundação d Capital Paulista, a Globo foi acusada de tentar omitir a informação de tal evento dizendo no Jornal Nacional que era apenas um discurso, a emissora perdeu os direitos de transmissão do Carnaval carioca pela a então nova emissora concorrente Rede Manchete de Adolpho Bloch que surgiu no dia 5 de Junho do ano anterior (1983) e pelo o menos no Rio de Janeiro com a transmissão exclusiva do Carnaval carioca, a Manchete goleou a Globo, mas no resto do Brasil mesmo sem carnaval, a Globo liderou! Destaques da programação global de 1984 foram novelas como Amor com Amor se Paga, Vereda Tropical e Corpo a Corpo (que ficou no ar de Novembro de 1984 à Junho de 1985 antecedendo o mega hit Roque Santeiro no horário pós-JN).

1985: Ano em que a Rede Globo celebrou os seus 20 anos de existência, transmitiu o primeiro Rock In Rio, readquiriu os direitos de transmissão do Carnaval (que no ano anterior 1984 foi transmitido com exclusividade pela a caçulinha Rede Manchete que surgiu em 1983), mas os maiores destaques da programação global foram as novelas Roque Santeiro (reproduzida e exibida 10 anos depois de ter sido censurada em 1975 e os personagens Sinhozinho Malta e Viúva Porcina foram historicamente interpretados por Lima Duarte e Regina Duarte respectivamente), A Gata Comeu e Ti Ti Ti (1ª versão). A Globo adquire no exterior a TeleMontecarlo (também conhecida como TMC) e era a emissora que a Globo tinha Europa até por volta de 1993 e era um dos primeiros passos da Globo aos e internacionalizar e a logomarca da TMC (TeleMontecarlo) era a mesma da emissora brasileira TV Globo. No horário pós-JN em Agosto de 1985 após a novela Roque Santeiro (então novela pós-JN), a linha de shows da Globo chegou a ter audiência superada pela minissérie americana Pássaros Feridos exibida no concorrente SBT, mas após o fim de Pássaros Feridos no SBT, a linha de shows da Globo voltou a liderar a audiência após a novela Roque Santeiro que foi o maior fenômeno televisivo do ano de 1985. 


1986: Em Fevereiro daquele ano a novela Roque Santeiro alcança 100% de audiência em seu último capítulo, a maior audiência desde a primeira versão da novela Selva de Pedra (1972/1973) e os 100% de audiência nenhuma novela e nenhum outro produto de TV nem da Globo e muito menos de uma emissora concorrente jamais alcançou! A apresentadora Xuxa Meneghel (vinda da extinta Rede Manchete onde apresentava o programa infantil Clube da Criança nas tardes da Manchete, desde 1983, ano de fundação daquela emissora) desembarca com a sua nave cor de rosa nas manhãs da Rede Globo com o programa infantil Xou da Xuxa, o programa ficou no ar por 7 anos consecutivos (1986-1992) e consagrou Xuxa como eterna Rainha dos Baixinhos e também foi o programa infantil de maior audiência dos anos 80 e 90 e de toda a história da TV brasileira e logo nos primeiros dias e semanas o programa fez um enorme sucesso imediato desbancando o antecessor Balão Mágico (1983-1986) e o concorrente Bozo do SBT! A emissora também transmitiu a Copa do Mundo sediada no México (16 anos depois de ter sediado a Copa na qual o Brasil foi Tri com Pelé e Cia) e com a Argentina (nosso arqui-rival no Futebol) conquistando o Bi-campeonato após 8 anos com Maradona e Cia, desde então os Hermanos nunca mais conquistaram Copas do Mundo! As novelas de destaque da programação da Globo em 1986 foram o remake de Selva de Pedra (14 anos depois da histórica primeira versão que alcançou impressionantes 100%de audiência e 3 anos depois da morte da autora original que foi Janete Clair), Roda de Fogo, Cambalacho e Sinhá Moça (1ª versão), além da minissérie Anos Dourados! Por volta de 28/12/1986 é exibida a primeira edição da campanha beneficente Criança Esperança .


1987: A novela Brega e Chique causou polêmica ao exibir um Homem completamente nu no final da abertura em pleno horário das 19 horas (7 da Noite) mas foi a novela de maior sucesso do ano de 1987 (ano que esse que vos posta nasceu), outras novelas globais de destaque do ano de 1987 foram O Outro, Mandala (que ficou no ar de Outubro de 1987 à Maio de 1988 antecedendo o mega-hit Vale Tudo no horário pós-JN), Direito de Amar, Bambolê e Sassaricando! Na virada de 1987 para 1988, Jô Soares deixa a Globo e se transfere para o SBT de Silvio Santos (onde trabalhou de 1988 á 1999, mas o apresentador voltou pra Globo em 2000)! O ator Miguel Falabella passa á apresentar o Vídeo Show, ele apresentou o programa por 14 anos (1987-2001)


1988: Estreava nas noites de Segunda-Feira da Globo, a sessão de cinema Tela Quente após a novela pós-JN, ocupando o lugar do programa Viva o Gordo que era estrelado por Jô Soares que havia se transferido para o concorrente SBT! Apesar do SBT de Silvio Santos ter ficado mais agressivo e provocativo (em anúncios de jornais e revistas e também na própria TV) na rivalidade de audiência com a Globo, a emissora carioca manteve a sua liderança isolada de audiência! Estreava nas noites de Terça-Feira após a novela pós-JN, o programa humorístico TV Pirata, o primeiro programa de humor escrachado da história da TV brasileira que satirizava comerciais de TV e também telejornais, novelas e programas da própria Rede Globo e de outras emissoras! O apresentador Abelardo Barbosa mais conhecido como Chacrinha, o Velho Guerreiro que comandava o programa Cassino do Chacrinha nas tardes de Sábado da Globo desde 1982, morreu no dia 30/06/1988 (Quinta-Feira) aos 70 anos (ele completaria 71 anos 3 meses depois), a última edição do programa Cassino do Chacrinha que já havia sido gravada antes da morte de Chacrinha, foi ao ar 2 dias depois do falecimento do Velho Guerreiro no Sábado dia 02/07/1988! Na dramaturgia os maiores destaques da Globo em 1988 foram novelas como Vale Tudo que foi a novela de maior audiência e repercussão de 1988 e parou o Brasil na virada de 1988 para 1989 com o suspense "Quem matou Odete Roitman?" (vilã da novela interpretada por Beatriz Segall), além de Fera Radical e Bebê a Bordo.

1989: O ano de 1989 já começa com a revelação do suspense da novela Vale Tudo que parou o Brasil que foi "Quem matou Odete Roitman?" (vilã da novela interpretada por Beatriz Segall) que foi a menos suspeita Leila (Cássia Kiss), Vale Tudo (1988/1989) foi a segunda novela das 8 (atual novela das 9 que costumo á chamar de novela pós-JN) de maior audiência da década de 80, ficando atrás apenas de Roque Santeiro (1985/1986), ambas as novelas foram protagonizadas por Regina Duarte! O apresentador Fausto Silva (vindo da TV Bandeirantes onde apresentava o programa Perdidos na Noite, desde 1986 na Bandeirantes nas noites de Sábado, em 1984 e 1985 o programa e o apresentador passaram primeiro brevemente pela a Gazeta e depois pela a Record e o programa fazia sucesso principalmente entre o público masculino) mais conhecido como Faustão, estreia e inicia o seu reinado nos Domingos globais com o programa Domingão do Faustão e finalmente a Globo conseguia emplacar uma atração popular aos Domingos, já que a emissora tinha muita dor de cabeça nas tardes de Domingo desde a saída de Silvio Santos da emissora em 1976! O Domingão do Faustão que estreou no domingo dia 26/03/1989 (Domingo de Páscoa de 89) e está no ar até hoje, é o programa de auditório mais tradicional na Globo e logo no seu primeiro ano na Globo (1989) o Faustão conseguiu desbancar o Programa Silvio Santos (SBT)! Xuxa além do Xou da Xuxa (1986-1992) nas manhãs de segunda á sábado da Globo e no auge de sua carreira, ganhou mais um programa na Globo dessa vez nas tardes de domingo e antes dos recém-estreados Temperatura Máxima e Domingão do Faustão que foi o game-show juvenil Bobeou Dançou no segundo semestre de 1989, o programa ficou no ar de julho á dezembro de 1989 e ao contrário do que muitos pensam que o programa saiu do ar por baixa audiência ou por ter sido um fiasco, na verdade o programa deu uma boa audiência pra época e pro horário (era exibido na hora do almoço dominical) e o programa já tinha prazo de validade independente de resultado de audiência, o programa começou como um quadro do Xou da Xuxa no primeiro semestre de 1989 e era exibido nas manhãs de sábado e acabou se tornando programa próprio no segundo semestre de 1989 e ficou no ar até o Domingo dia 31/12/1989 assim como o programa sertanejo Som Brasil apresentado por Lima Duarte e era exibido nas manhãs de domingo após o Globo Rural. As novelas globais de maior audiência e destaque de 1989 foram O Salvador da Pátria, Que Rei Sou Eu?. Tieta e Top Model! Apresentadores de telejornais da emissora como casal Leila Cordeiro e Eliakym Araújo (apresentadores do Jornal da Globo) e Leda Nagle (apresentadora do Jornal Hoje) deixam a emissora e se transferem para a Rede Manchete! No segundo turno da histórica eleição presidencial do ano de 1989 que foi a primeira eleição direta para Presidente da República da nova república que é implantada desde 1985, a Rede Globo foi duramente acusada de tendencialismo ao exibir o Debate editado e gravado entre os presidenciáveis Fernando Collor de Melo (PRN atual PTC) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Jornal Nacional na noite do dia 15/12/1989 (Sexta-Feira) favorecendo o Collor e prejudicando o Lula, a eleição foi realizada dois dias depois (17/12/1989 Domingo) e Collor acabou se elegendo! Em 1989 também estreou a sessão de cinema Temperatura Máxima que primeiro começou no horário nobre nas noites de Terça-Feira nos 3 primeiros meses de 1989 (no período de férias do programa TV Pirata) após a novela pós-JN e depois mudou-se para as tardes de Domingo sendo exibida antes do então programa recém-estreado Domingão do Faustão.

1990: A Rede Globo celebra os seus 25 anos de existência abrindo o ano de 1990 e a década de 90 com o jingle e slogan "Não tem pra ninguém, a Globo 90 é Nota 100!", nas chamadas e vinhetas da emissora em 1990 o slogan era apenas "A Globo 90 é Nota 100", mas na verdade em 1990 teve pra alguém Sim! Sabem pra quem? Para a novela Pantanal da extinta Rede Manchete e alcançou a maior audiência da história da extinta emissora de Adolpho Bloch e também essa histórica novela da TV Manchete massacrava a Globo toda a noite após o termino da então novela pós-JN, Rainha da Sucata (ao contrário do que muitos pensam e acreditam, Pantanal da Manchete não concorria e nunca concorreu com a global Rainha da Sucata)! Mas apesar da novela Pantanal da Manchete que massacrava a linha de shows da Globo no horário nobre (programas exibidos a pós a novela pós-JN), os destaques da programação global de 1990 foram o humorístico Escolinha do Professor Raimundo e também as novelas Rainha da Sucata e Barriga de Aluguel! Ainda em 1990, estreava na Rede Globo- São Paulo o telejornal local São Paulo Já que na primeira edição exibida na hora do Almoço era exibida em rede estadual e substituía o Jornal Hoje (do período de Julho de 1990 á Abril de 1994) no estado de São Paulo, enquanto que o Jornal Hoje era exibido no resto da Rede.

1991: As transmissões do Carnaval da Globo passaram á serem intituladas de Globeleza! Se no ano anterior (1990) a Globo no horário nobre teve fortes dores de cabeça com a novela Pantanal da Manchete, depois que terminava a novela Rainha da Sucata (1990) em 1991 por sua vez a Globo teve outra dor de cabeça no horário nobre, dessa vez com a novela infantil mexicana Carrossel exibida no SBT de Silvio Santos e que tirava casquinhas de audiência do Jornal Nacional e também da novela pós-JN, O Dono do Mundo! O apresentador e humorista Sérgio Mallandro que em 1990 trocou o SBT pela a Globo (onde ficou até 1993 e retornou ao SBT em 1994 e ficou até 1996) e chegou a substituir a Xuxa no comando do infantil Xou da Xuxa no período de férias da Rainha dos Baixinhos (no começo de 1991 e no começo de 1992, ele e a Xuxa já chegaram a apresentar juntos o programa) e fez filmes com Xuxa, Faustão e os Paquitos e Paquitas da Xuxa, chegou a apresentar programas nas tardes de Sábado da Globo chamado Show do Mallandro, numa tentativa fracassada de suceder o Chacrinha (falecido em 1988), o programa ficou no ar de Julho de 1991 á Janeiro de 1992! O maior destaque na dramaturgia da Globo foi a novela Vamp (1991/1992) exibida ás 19 horas (7 da Noite) e retratava o fictício e sinistro mundo dos Vampiros que até então era retratado apenas em Filmes e Seriados de TV americanos, a novela Felicidade (1991/1992) exibida ás 18 horas (6 da Tarde) marcou o retorno do autor de telenovelas Manoel Carlos após alguns anos sem escrever novelas! Ainda em 1991, estreava na Globo a série americana de animação Os Simpsons que estreou em 1989 na TV americana, outra estreia da Globo em 1991 foi o Programa Legal comandado por Regina Casé e Luiz Fernando Guimarães e ficou no ar até o ano seguinte (1992). As Organizações Globo criam a programadora de canais de TV á Cabo, Globosat, era o início da TV por Assinatura no Brasil que embora já tenha sido autorizada pelo o Ministério das Comunicações em 1988, só passou á ser implantada no Brasil 3 anos depois em 1991 e os canais Globosat e os canais do Grupo Abril foram os primeiros canais de TV por assinatura do Brasil, a Globosat inicialmente tinha apenas 4 canais que eram GNT (que começou como canal de notícias e desde 1996 com o surgimento da Globo News tornou-se um canal de variedades voltado ao público feminino), Top Sports (atual SporTV desde mais ou menos 1994 ou 1995 e acredito que tenha sido o primeiro canal de esportes do Brasil embora na TV Aberta, a TV Bandeirantes tinha fama de "Canal do Esporte" por ter uma programação predominantemente esportiva até o começo dos anos 2000), Multishow (canal de entretenimento e variedades) e Telecine (canal de filmes).


1992: Era inaugurada na região de Santos-SP, a TV Tribuna que é a emissora afiliada da Rede Globo que retransmite a Globo em todo o litoral sul paulista nas regiões da Baixada Santista e Vale do Ribeira. O narrador esportivo Galvão Bueno deixou a Globo se transferindo para a então nova emissora Rede OM (sediada em Curitiba-PR e foia  primeira Rede Nacional de TV sediada fora do eixo Rio-São Paulo e é a atual CNT desde Maio de 1993), mas Galvão Bueno retornou a Globo no ano seguinte (1993)! Sérgio Mallandro passou a dividir as manhãs da Globo com a Xuxa com o programa infantil do mesmo nome do programa de auditório que apresentou nas tardes de Sábado da Globo anteriormente de julho de 1991 á janeiro de 1992 (Show do Mallandro), mas na Globo o Mallandro não fez o mesmo sucesso que Xuxa e o programa ficou no ar até 31/12/1992 junto com o Xou da Xuxa! O seriado americano Família Dinossauros que retratava uma família de dinossauros vivendo num Mundo moderno e como os seres humanos e numa casa onde há móveis e eletrodomésticos como TV e Geladeira (se Família Dinossauros fosse produzida nos dias de hoje teriam até Internet e Celular! rsss) era exibido no programa Xou da Xuxa na hora do almoço e faz o enorme sucesso, sendo exibido em outros dias e horários na TV Globo, foi exibido também no sucessor TV Colosso por volta de 1993 e 1994, Família Dinossauros chegou á dobrar a audiência do Xou da Xuxa antes da eterna Rainha dos Baixinhos embarcar na sua nave cor de rosa e dizer "Beijinho, Beijinho e Tchau, Tchau", na virada de 1991 para 1992 o Xou da Xuxa aoesar da boa audiência também chegou á perder algumas vezes para o programa infantil concorrente Show Maravilha apresentado por Mara Maravilha no SBT! A Globo cobriu o Impeachment do então presidente Fernando Collor de Melo (PRN atual PTC, sem em 1989 a Globo ajudou a eleger o Collor, em 1992 a Globo também ajudou a derrubar o Collor) e a posse do vice Itamar Franco, a Globo também transmitiu as Olimpíadas de 1992 sediadas em Barcelona (Espanha) onde o Brasil conquistou a sua primeira medalha de Ouro em esportes coletivos na história dos Jogos Olímpicos, no Vôlei masculino, a Globo readquiriu os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol mais conhecido como Brasileirão que em 1990 e 1991 havia sido transmitido com exclusividade pela TV Bandeirantes! Também estreava na Globo em 1992 o programa humorístico Casseta e Planeta Urgente que em seu primeiro ano tinha como lema "Jornalismo mentira, Humorismo verdade", o programa era exibido mensalmente de 1992 à 1997 e semanalmente de 1998 à 2010 e era exibido sempre nas noites de Terça-Feira após a novela pós-JN! Os destaques da dramaturgia global em 1992 foram minisséries como As Noivas de Copacabana e Anos Rebeldes, além de novelas como Pedra Sobre Pedra, Perigosas Peruas, De Corpo e Alma (que foi tragicamente marcada pelo o assassinato da atriz Daniela Perez em 28/12/1992), Deus nos Acuda e Despedida de Solteiro.


1993: A Globo nos 4 primeiros meses de 1993 (de Janeiro à Abril) chegou á exibir nas manhãs de segunda á sexta ás 8 da manhã, antes das reprises de programas infantis apresentados por Xuxa (Xou da Xuxa) e Sérgio Mallandro (Show do Mallandro) a série O Mundo da Lula da emissora educativa paulista TV Cultura, onde o ator Luciano Amaral interpretava o menino sonhador Lucas Silva e Silva e tinha atores veteranos globais e consagrados como Antônio Fagundes e Gianfracesco Guarnieri (falecido em 2006)! Estreava nas manhãs da Globo, o programa infantil TV Colosso, o programa ficou no ar até Janeiro de 1997 e ocupou o lugar do Xou da Xuxa (1986-1992) e se passava numa emissora de TV fictícia controlada por bonecos de cachorros  exibida muitos desenhos animados! Xuxa após o fim do Xou da Xuxa passou a apresentar um programa dominical voltado ao público familiar chamado "Xuxa", exibido nas tardes de domingo antes do Domingão do Faustão mas não fez muito sucesso! Outro programa flopado da Globo em 1993 foi o game-show Radical Chic, comandado pela a ex-VJ da MTV, Maria Paula (que posteriormente e até 2010 passou á fazer parte do humorístico global Casseta e Planeta) e era exibido nas tardes Segunda á Sexta por volta das 17 horas (5 da Tarde) após a Sessão da Tarde e a extinta Sessão Aventura (que geralmente exibia séries americanas e também já reprisou algumas novelas)! Era exibido em Setembro de 1993 na TV britânica o documentário Muito Além do Cidadão Kane que faz acusações agressivas contra a emissora brasileira TV Globo, a Globo conseguiu vetar a exibição do documentário no Brasil, porém de 2006 pra cima com a popularização do site de vídeos Youtube, já foi postado vídeos do documentário em trechos, em partes ou na íntegra (em 2009 a concorrente Rede Record que desde 1990 é controlada pelo o Bispo Edir Macedo, fundador da IURD, comprou os direitos de exibição do documentário porém até agora nunca teve coragem de exibi-lo, mas é um documentário muito velho e desatualizado para os dias de hoje). Na dramaturgia as novelas de maior destaque da Globo em 1993 foram Renascer, a versão global de Mulheres de Areia (remake da novela de grande sucesso exibida 20 anos antes na extinta TV Tupi, se na versão da Tupi as gêmeas Ruth e Raquel foram interpretadas por Eva Wilma, na versão da Globo exibida ás 18 horas as gêmeas Ruth e Raquel forma brilhantemente interpretadas por Glória Pires, Marcos Frota interpretando o personagem Tonho da Lua também foi destaque na novela), Sonho Meu, Fera Ferida e de uma certa forma Olho no Olho! Em agosto de 1993 morria o autor Cassiano Gabus Mendes que escrevia a novela O Mapa da Mina (exibida ás 19 horas) e a novela estava na reta final, mas Cassiano Gabus Mendes escreveu novelas de grande sucesso para o horário das 7 global, Brega e Chique (1987) e Que Rei Sou Eu? (1989) foram algumas delas, escreveu também novelas para o horário das 8 como Champagne (1983/1984) e Meu Bem Meu Mal (1990/1991), outro destaque na dramaturgia global em 1993 foi minisséries como Retrato de Mulher (protagonizada por Regina Duarte), Sex Appeal e Agosto. 


1994: A Globo transmitiu o funeral do piloto Ayrton Senna, um dos grandes ícones da Fórmula 1 e que morreu tragicamente em 01/05/1994 (Domingo) no GP de San Marino e a morte do piloto comoveu o Brasil e deixou o País em Luto, e transmitiu também a histórica Copa do Mundo de 1994 sediada nos EUA onde após 24 anos (desde a Copa de 1970) finalmente conseguiu conquistar o Tetra com Romário, Bebeto, Dunga, entre outros e com Carlos Alberto Parreira como técnico da Seleção brasileira de Futebol! A Implantação do Plano Real em 01/07/1994 foi um dos destaques do jornalismo da Globo, na edição do Jornal Nacional do dia 15/03/1994 (Terça-Feira) o então apresentador do JN, Cid Moreira foi obrigado á ler no ar e a ao vivo o direito de resposta do então Governador do estado do Rio de Janeiro, Leonel Brizola (falecido em 2004) do PDT contra o fundador da TV Globo, Roberto Marinho já que Brizola era praticamente inimigo público de Roberto Marinho e da TV Globo até o começo dos anos 2000! O Jornal Hoje volta a ser exibido no estado de São Paulo! O Video Show tornou-se programa diário como é até hoje, exibido nas tardes de Segunda à Sexta após o Jornal Hoje! O ex-VJ da MTV, Luiz Thunderbird que era conhecido do público da MTV (que era uma emissora muito vista por adolescentes) mas desconhecido de 90 % da audiência da Globo, estreou na Vênus Platinada após a Copa de 1994 (Copa do Tetra) com o flopado e esquecido programa TV Zona que ficou por pouquíssimo tempo no ar, foi exibido primeiramente nas tardes de Sábado e logo se transferiu para as manhãs de Domingo e logo saiu do ar! Xuxa estreia o seu novo programa infantil na Globo dessa vez nas manhãs de Sábado com o Xuxa Park (1994-2001) que tinha um formato semelhante ao do Xou da Xuxa (1986-1992), exibia brincadeiras, apresentações circenses, alguns desenhos animados e o quadro de parada de sucessos Xuxa Hits que ficou no ar de 1994 á 1996 e foi o embrião do Planeta Xuxa (1997-2002)! Na dramaturgia o maior destaque da Globo foi a novela A Viagem, exibida às 19 horas (7 da Noite) e assim como Mulheres de Areia (a versão global de 1993) também foi remake de outra novela de grande sucesso da extinta TV Tupi exibida em 1975 e também foi escrita por Ivani Ribeiro (que faleceu no ano seguinte em 1995) e a versão global de A Viagem exibida em 1994 também foi um sucesso e tanto, outros destaques da dramaturgia global de 1994 foram novelas como Fera Ferida (1993/1994), Tropicaliente e Quatro por Quatro além da minissérie Memorial de Maria Moura, protagonizada por Glória Pires.


1995: A Rede Globo celebra os seus 30 anos de existência, na dramaturgia o remake de Irmãos Coragem exibido ás 18 horas (6 da Tarde) foi a grande aposta dos 30 anos da Globo em 1995 mas não fez o mesmo sucesso da histórica primeira versão exibida em 1970/1971! Renato Aragão e Dedé Santana apresentam a versão programa de auditório de Os Trapalhões nas tardes de Domingo na hora do Almoço dominical, reprisando alguns melhores momentos da série exibida de 1977 à 1993, mas o programa não fez o mesmo sucesso do programa exibido de 1977 á 1993 nas noites de Domingo ás 19 horas (7 da Noite) antes do Fantástico! A série infanto-juvenil Power Rangers exibido no infantil TV Colosso na hora do Almoço (Meio Dia) de Segunda á Sexta faz sucesso entre a garotada e é um dos super-heróis mais marcantes da década de 90, assim como o anime japonês Cavaleiros do Zodíaco exibido na extinta Rede Manchete! A Globo aos domingos passou á transmitir Futebol com os jogos do Campeonato Brasileiro (Brasileirão) entre setembro e dezembro de 1995 por volta das 19 horas (7 da Noite) entre o Faustão e o Fantástico para tentar combater o crescimento de audiência do Programa Silvio Santos (SBT) naquele horário! Na dramaturgia, a novela global de maior audiência e repercussão de 1995 foi A Próxima Vítima e teve também a estreia da novela teen Malhação ás 17:30 h (antes da novela das 6),outras novelas de destaque foram Quatro por Quatro (1994/1995), de uma certa forma Cara e Coroa, História de Amor e Explode Coração, outro destaque da dramaturgia global foi a minissérie Engraçadinha protagonizada por Cláudia Raia, além da polêmica minissérie Decadência protagonizada por Edson Celulari que interpretava um Pastor corrupto. É Inaugurado em Jacarepaguá (Zona Oeste do Rio de Janeiro) o Projac (atual Estúdios Globo) que é o maior centro de Televisão da América Latina. No final daquele ano (1995) começa o especial de fim de ano Amigos que era um show sertanejo que era realizado em todo o final do ano (de 1995 á 1998 por 4 anos consecutivos) que reunia as 3 principais duplas sertanejas do Brasil da época que eram Chitãozinho e Xororó, Leandro e Leonardo e Zezé di Camargo e Luciano.


1996: Duas estreias nos Domingos globais foram no dia 31/03/1996 com a estreia da Programação 96 da Globo, na hora do almoço dominical antes da Temperatura Máxima e do Faustão foi o flopado game-show Ponto a Ponto (apresentado por Márcio Garcia, Danielle Winittz e Ana Furtado), o programa ficou no ar do último domingo de Março ao primeiro domingo de Agosto de 1996 e saiu do ar em razão da baixa audiência e da morte de dois adolescentes do Rio Grande do Sul que tinham entre 15 e 17 anos e tentaram imitar uma brincadeira com bola de fogo que era exibido no programa que tinha cada brincadeira inusitada, já nas noites dominicais televisivas após o Fantástico estreou o bem sucedido seriado cômico Sai de Baixo (no ar atá Março de 2002) que fez o maior sucesso e conseguiu desbancar o Topa Tudo por Dinheiro (SBT) com Silvio Santos em audiência no mesmo horário, Sai de Baixo tinha no elenco figuras como Tom Cavalcante, Miguel Falabella, Marisa Orth, Aracy Balabanian, Luís Gustavo, entre outros e marcou bordões como "Cala a Boca Magda" e expressões de duplo sentido como "Canguru Perneta". No jornalismo global, o Jornal Nacional deixou de ser apresentado pela a dupla Cid Moreira (que apresentava o JN desde a estreia em 01/09/1969) e Sérgio Chapelin e foram substituídos por William Bonner e Lilian Wite Fibe (que apresentou o JN até 1998 quando foi substituída por Fátima Bernardes que foi esposa de Bonner até recentemente), além do Jornal Nacional, outros telejornais da emissora como Jornal Hoje, Jornal da Globo, Bom Dia Brasil (que mudou também o formato e passou á ser realizado no Rio de Janeiro e até então era em Brasília) e telejornais locais de São Paulo e do Rio de Janeiro além de programas jornalísticos globais como Fantástico e Globo Repórter também mudaram de apresentadores! A morte trágica da irreverente banda de pop-rock Mamonas Assassinas em 02/03/1996 (Sábado) foi destaque no jornalismo da TV Globo e da mídia em geral, porém o concorrente SBT no programa Domingo Legal apresentado por Gugu Liberato fez uma cobertura e tanta no Domingo dia 03/03/1996 e deu um banho de audiência na Globo, isso muito antes do programa passar a disputar audiência ponto a ponto com o global Domingão do Faustão (como ocorreu 1 ano e 7 meses depois no domingo dia 19/10/1997)! A Globo também cobriu as Olimpíadas de 1996 realizadas em Atlanta (EUA). A apresentadora Angélica que está em atividade na TV desde 1987 e iniciou a sua carreira como apresentadora na extinta Rede Manchete (onde trabalhou de 1987 à 1993 e apresentou programas como o infantil Clube da Criança e o musical teen Milk Shake) e de 1993 á 1996 trabalhou no SBT de Silvio Santos (onde apresentou programas como Casa da Angélica, Passa ou Repassa e TV Animal), estreia nas manhãs da Globo com o programa Angel Mix na segunda-feira dia 16/09/1996 (o programa ficou no ar até 2000) que inicialmente era exibido as 11 da Manhã de segunda á sexta por apenas 1 hora (das 11 ao Meio Dia) após a TV Colosso e nos primeiros meses no ar era um game-show infanto-juvenil e encerrava com a exibição da novelinha Caça Talentos onde Angélica interpretava a divertida e estabanada Fada Bela! Na dramaturgia global, os destaques ficam por conta da mini-novela O Fim do Mundo exibida após o JN com apenas 35 capítulos e foi uma ponte entre as novelas Explode Coração e O Rei do Gado e ficou no ar apenas em maio e junho de 1996 (estreou na segunda-feira dia 06/05/1996, mesmo dia em que no concorrente SBT estreava 3 novelas brasileiras que acabaram fracassando), era na verdade uma minissérie em horário de novela, no caso após o JN, mas as novelas globais de maior sucesso audiência e destaque em 1996 foram O Rei do Gado (novela pós-JN) e Salsa e Merengue (novela das 7). Entrava no ar na TV á Cabo pela Globosat em parceria com a TV Globo o canal de notícias Globo News, o primeiro canal de notícias do Brasil com jornalismo 100% brasileiro já que o GNT de 1991 à 1996 (quando tornou-se canal de variedades voltado ao público feminino como é até hoje) exibida também noticiários internacionais

1997: Xuxa estreou um novo programa da Globo, a eterna Rainha dos Baixinhos dessa vez tentou e conseguiu conquistar o público adolescente com o programa Planeta Xuxa (no ar até 2002) o programa inicialmente era exibido nas tardes de Sábado (no ano seguinte, 1998 mudou-se para o Domingo) e a apresentadora apresentava programas para dois públicos, infantil e juvenil, o Xuxa Park (1994-2001) para as crianças (sempre foi exibido nas manhãs de Sábado enquanto esteve no ar) e o Planeta Xuxa (1997-2002) para os adolescentes! O programa Angel Mix apresentado por Angelica que havia esteado em Setembro do ano anterior (1996), em Janeiro de 1997 passou a ocupar as manhãs da Globo e ocupando o lugar do programa TV Colosso (1993-1997), o Angel Mix da Angélica ficou no ar até Junho de 2000. A série As Tias do Mauro foi o programa que acabou sendo cancelado antes de estrear embora a Globo inclusive já tenho feito chamadas no ar! A Globo passou á transmitir Futebol nas noites de Sábado após a novela pós-JN e inclusive nas transmissões de Futebol e Boxe (a Globo transmitia Boxe até mais ou menos 2003 e era o esporte de luta muito prestigiado, muito antes do UFC também chamado de MMA) fazia tele-sorteios do 0900 sorteando prêmios, assim como faziam outras emissoras comerciais como SBT, Record, Manchete, Band e CNT-Gazeta, os tele-sorteios do 0900 era mais comum em outras emissoras do que na Globo e era predominante na TV brasileira nos anos 90 e predominava a programação das TV's comerciais na época! Na dramaturgia global os maiores destaques ficam por conta de novelas como A Indomada, Por Amor e o remake de Anjo Mau protagonizado por Glória Pires interpretando a Babá ambiciosa Nice! Após 8 anos liderando e quase monopolizando a audiência das tardes de Domingo apesar da concorrência com o SBT, o Domingão do Faustão no dia 19/10/1997 além de ter ganho um concorrente a altura no caso o Domingo Legal (SBT) com o Gugu (que estreou no domingo dia 17/01/1993 na emissora de Silvio Santos) o Faustão acabou sendo ultrapassado pelo o Gugu, até então o Gugu no SBT era do Meio Dia ás 16 horas e terminava mais ou menos na hora em que começava o Faustão na Globo! Foi no domingo dia 19/10/1997 que surgiu a guerra de audiência entre Faustão e Gugu! Faustão x Gugu foi a maior rivalidade entre apresentadores e programas que mais marcou a história da TV brasileira (mas Gugu ganhava do Faustão na maioria dos domingos do final de 1997 ao começo de 2002, em 2002 o Faustão deu a volta por cima, aguardem os próximos capítulos da cronologia da TV Globo). Após 30 anos, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, mais conhecido como Boni deixava de ser diretor de operações da TV Globo em dezembro de 1997, cargo que exercia desde 1967 (quando a emissora tinha apenas 2 anos de existência) e de 1998 à 2001 o Boni foi apenas consultor da Rede Globo (embora ele próprio já disse em entrevistas, nunca ter sido consultado pra nada), Marluce Dias que por muitos anos foi diretora executiva da extinta rede de lojas Mesbla (que fechou as portas em 1999) ocupou o lugar de Boni na direção da Globo, Marluce Dias foi diretora executiva da Globo até agosto de 2002. Entrava no ar na TV à Cabo e em Parabólicas pela Globosat em parceria com a TV Globo e Fundação Roberto Marinho o canal educativo Futura.


1998: A guerra de audiência entre Faustão e Gugu aos domingos ficou cada vez mais disputada e cada vez mais acirrada, mas Gugu levava vantagem sobre o Faustão na maioria dos domingos televisivos de 1998, Globo e SBT disputavam audiência ponto a ponto nos Domingos de 1998! O programa Planeta Xuxa que estreou em Abril do ano anterior (1997) nas tardes de Sábado, apesar da boa audiência que conquistou nas tardes de Sábado, em Abril de 1998 mudou-se para as tardes de Domingo na hora do Almoço dominical (antes da Temperatura Máxima e do Faustão) e também conquistou uma ótima audiência no disputadíssimo Domingo televisivo, o programa voltaria á ser exibido nas tardes de sábado após a Copa do Mundo que em 1998 foi sediada na França, mas a boa audiência que o programa conquistou aos domingos fez com que a Globo deixasse o programa aos domingos até sair do ar em Julho de 2002! O humorístico Casseta e Planeta que havia estreado em 1992, de programa mensal tornou-se programa semanal exibido sempre nas noites de Terça-Feira após a novela pós-JN e ficou no ar até 2010! Assim como as mortes do piloto Ayrton Senna em 1994 e da irreverente banda de pop-rock Mamonas Assassinas em 1996, a morte do cantor sertanejo Leandro (irmão e parceiro do Leonardo) também comoveu o Brasil e foi um dos destaques do jornalismo da Globo e de outras emissoras! A Globo transmitiu a Copa do Mundo sediada na França em 1998, que ficou marcada pelo o apagão na final onde o jogador Ronaldo Fenômeno havia enfrentado problemas de saúde na final daquela Copa e os brasileiros foram goleados pelo os donos da casa, 3 á 0 pros franceses na Final e conquistaram o título, 5 emissoras de TV brasileiras transmitiram a Copa de 1998 que foram Globo, Band, a extinta Manchete, SBT (a última Copa que a emissora de Silvio Santos transmitiu) e Record (essa emissora transmitiu apenas as Copas de 1986 e 1998) além de canais á cabo como SporTV (que pertence a Globosat) e ESPN Brasil, mesmo com a concorrência, a Globo liderou com folga e isoladamente os índices de audiência nas transmissões dos Jogos da Copa de 98, principalmente os da Seleção brasileira de Futebol na época dirigida pelo o técnico Zagallo, a Globo acabou dando um banho nas concorrentes! outro destaque do jornalismo da TV Globo em 1998 foi o nascimento de Sasha, filha da então estrela da Rede Globo e eterna Rainha dos Baixinhos, Xuxa e com direito a cobertura ao vivo do Jornal Nacional no dia 28/07/1998 (Terça-Feira) dia do nascimento de Sasha, filha da Xuxa! Na dramaturgia, os destaques da TV Globo ficam por conta de minisséries como Dona e Flor e Seus Dois Maridos (último trabalho do autor Dias Gomes que faleceu em Maio do ano seguinte, 1999), Hilda Furacão que consagrou a atriz Ana Paula Arósio (que de 1994 à 1997 fez novelas no SBT, trabalhou na Globo de 1998 à 2010 e depois não quis mais fazer Trabalhos para a TV) e Labirinto exibida em novembro daquele ano (1998), além dos últimos meses da novela Por Amor (1997/1998) e também a novela Torre de Babel que embora tenha estreado com baixa audiência, a novela alavancou após a eletrizante cena da explosão do shopping da novela que acabou mobilizando a novela até o último capítulo levado ao ar no dia 15 de Janeiro do ano seguinte (1999 que caiu numa Sexta-Feira) e quem explodiu o shopping da novela Torre de Babel foi a personagem Sandrinha (Adriana Esteves), o remake da novela Pecado Capital exibido ás 18 horas (6 da Tarde) e escrito por Glória Perez prometeu mas não cumpriu e acabou não fazendo o mesmo sucesso da histórica primeira versão exibida em 1975/1976 após o JN e escrita por Janete Clair (falecida em 1983)! Em 1998 é realizado pela a primeira vez o show musical de virada do ano da Globo, Show da Virada, o programa passou á ser substituto efetivo do Reveillon do Faustão que era exibido todo o dia 31 de Dezembro de 1991 á 1996.

1999: Apesar de manter a sua liderança isolada de audiência que mantém até hoje e desde a década de 70, as concorrentes passam a fazer cócegas na Globo em um horário e outro, principalmente o SBT e a Record! O SBT principalmente seja aos domingos com o Gugu batendo o Faustão na maioria dos domingos ou o Ratinho (ainda em seus tempos mais áureos que começou em 1997/1998 no Ratinho Livre da Record e nos primeiros anos do SBT com o Programa do Ratinho de setembro de 1998 até no máximo 2001) que nas noites de dia de semana no horário nobre batia a Globo uma vez e outra depois que terminava a novela pós-JN e com o apresentador sempre zombando da emissora carioca no ar e ao vivo e em cores ao comemorar a vitória no ibope em cima da Globo! A Record que em 1999 e do período de 1997 á 2005 era a terceira colocada no ranking nacional de audiência (ficando atrás de Globo e SBT) assim como o SBT de Silvio Santos, a emissora de Edir Macedo (Record) e muito antes de tornar-se arqui-rival da Globo (como desde 2006) também dava um pouco de trabalho para a emissora carioca uma vez e outra, em especial nas tardes de Sábado com o Raul Gil enas manhãs de Segunda á Sexta com o infantil Eliana e Alegria (Record 1998-2003), Eliana no SBT em 1997/1998 e na Record entre 1998 e 2001 uma vez e outra ganhava da loira global Angélica, no caso do Eliana e Alegria da Record graças ao anime japonês Pokémon que chegava a bater o infantil global Angel Mix de Angélica! Até emissoras alternativas com programas trashs e de gosto duvidoso chegaram á dar trabalho pra Globo como por exemplo Sérgio Mallandro na CNT-Gazeta com o apelativo e sexista Festa do Mallandro (1999-2002) que chegou a bater a Globo nos fins de noite de Sábado com as falsas e famigeradas "Pegadinhas do Mallandro"! Estreava nas noites de Quinta-Feira mas logo mudou-se para as noites de Sábado e sempre após a novela pós-JN, o humorístico Zorra Total (atual Zorra desde maio de 2015), programas que estrearam na Globo em 1999 e ficaram no ar apenas naquele ano foram o programa de pagode Samba, Pagode e Cia, exibido nas tardes de Sábado e ficou no ar apenas em abril e maio de 1999 e perdia feio para o Raul Gil na Record, o especial sertanejo de fim de ano Amigos em 1999 tornou-se programa próprio exibido nas tardes de Domingo entre o Planeta Xuxa e o Domingão do Faustão sendo intitulado de Amigos & Amigos, estreava também nas tardes de Domingo entre A Turma do Didi (que começou em outubro de 1998 e durou até 2008 e o programa havia mudado de nome para As Aventuras do Didi e ficou no ar até o começo de 2013) e o Planeta Xuxa o bem-sucedido seriado juvenil Sandy e Júnior que havia começado em dezembro de 1998 como especial de fim de ano e ficou no ar até 2002, a dupla Sandy e Júnior viveu o seu auge nos anos 90 e parte dos anos 2000 (quando eles eram crianças, quando eles eram adolescentes e eles partindo da adolescência para a fase adulta) e anteriormente ao seriado Sandy e Júnior no ar de 1999 à 2002 na TV Globo, eles havia apresentado o programa de auditório juvenil Sandy e Júnior Show na extinta Rede Manchete de setembro de 1997 á janeiro de 1998 exibido aos Sábados. O anti-mágico Mister M que desvendava clássicos truques de mágica em seu próprio quadro no Fantástico nas noites de Domingo, além de enorme sucesso,também causava polêmica, o quadro era narrado por Cid Moreira no Fantástico e inclusive Xuxa o entrevistou numa divertida entrevista para o quadro Intimidade do Planeta Xuxa! Na programação infantil exibida nas manhãs da TV Globo e no programa Angel Mix da Angélica era exibido o seriado infantil britânico Teletubies que era mais voltado para crianças de até 2 ou 3 anos de idade, mas apesar disso choveu várias críticas (alguns anos depois em 2002 o seriado passou a ser exibido na emissora educativa paulista TV Cultura e ninguém falava nada, em 2001 a série foi exibida na TV á Cabo no canal infantil Discovery Kids) e teve também a novelinha infantil Flora Encantada protagonizada por Angélica. Faustão apesar de mais perder do que ganhar do Gugu nos domingos televisivos de 1999, ele celebrou os 10 anos do Domingão do Faustão na Globo e também inclusive fez uma revelação musical que foi o cantor Mano Júnior que viveu os seus 15 minutos de fama após aparecer com um cartaz no auditório do Domingão do Faustão pedindo para cantar, isso foi por volta de julho de 1999 e foi uma das poucas vitórias que o Faustão teve em cima do Gugu em 1999 e em muitos domingos do final de 1997 ao começo de 2002 (muitos talvez não saibam, mas o cantor Mano Júnior morreu por volta de Janeiro de 2008, ele havia sido assassinado, ele era natural de Brasília mas naquele momento vivia na cidade de Ceilândia-DF, cidade satélite de Brasília)! A Globo fez novas contratações, todos apresentadores alternativos de emissoras concorrentes, uma dessas novas contratações nem era tão nova assim que foi o Jô Soares que após 11 anos trabalhando no SBT de Silvio Santos (de 1988 à 1999) e comandando o talk-show Jô Soares, Onze e Meia nos fins de noite de segunda á sexta e foi o primeiro talk-show da história da TV brasileira, Jô Soares havia deixado a Globo de 1987 para 1988, 12 anos depois de sua conturbada saída da Globo e se transferindo para o SBT de Silvio Santos, o apresentador fez as pazes com a emissora carioca e voltou pra Globo de 1999 para 2000 em abril do ano seguinte (2000) estreava o talk-show Programa do Jô (2000-2016), além de Jô Soares, a Globo contratou também Ana Maria Braga (vinda da Record onde apresentava o programa feminino Note e Anote de 1993 à 1999), Luciano Huck (vindo da Band onde apresentou o programa H de 1996 á 1999 que tinha as personagens eróticas Tiazinha e Feiticeira) e Serginho Groisman (vindo do SBT onde apresentava o Programa Livre de 1991 à 1999), dos novos contratados da Globo que até então faziam sucesso em programas alternativos de outras emissoras, Ana Maria Braga foi a primeira a estrear na emissora carioca com o programa Mais Você que estreou em 18/10/1999 (Segunda-Feira) e inicialmente era exibido nas tardes de Segunda á Sexta entre o Vídeo Show e o Vale a Pena Ver de Novo, porém, chegou á perder audiência para o seriado mexicano Chaves exibido no SBT! O Jornal Nacional celebrou os seus 30 anos no ar. Estreou nas noites de Quinta-Feira (entre 1999 e 2001 após a novela pós-JN e de 2002 à 2007 após A Grande Família) o programa Linha Direta que contava as histórias de crimes que chocaram a País e de criminosos foragidos da Polícia e da Justiça, apesar do programa apresentar cenas fortes, o programa acabou ajudando a prender muitos criminosos e ficou no ar de 1999 à 2007 sempre nas noites de Quinta-Feira, em 1999 e parte de 2000 era apresentado por Marcelo Rezende e do segundo semestre de 2000 à 2007 era apresentado por Domingos Meirelles (ambos atualmente na concorrente Record). Na dramaturgia não teve tantos destaques na TV Globo embora tenha começado bem o ano de 1999 com a minissérie em 4 capítulos O Auto da Compadecida (que depois disso passou a ser exibido como longa-metragem em sessões de cinema da Globo como Sessão da Tarde e Temperatura Máxima), Chiquinha Gonzaga, de uma certa forma a novela das 7 global Andando nas Nuvens protagonizada por Marco Nanini e foi a primeira novela de atrizes como Fernanda Souza (vinda do SBT onde a interpretava a Mili em Chiquititas) e Mariana Ximenes (também vinda do SBT onde atuou na novela Fascinação exibida em 1998 na emissora de Silvio Santos) na Globo e também a novela Terra Nostra (sucedendo a fracassada Suave Veneno no horário pós-JN) que foi a novela de maior audiência da virada de 1999 para 2000. A Globo inaugurava o canal Globo Internacional que é transmitido em operadoras de TV por Assinatura para o exterior e é voltado para brasileiros que moram no exterior.

2000: A Globo celebrou muito mais os 50 anos da TV brasileira em 2000 do que os seus próprios 35 anos de existência com a série de especiais TV Ano 50 (em comemoração aos 50 anos da TV brasileira celebrados por todas as emissoras em 2000) com a participação de artistas da própria Globo e também de outras emissoras (como Hebe Camargo, Gugu Liberato e Raul Gil) e mostrando e falando de tudo (ou quase tudo) e de todos (ou quase todos) que fizeram história nos 50 anos da TV brasileira (a TV brasileira atualmente tem 66 e completará 67 anos no dia 18/09/2017 que cairá numa Segunda-Feira). Os programas de Jô Soares (Programa do Jô no ar de 2000 á 2016 nos fins de noite de Segunda á Sexta), Luciano Huck (Caldeirão do Huck nas tardes de Sábado) e Serginho Groisman (Altas Horas que começou nas madrugadas de Sábado para Domingo após a sessão de cinema Super Cine e desde Junho de 2013 é exibido no fim de noite de Sábado, no final do horário nobre) entram para a grade da TV Globo, outra estreia da TV Globo em 2000 só que nas tardes de Domingo foi o humorístico Mega Tom estrelado por Tom Cavalcante e exibido entre o Planeta Xuxa e o Domingão do Faustão e ficou no ar até 2001, outra estreia global nas tardes de domingo e na hora do almoço dominical foi o programa infantil Gente Inocente apresentado por Márcio Garcia e exibido entre o seriado Sandy e Júnior e o Planeta Xuxa e ficou no ar até Julho de 2002 (até o Domingo dia 28/07/2002 assim como o Planeta Xuxa). Em 2000 assim como o Faustão aos domingos que disputava audiência ponto a ponto mas perdia para o Gugu no SBT, o então recém-estreado na Globo o Luciano Huck aos sábados também disputava audiência ponto a ponto mas perdia para o Raul Gil na Record, o Caldeirão do Huck em seu primeiro ano (2000) não era exibido em alguma afiliadas da Globo como passou á ser a partir do ano seguinte (2001). Estreava nas noites de domingo da Globo entre o Fantástico e o Sai de Baixo (1996-2002) o programa No Limite apresentado por Zeca Camargo que foi o primeiro reality-show da TV brasileira e em sua primeira edição se passava numa praia deserta do Ceará, o programa batia recordes de audiência em plena noite de domingo após o Fantástico e em plena faixa das 23 horas (11 da Noite), na estreia no domingo dia 30/07/2000 alcançou impressionantes 47 pontos de média e 49 de pico e na final realizada no domingo dia 10/09/2000 alcançou impressionantes 56 pontos de audiência, o programa nas edições seguintes veiculadas em 2001 e 8 anos mais tarde em 2009 não fizeram o mesmo sucesso que a primeira edição de 2000, só a terceira edição exibida no final de 2001 é que teve um resultado considerável (apesar da concorrência com a Casa dos Artistas do SBT)! O programa Mais Você de Ana Maria Braga mudou de horário das tardes para as manhãs por volta das 10:45 h após a programação infantil da Globo em razão do início do Horário Eleitoral Gratuito da eleição municipal (Prefeito e Vereador) de 2000 que havia começado em 15/08/2000 (Terça-Feira, meio off 15 de Agosto é aniversário da minha cidade, Sorocaba-SP e é feriado municipal aqui na cidade) mas mesmo com a mudança de horário o programa passou á perder para atrações infantis de outras emissoras seja para o Eliana e Alegria da Record com o anime japonês Pokémon ou para o Bom Dia e Cia do SBT com Jackeline! Angélica após o fim do seu Angel Mix (1996-2000) ganhou um novo programa nas manhãs da Globo que foi o Bambuluá que foi o último programa infantil da carreira da apresentadora e ficou no ar até dezembro de 2001, no auge do sucesso do anime japonês Pokémon exibido nas manhãs da Record no infantil Eliana e Alegria, a Globo estreou em sua programação infantil comandada por Angélica outro anime japonês chamado Digimon em resposta a Pokémon exibido na concorrente Record! A Globo transmitiu com exclusividade o Campeonato Brasileiro (Brasileirão) de 2000 que só naquele ano havia sido rebatizado de Copa João Havelange (no ano seguinte 2001 voltou a se chamar Campeonato Brasileiro) e com direito a provocação na Final do evento realizada em janeiro de 2001 feita pelo o Vasco que havia disputado o título com o São Caetano em final realizada no Rio de Janeiro no estádio de São Januário com a logomarca do concorrente SBT na camisa do Vasco, já que Eurico Miranda dirigente do Vasco resolveu atacar a Globo em razão da cobertura feita a respeito do acidente com um alambrado que havia desabado no estádio São Januário no Rio de Janeiro no jogo realizado (mas acabou sendo adiado) em 30/12/2000 (Sábado) que acabou ferindo diversos torcedores! A Globo também transmitiu junto com a Band as Olimpíadas de 2000 sediada em Sydney (Austrália) onde o Brasil não havia conquistado nenhuma medalha de Ouro, mas conquistou apenas 12 medalhas, 6 de Prata e 6 de Bronze! O quadro Retrato Falado estrelado por Denise Fraga que contava histórias de Telespectadores que viveram situações reais e divertidas passou á ser quadro do Fantástico e ficou no ar por um bom tempo, havia começado no ano anterior (1999) no então recém-estreado Zorra Total (atual Zorra desde 2015) e de 2000 pra frente o quadro de Denise Fraga fez sucesso no Fantástico nas noites de Domingo. Pra fechar os fatos de 2000 da Rede Globo, os destaques da dramaturgia da emissora naquele ano foi a minissérie A Muralha e novelas como Terra Nostra (1999/2000), Laços de Família, Uga Uga e O Cravo e a Rosa.


2001: Um trágico incêndio na aeronave que integrava o cenário do programa infantil Xuxa Park (1994-2001 exibido nas manhãs de Sábado da Globo, no incêndio teve pessoas que se feriram e ficaram internadas, mas ninguém morreu) na gravação do programa em 11/01/2001 (Quinta-Feira) motivou o cancelamento do programa que foi substituído por uma sessão de desenhos animados chamada Festival de Desenhos nas manhãs globais de Sábado além do seriado americano Dawson's Creek. O ex-VJ da MTV, Cazé Peçanha passou á apresentar um programa nos fins de noite de Domingo da Globo chamado Sociedade Anônina que era exibido perto da meia noite de Domingo para Segunda-Feira, entre o Sai de Baixo (1996-2002 exibido após o Fantástico) e o Domingo Maior, o programa era semelhante a um programa que o apresentador apresentava na MTV, porém o programa era inteligente demais para o público da Globo e acabou fracassando e o programa perdia todo o domingo para o Silvio Santos apresentando o programa Topa Tudo por Dinheiro no SBT e o Sociedade Anônima (Globo) ficou no ar por apenas 2 meses em abril e maio de 2001, no final de 2001 o Cazé chegou a apresentar um quadro no Fantástico chamado TV Mega Fone e o apresentador saiu da Globo assim que o seu contrato com a emissora carioca terminou em dezembro de 2001.O programa Mais Você de Ana Maria Braga volta de férias todo reformulado e exibido nas manhãs de segunda a sexta após o telejornal matinal Bom Dia Brasil como é até os dias de hoje, A Globo continuou enfrentando problemas de audiência no fim de semana seja com o Faustão perdendo em muitos domingos para o Gugu no SBT ou o Luciano Huck perdendo para em muitos sábados para o Raul Gil na Record, outros programas globais chegaram á perder para a concorrência como o Planeta Xuxa no final de 2001 chegou a perder para o Qual é a Música? (SBT) apresentado por Silvio Santos e também o Programa do Jô nas noites de Segunda para  Terça-Feira chegou a perder para o trash e apelativo programa apresentado por João Kléber chamado Eu Vi Na TV na alternativa e popularesca Rede TV, graças ao quadro em formato de pornochanchada chamado Teste de Fidelidade que tornou-se uma das marcas registradas do João Kléber além das falsas pegadinhas (a exemplo do Sérgio Mallandro na Gazeta) e programas sensacionalistas e de baixarias que João Kléber apresentou na Rede TV até 2005 e desde 2013 em seu retorno aquela emissora! Mas a maior do de cabeça que a Globo teve em 2001 ocorreu no final daquele ano com a primeira edição do reality-show com sub-celebridades Casa dos Artistas exibido no SBT com as participações de Alexandre Frota, Supla, Bárbara Paz (atriz global desde 2009), entre outros e apresentado por Silvio Santos, o programa causou polêmica a respeito de direitos autorais e uma briga judicial entre Globo e SBT, mas o SBT acabou recorrendo e a Casa dos Artistas (SBT) massacrava o Fantástico (Globo) nas noites de domingo do final de 2001 alcançando históricos e impressionantes 55 pontos de audiência, a maior audiência de toda a história da emissora de Silvio Santos! Na Globo também teve sucessos como o seriado de humor Os Normais com Luiz Fernando Guimarães e Fernanda Torres, a nova versão da série infantil Sítio do Pica-Pau Amarelo e a nova versão do seriado A Grande Família (que ficou no ar de 2001 à 2014 e exibido sempre nas noites de Quinta-Feira, no seu primeiro ano em 2001 era exibido após o Linha Direta e de 2002 à 2014 após a novela pós-JN) e a primeira versão do seriado foi exibida nos anos 70 em preto e branco. Na dramaturgia a minissérie Os Maias não fez tanto sucesso, mas os destaques ficam por conta de novelas como de uma certa forma Porto dos Milagres, Um Anjo Caiu do Céu, de uma certa forma também Estrela Guia protagonizada pela cantora Sandy, A Padroeira (atualmente reprisada na emissora católica TV Aparecida, apesar dos problemas de audiência que essa novela enfrentou), os primeiros meses da novela O Clone e a minissérie Presença de Anita protagonizada pela a então atriz estreante Mel Lisboa. A cobertura dos atentados terroristas ao World Trade Center em Nova York (EUA) ocorrido na manhã do histórico e triste dia 11/09/2001 (Terça-Feira) também foi destaque do jornalismo da Globo em 2001 e muitas pessoas até hoje se lembram onde estavam na manhã do dia 11 de Setembro de 2001 (Terça-Feira) enquanto a TV cobria ao vivo os atentados as torres gêmeas do World Trade Center em Nova York (EUA). Estreava no Vídeo Show quadro em formato de game-show chamado Vídeo Game apresentado por Angélica (em fase de mudança de público do infantil para o adulto) que era um game-show sobre TV (mais especificamente o universo da TV Globo) e ficou no ar até 2011 e dobrava a audiência do Vídeo Show nas tardes de segunda á sexta.


2002: Estreava o polêmico reality-show Big Brother Brasil (BBB) importado da produtora holandesa Endemol em resposta a Casa dos Artistas do SBT que fez enorme sucesso no final do ano anterior (2001) a mudança e a bagunça que Silvio Santos fazia com as regras da Casa dos Artistas (SBT) fez cair a audiência do programa e contribuindo ainda mais com o sucesso do BBB da Globo que desde a sua estreia em 2002 divide opiniões e chove críticas a respeito do programa! A Globo transmitiu com exclusividade a Copa do Mundo que em 2002 foi sediada no Japão em parceria com a Coréia do Sul no qual o Brasil conquistou o Penta (8 anos depois do Tetra na Copa de 1994) com Ronaldo Fenômeno e Cia e com a Seleção brasileira sendo dirigida pelo técnico Luiz Felipe Scollari (mais conhecido como Felipão) e com a emocionante cena do capitão da seleção Cafú fazendo uma declaração de amor para a sua esposa e escrevendo na camisa "100% Jardim Irene" (bairro de São Paulo onde o jogador nasceu) antes de erguer a Taça! O Jornalismo global cobre a vitória do então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais de 2002 e havia disputado o segundo turno presidencial de 2002 com José Serra (PSDB) e a Globo dois dias antes da eleição do segundo turno (que havia sido no domingo dia 27/10/2002) na sexta-feia dia 25/10/2002 o primeiro Debate do segundo turno presidencial ao vivo e com plateias e representantes dos dois candidatos, completamente diferente do Debate gravado e editado entre Collor e Lula no Jornal Nacional no segundo turno da eleição presidencial de 1989 em dezembro daquele ano. Na dramaturgia os destaques ficam por conta de novelas como O Clone (2001/2002), de uma certa forma O Beijo do Vampiro, um pouco Coração de Estudante apesar da novela não ter feito tanto sucesso, porem teve o fiasco da novela Esperança ocupando o lugar de O Clone após o JN! Nos fins de semana Faustão dá a volta por cima aos domingos e passou a levar vantagem sobre Gugu no SBT e Luciano Huck finalmente encontrou o seu lugar ao sol na Globo nas tardes de sábado e reagiu sobre Raul Gil na Record, isso graças a quadros do Caldeirão do Huck em formato de reality-show como "Acorrentados" e "Amor à Bordo". O Fantástico também deu a volta por cima nas noites de domingo! Outro destaque foi a série Cidade dos Homens feita pelo os mesmos produtores do filme Cidade de Deus! A sessão de cinema Temperatura Máxima retorna aos domingos globais em agosto de 2002 ocupando o lugar de programas como Planeta Xuxa (1997-2002) e Gente Inocente (2000-2002) e exibindo o seu retorno o filme Titanic (1997) um dos campeões de bilheteria nos anos 90. Ainda em 2002 na programação da Globo nas tardes de Sábado, após o Caldeirão do Huck ia ao ar a primeira e a segunda edição do reality show musical Fama que na primeira edição foi apresentada por Angélica e pelo o cantor Toni Garrido (vocalista da banda Cidade Negra), mas na segunda edição veiculada ainda em 2002 intitulada de Fama Bis e nas outras duas edições do programa (veiculadas em 2004 e 2005) a Angélica apresentou o programa Fama sozinha. Xuxa após o fim do Planeta Xuxa esteia um novo programa nas manhãs da Globo o infantil Xuxa no Mundo da Imaginação (2002-2004) mais voltado para criancinhas. Após um problema de saúde a então diretora executiva da Rede Globo, Marluce Dias deixa o cargo em agosto de 2002, ele exercia o cargo de diretora geral da TV Globo desde dezembro de 1997 ocupando o lugar de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, mais conhecido como Boni (que atualmente e desde 2003 dirige a TV Vanguarda, afiliada global no interior paulista nas regiões do Vale do Paraíba na qual São José dos Campos e Taubaté são as duas principais cidades daquela região, Litoral Norte paulista e Serra da Mantiqueira).



2003: A Globo cobriu ao vivo a posse do então Presidente eleito da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia 01/01/2003 (Quarta-Feira)! Faustão e Gugu então rivais de audiência juntos aparecem na Globo e no SBT juntas ao vivo para divulgarem a promoção "Junta Brasil" da marca de alimentos Nestlé, Faustão na guerra de audiência dominical deu um xeque-mate de vez no Gugu que nunca mais foi páreo para o gordinho global e o então loirinho SBTista se queimou feio com o famigerado caso PCC no Domingo Legal do SBT no domingo dia 07/09/2003!  O desenho Pica-Pau que desde 1981 era exibido no SBT passou a ser exibido na programação infantil da Globo no programa TV Globinho (até 2005) mas na Globo o desenho não teve o mesmo destaque do que no SBT onde foi exibido de 1981 à 2003 e posteriormente na Record (exibido desde 2006 naquela emissora)! Globo e SBT brigam pelos direitos e transmissão do Campeonato Paulista (Paulistão) de 2003 mas no final Globo e SBT acabaram transmitindo juntas o Paulistão de 2003! Morria aos 98 anos no dia 06/08/2003 o empresário Roberto Marinho (1904-2003, ele completaria 99 anos quase chegou aos 100), fundador da TV Globo! O BBB em sua terceira edição acabou se tornando o programa de verão da Globo! Na dramaturgia os destaques ficam por conta da minissérie A Casa das Sete Mulheres, além de novelas como Mulheres Apaixonadas, Kubanacan, Celebridade e Chocolate com Pimenta. Estreava também a segunda versão do seriado Carga Pesada onde Antônio Fagundes e Stênio Garcia interpretavam os dois amigos caminhoneiros Pedro e Bino que viviam aventuras inusitadas pelas estradas do Brasil afora, a série nessa nova versão foi mais longa do que a primeira exibida na virada dos anos 70 para os anos 80 (entre 1979 e 1981), enquanto que a primeira versão teve 3 temporadas, a segunda versão de Carga Pesada por sua vez teve 5 temporadas e ficou no ar de 2003 à 2007 e era exibida nas noites de Sexta-Feira após o Globo Repórter (só na primeira temporada em 2003 era exibido nas noites de Terça-Feira após o Casseta e Planeta). Ainda em 2003 surgia duas novas redes de afiliadas da Globo como a TV TEM que surgiu em Maio de 2003 e retransmite a Rede Globo em regiões do interior paulista como as das cidades de Baurú, São José do Rio Preto, Sorocaba e Itapetininga e a Inter TV que retransmite a Rede Globo em regiões como o norte do estado do Rio de Janeiro, leste de Minas Gerais e o estado do Rio Grande do Norte com a compra da TV Cabugi, afiliada da Globo naquele estado.


2004: A Globo transmitiu mais uma vez junto com a Band as Olimpíadas de 2004 sediada em Atenas (Grécia), a emissora carioca também perdeu alguns contratados para a concorrência, a Rede Record do Bispo Edir Macedo estava começando a dar os seus primeiros passos em seu crescimento (rumo a vice-liderança tirando umas casquinhas do SBT de Silvio Santos e começando a clonar alguns programas da Globo, o Fantástico foi o primeiro surgindo na Record o genérico Domingo Espetacular que desde 2006 é apresentado pelo escroto do Paulo Henrique Amorim, que já trabalhou na Globo até 1996 e é inimigo público da emissora carioca e vive atacando a TV Globo e puxando o saco do PT em seu blog ridículo na Internet o tal do "Conversa Afiada", também teve passagens por emissoras como Band e TV Cultura) contratando alguns globais como o jornalista Celso Freitas (que está na Record até hoje mas fez história na Globo apresentando jornalísticos carro-chef da emissora carioca como Jornal Nacional, Fantástico e Globo Repórter), o ator e apresentador Márcio Garcia (esse voltou pra Globo em 2008) e o humorista Tom Cavalcante (que trabalhou na Record até 2011 no comando do programa Show do Tom), voltou para o Grupo Globo em 2015 no canal pago Multishow e agora praticamente voltou pra Globo, a alternativa Band também contratou um global o jornalista Carlos Nascimento (atualmente e desde 2006 no SBT). Na dramaturgia os destaques globais foram a minissérie Um Só Coração (em homenagem aos 450 anos da cidade de São Paulo) e novelas como Celebridade (2003/2004), Chocolate com Pimenta (2003/2004), Da Cor do Pecado, Cabocla (2ª versão) e Senhora do Destino (atualmente em sua segunda reprise no VPVDN, a novela já havia sido reprisada em 2009) com a sinistra e lendária vilã Nazaré Tedesco (Renata Sorrah), estreava na Globo seriados cômicos como A Diarista (2004-2007) nas noites de terça-feira após o Casseta e Planeta e Sob Nova Direção (2004-2007) nas noites de domingo após o Fantástico, as duas séries (A Diarista e Sob Nova Direção) começaram em dezembro do ano anterior (2003) como especiais de fim de ano.


2005: A Rede Globo celebrou os seus 40 anos de existência. A quinta edição do reality show BBB (Big Brother Brasil) faz um enorme sucesso e alcança a maior audiência desde a primeira edição do programa veiculada no começo de 2002! A jornalista Ana Paula Padrão acabou saindo da Globo algumas semanas depois que a emissora completou 40 anos no ar em 26/04/2005 (Terça-Feira), ela saiu na segunda semana de maio de 2005, até então ela apresentava o Jornal da Globo e se transferiu para o SBT (2005 foi o último ano da emissora de Silvio Santos como arqui-rival da Globo) com direito a chamadas provocativas feitas pela emissora de Silvio Santos dizendo "Globo perde Padrão", "Globo já não tem mais Padrão", "Globo fica sem Padrão" na maior falta de ética e alguns anos mais tarde se transferiu para Record (onde trabalhou de 2009 à 2013) e desde 2014 está na Band (no comando do reality-show gastronômico Materchef), alguns destaques da dramaturgia da TV Globo em 2005 foram novelas como a reta final de Senhora do Destino (2004/2005), América, Alma Gêmea e de uma certa forma A Lua me Disse e minisséries como Hoje é Dia de Maria e de uma certa forma Mad Maria! Xuxa estreava um novo programa nas manhãs da Globo, após o fiasco de Xuxa no Mundo da Imaginação (2002-2004) estreava nas manhãs globais o TV Xuxa que como programa infantil era exibido nas manhãs de segunda á sexta e ficou no ar até 2007 e foi o último programa infantil da carreira da eterna Rainha dos Baixinhos. Estreava no Domingão do Faustão o quadro Dança dos Famosos, o quadro é um sucesso desde então, Faustão apesar de líder de audiência e após enfrentar concorrência acirrada com o Gugu no SBT na virada dos anos 90 para os anos 2000 (do final de 1997 ao começo de 2002 a vantagem era do Gugu e em 2002 e 2003 a vantagem passou á ser do Faustão) e apesar também de Gugu após o famigerado caso PCC em Setembro de 2003 não ter sido mais páreo para o Faustão (meio off, em 2009 Gugu trocou o SBT pela a Record após 28 anos de SBT onde havia trabalhado desde a fundação da emissora em 1981 e alguns anos antes já trabalhava com Silvio Santos e ficou na Record até Junho de 2013 mas voltou em Fevereiro de 2015), porém o humorístico Pânico na TV da Rede TV (que havia estreado no último domingo de setembro de 2003 e ficou na Rede TV até 2011 e desde 2012 está na Band como Pânico na Band) apesar de dar menos audiência do que Faustão e Gugu o escrachado e polêmico programa de humor apresentado por Emílio Surita e Cia na Rede TV repercutia mais do que os programa de Faustão e  Gugu juntos. O programa Estação Globo, programa musical de auditório que era exibido apenas de dezembro aos 2 ou 3 primeiros domingos de janeiro do ano seguinte (começou de 2005 para 2006 e foi até de 2008 para 2009) cativa as tardes de domingo da TV Globo na hora do almoço dominical e é apresentado pela cantora Ivete Sangalo.

2006: Após 24 anos (de 1981 á 2005) de rivalidade com a Rede Globo, o SBT de Silvio Santos deixou de ser arqui-rival da Globo que ganhou uma nova arqui-rival que passou á ser desde então a Rede Record do Bispo Edir Macedo que passou a ameaçar a vice-liderança do SBT e clonar (alguns programas carro-chefe da Globo, incluindo a dramaturgia) e declarar guerra contra a Globo e isso havia começado timidamente 2 anos antes em 2004, mas pegou pra valer e de vez em 2006, mas a Record como arqui-rival da Globo desde 2006 apesar do crescimento de audiência e disputar acirradamente o segundo lugar com o SBT (desbancou o SBT em 2007 mas passou á disputar vice-liderança acirradamente com o SBT de 2009 pra frente) acabou atraindo antipatia por parte de muitos telespectadores e internautas (incluindo a minha) em razão da pretensão, prepotência e arrogância da emissora da Barra Funda em querer por querer ultrapassar a Globo á todo o custo que é praticamente uma missão impossível e desde então Record tornou-se uma TV Globo piorada e pejorativamente apelidada na Internet de "Recópia" (a Record também ficou mais agressiva na rivalidade com a Globo em anos como 2007 e 2008). A Globo transmitiu mais uma vez com exclusividade a Copa do Mundo que em 2006 foi sediada na Alemanha e enquanto que nas Copas de 1994 (Copa do Tetra), 1998 e 2002 (Copa do Penta) o Brasil disputou as finais daquelas Copas (ganhou as de 1994 e 2002 e perdeu a de 1998), em 2006 o Brasil acabou sendo eliminado pela a França por apenas 1 á 0 (um vexame pior do que na final de 98 em que os brasileiros haviam perdido para os franceses por 3 á 0) a França foi até a final, mas a vencedora acabou sendo a Itália. Estreava nas tardes de sábado da Globo e antes do Caldeirão do Huck o programa Estrelas apresentado por Angélica (programa que até Abril de 2015 não era exibido em algumas afiliadas da Globo como EPTV e TV TEM)! Na dramaturgia os destaques da TV Globo em 2006 foram a minissérie JK que contava a história de Juscelino Kubistchek de Oliveira (falecido em 1976 e foi Presidente da República do período de 1956 á 1960 e fundou a cidade de Brasília no dia 21/04/1960 que é a Capital do Brasil desde então) e novelas como a reta final de Alma Gêmea (2005/2006), Belíssima (2005/2006), Páginas da Vida (que inclusive no final de cada capítulo exibida depoimentos de pessoas que viveram histórias reais semelhantes as exibidas na novela e causou polêmica ao exibir o depoimento de uma Senhora que falou ousadamente sobre Sexo no capítulo exibido no dia 14/07/2006 Sexta-Feira), Cobras e Lagartos que levantou a audiência do horário das 7 global após o fiasco de Bang Bang (2005/2006) que chegou a ter a audiência ameaçada pela novela concorrente Prova de Amor da Record (exibida em 2005/2006 na emissora da IURD) e de uma certa forma novelas como o remake de Sinhá Moça, O Profeta e Pé na Jaca (que acabou sendo a última novela do autor Carlos Lombardi na Globo, atualmente está na concorrente Record). Para cobrir as eleições gerais (Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal, Estadual ou Distrital no caso de Brasília-DF) de 2006, o Jornal Nacional lançou a Caravana JN que era um ônibus do JN que circulava por todo o Brasil para mostrar os principais problemas d País e de algum Estado ou Cidade estimulando a população a fazerem cobranças aos candidatos caso sejam eleitos para tais cargos


2007: A Globo passou á dividir as transmissões de Futebol com a Band (que foi o Canal do Esporte nos anos 80, 90 e parte dos anos 2000 graças a maratona esportiva Show do Esporte exibida aos Domingos) após ser parceira da Record de 2002 á 2006 (último ano de parceria da Record com a Globo e quando a Record passou á ser a nova arqui-rival de audiência da Globo que até então era o SBT) A Globo também transmitiu o Pan (Jogos Pan-Americanos) no Brasil tendo o Rio de Janeiro como cidade-sede, na TV Aberta brasileira o evento foi transmitido pelas TV's Globo, Band e Record. Os destaques na dramaturgia da TV Globo em 2007 foram as novelas Paraíso Tropical e Duas Caras, embora essas duas novelas pós-JN tenham começado com baixa audiência mas tiveram a audiência alavancada com o passar do tempo, a novela Paraíso Tropical foi o último trabalho na TV doa tor Wagner Moura que acabou se destacando e fazendo história no Cinema ao interpretar o Capitão Nascimento no filme Tropa de Elite (1 de 2007 e 2 de 2010), Camila Pitanga também se destacou naquela novela interpretando a prostituta Bebel. No dia 2 de Dezembro de 2007 (Domingo) é inaugurada no Brasil, a TV Digital, São Paulo que é a maior cidade do Brasil e maior mercado televisivo do País foi a primeira cidade a ter sinal digital e a TV Digital  foi crescendo e se desenvolvendo pelo Brasil afora de 2008 pra cima, emissoras como Globo, Record, SBT, Band, Rede TV e Cultura inauguraram os seus sinais digitais em São Paulo na noite de domingo dia 02/12/2007 e a Globo inaugurou o seu sinal digital exibindo o Fantástico e a então novela pós-JN, Duas Caras acabou se tornando a primeira novela á ser exibida em HD. No programa Caldeirão do Huck vai ao ar a primeira edição do quadro educativo Soletrando que era um game-show onde estudantes do ensino fundamental  de escolas públicas ou particulares de todo o Brasil tinham que soletrar tais palavras corretamente.


2008: Profissão Repórter que havia começado em 2006 como quadro do Fantástico e apresentado pelo jornalista Caco Barcelos, tornou-se programa próprio exibido inicialmente nas noites de Terça-Feira (desde o ano passado 2016 é exibido nas noites de Quarta-Feira após as transmissões de Futebol). A Globo lançou uma campanha publicitária chamada "Q de Qualidade da Globo" e a concorrente Record na maior inveja e dor de cotovelo lanou outra campanha publicitária semelhante em resposta ao "Q de Qualidade da Globo" mas a emissora concorrente ironizou dizendo que o Q da Globo era Q de Queda! O ator Rodrigo Faro que fez diversas novelas na Globo de 1997 à 2007 deixa a emissora e se transfere para a Record onde até hoje é apresentador na emissora da Barra Funda fazendo um grande sucesso por lá! Globo e Band transmitem juntas as Olimpíadas de 2008 sediadas em Pequim (China), a primeira Olimpíada transmitida em HD na história da TV brasileira, pelo o menos na Band os Jogos Olímpicos de 2008 foram transmitidos 100% em HD! Xuxa deixou de vez de ser apresentadora infantil e passou a comandar o programa TV Xuxa nas manhãs de Sábado (até 2010, de Abril de 20011 á Janeiro de 2014 era exibido nas tardes de Sábado antes do Caldeirão do Huck) e passou á ser um programa de auditório voltado ao público familiar, o TV Xuxa de 2005 à 2007 era programa infantil diário exibido nas manhãs de segunda á sexta (e foi o último programa infantil da carreira da eterna Rainha dos Baixinhos) mas ao contrário de Angélica e Eliana, Xuxa acabou não se adaptando a mudança de publico do infantil para o adulto e frequentemente o TV Xuxa nas manhãs de Sábado perdia para o SBT exibindo os desenhos animados da sessão Sábado Animado comandada pela a menina Maísa (na época com apenas 6 anos e foi a menina prodígio do SBT na virada dos anos 2000 para essa década de 2010)! Pra encerrar os fatos globais de 2008, na dramaturgia os destaques ficam por conta de novelas como a reta final de Duas Caras (2007/2008) e A Favorita onde Patrícia Pilar interpretou a primeira vilã de sua carreira que foi a psicopata Flora, as personagens Flora (Patrícia Pilar) que começou mocinha e tornou-se uma terrível vilã e Donatela (Cláudia Raia) que começou vilã e acabou se tornando a heroína da novela, acabou cativando o público.


2009: O ano de 2009 na Globo começa com a reta final da novela A Favorita (2008/2009) e com uma minissérie de sucesso que foi Maysa, Quando fala o Coração que contava a história da cantora Maysa Matarazzo que era conhecida simplesmente como Maysa e morreu tragicamente de acidente de carro na ponte Rio-Niterói no dia 22/01/1977, na minissérie a cantora foi brilhantemente interpretada pela atriz Larissa Maciel (atualmente  e desde 2011 na concorrente Record), a minissérie também deu fama ao ator Mateus Solano. O jornalista Tiago Leiffert faz sucesso apresentando o Globo Esporte para o estado de São Paulo de uma maneira informal, descontraída e de uma certa froma também escrachada. O produto da concorrência que deu trabalho pra Globo em 2009 foi o polêmico reality-show com sub-celebridades A Fazenda exibido na Record (8 anos depois da histórica primeira edição do reality show Casa dos Artistas exibido no SBT, mas a Casa dos Artistas do SBT em sua primeira edição no final de 2001 dava o dobro da audiência da A Fazenda da Record em sua primeira edição exibida do último domingo de Maio ao penúltimo domingo de Agosto de 2009) e era apresentado por Brito Jr (que foi global até parte de 2005)! A morte do cantor e eterno rei do pop Michael Jackson (1958-2009) que faleceu em 25/06/2009 (Quinta-Feira) foi um dos destaques do jornalismo da Globo em 2009! Globo e Record trocam acusações institucionais (estilo políticos em época de eleição, um candidato atacando o outro, dessa vez era uma emissora atacando a outra) nos seus principais telejornais, a Globo falava apenas dos podres da Igreja Universal e seu fundador (e proprietário da concorrente Rede Record) Edir Macedo, já a Record por sua vez extrapolava pegava pesado nos ataques a Rede Globo incluindo os envolvimentos da Globo com o Governo Militar (1964-1985)! Na dramaturgia da TV Globo os destaques ficam por contas de novelas como Caminho das Índias, Caras e Bocas, de uma certa forma Viver a Vida e outras novelas como o remake de Paraíso e Cama de Gato. Ainda em 2009 estreava na Globo o programa sobre amor, sexo e sexualidade chamado Amor e Sexo que é exibido por temporadas (exceto em anos como 2010 e 2015) e apresentado por Fernanda Lima.


2010: A Rede Globo celebrou sem muita ênfase os seus 45 anos de existência mas a vinheta comemorativa aos 45 anos da emissora que foi veiculada apenas no dia 18/04/2010 (Domingo) no Fantástico foi acusada por muitos de tendenciosa já que no final da vinheta os contratados da Globo diziam a frase "O Brasil pode mais" que era slogan de campanha eleitoral do candidato a presidência da república José Serra (PSDB) e pra evitar tendencialismo a vinheta logo foi retirada do ar, mas de uma certa forma a vinheta tinha um certo tom de propaganda política. Entrava no ar na TV á Cabo pela Globosat em parceria com a TV Globo, o Canal Viva, canal da TV por Assinatura da Globosat que reprisa programas, novelas e minisséries que fizeram história na TV Globo. Após transmitir as Copa de 2002 (Copa do Penta) e 2006 com exclusividade, a Globo passou dividir as transmissões da Copa do Mundo (que em 2010 foi sediada na África do Sul) com a Band, naquela a Copa o Brasil foi eliminado pela Holanda nas quartas de final e teve até a discussão numa entrevista coletiva entre o então técnico Dunga e o jornalista global Alex Escobar que conversava no telefone com Tadeu Schimdt (apresentador do Fantástico) segundo relato de Tadeu Schimdt e internautas acabaram organizando o primeiro "Dia sem Globo" no dia de um jogo do Brasil na Copa 2010 já que a Globo sempre batia recordes de audiência em dias de jogos do Brasil, principalmente na Copa do Mundo, mas o primeiro tal "Dia sem Globo" não fez muito sucesso e a emissora acabou sendo líder de audiência com folga, ainda na Copa estreava a o programa Central da Copa com Tiago Leifert exibido em dias de jogos da seleção brasileira. Estreava nas tardes de Domingo da Globo na hora do Almoço dominical antes da Temperatura Máxima o seriado de comédia Os Caras de Pau protagonizado por Leandro Hassum e Marcius Melhem (o programa ficou no ar até 2012). Os destaques da dramaturgia global em 2010 foram a minissérie Dalva e Herivelto exibida na primeira semana de 2010 e novelas com Passione, Ti Ti Ti (2ª versão), Escrito nas Estrelas e Araguaia. A apresentadora Hebe Camargo (que na virada de 2010 para 2011 estava trocando o SBT pela a Rede TV e faleceu em 2012, ela trabalhou no SBT de 1986 á 2010 e faleceu em 2012 alguns dias depois de ter assinado contrato de volta ao SBT) foi homenageada no Domingão do Faustão recebendo o Troféu Mário Lago. No final de 2010 vai ao ar o seriado As Cariocas. A Globo cobre as eleições presidenciais de 2010 além da disputa do segundo turno presidencial entre Dilma Roussef (PT) que foi a vencedora e José Serra (PSDB).

2011: 2011 na Globo começa com a transmissão da posse da então presidente eleita da república Dilma Roussef (PT) que foi a primeira Mulher Presidente do Brasil e também mudando um pouco de assunto o Festival Nacional que exibia filmes nacionais, entre eles o filme Divã estrelado por Lília Cabral que em Abril daquele ano (2011) virou seriado na Globo exibido nas noites de Teça-Feira, apesar do sucesso teve apenas uma temporada já que Lília Cabral havia se dedicado a outros projetos (como a novela Fina Estampa de 2011/2012), A série Amor em 4 Atos exibida em Janeiro de 2011 também é um dos destaques da programação global. Estreava nos Domingos globais na hora do Amoço dominical o programa de auditório Esquenta apresentado por Regina Casé, o programa durou até 2016. Estreava nas manhãs globais de segunda á sexta após o Mais Você da Ana Maria Braga e antes do extinto infantil TV Globinho (no ar diariamente até o primeiro semestre de 2012 e aos sábados até agosto de 2015) o programa Bem Estar que fala sobre saúde o bem estar do ser humano. A Globo lança um novo slogan o "A Gente se Liga em Você" após o 10 anos do "A Gente se vê por aqui", mas de todos os slogans da Globo o mais lendário sem sombra de dúvida foi o "Globo e Você, Tudo à Ver" utilizado nos anos 90 e no período de 1991 à 1996. O programa TV Xuxa passou á ser exibido nas tardes de Sábado antes do Caldeirão do Huck, mas mesmo assim Xuxa não conseguiu se reinventar como apresentadora (o programa ficou noa r até Janeiro de 2014). Nas noites de Terça-Feira apos a novela pós-JN estreava o seriado cômico Tapas e Beijos protagonizado por Andréa Beltrão e Fernanda Torres ocupando o lugar do escrachado humorístico Casseta e Planeta Urgente (1992-2010) . A afiliada global paraense TV Liberal de Belém-PA sofre certos problemas de audiência na praça Belém-PA onde em um horário e outro chegava a perder audiência para a concorrente Record Pará, mas a TV Liberal  (Globo Pará) se salvou no ano seguinte (2012) se mantendo na liderança de audiência. na dramaturgia os destaques globais de 2011 foram novelas como de uma certa forma Insensato Coração embora tenha enfrentado problemas de audiência até a novela se reerguer na reta final, Fina Estampa, Morde e Assopra, o remake de O Astro que foi a primeira novela das 11 da Globo (exibida ás 23 horas) e Cordel Encantado. Fátima Bernardes que desde 1998 era a apresentadora do Jornal Nacional ao lado do seu então marido William Bonner (que apresenta o JN desde 1996) foi substituída pela então apresentadora do Fantástico (desde 2008 quando substituiu Glória Maria) Patrícia Poeta que no Fantástico foi substituída por Renata Ceribelli.


2012: O ano de 2012 na Globo começou com a minissérie que contava a vida, a trajetória e a carreira da eterna Rainha do humor e do escracho Dercy Gonçalves (1907-2008), Dercy de Verdade, a minissérie tinha o mesmo nome do programa de auditório popular que a própria Dercy apresentava nos domingos da TV Globo entre 1967 e 1970 (muito antes do Faustão que é astro dos Domingos da Globo desde 1989 com o Domingão do Faustão, Silvio Santos, Chacrinha e Dercy Gonçalves nos anos 60 e 70 deram o ar da sua graça nos domingos da TV Globo). Um caso de estupro no reality-show BBB (Big Brother Brasil) gerou até caso de polícia e internautas organizaram mais um movimento "Dia sem Globo", dessa vez no dia 25/01/2012 (Quarta-Feira, aniversário da cidade de São Paulo) e mais uma vez o vento foi um fiasco com a Globo sendo líder de audiência o dia inteiro! Em 2012 ocorrem na Globo dois fatos inéditos jamais ocorridos antes na história da emissora, primeiro a emissora ficar sem nenhum programa infantil, sem nenhuma atração voltada para as crianças nas manhãs de segunda á sexta com a estreia do programa da ex-apresentadora do Jornal Nacional, Fátima Bernardes com o seu Encontro com Fátima Bernardes, ocupando o lugar do infantil TV Globinho nas manhãs de segunda á sexta (o TV Globoinho era exibido aos sábados até agosto de 2015 quando estreou o É de Casa) ás 11 da Manhã e está no ar desde o dia 25/06/2012 (Segunda-Feira) e com o fim do TV Globinho nas manhãs de segunda á sexta da Globo na TV Aberta, a Globosat cria e coloca no ar na TV à Cabo o canal infantil Gloob, o primeiro canal infantil da Globosat e o primeiro canal infantil do Grupo Globo, o Canal Gloob é mais voltado para crianças entre 5 e 8 anos e é quase que um concorrente direto do canal infantil Discovery Kids do Grupo Discovery e também pela primeira vez na história a emissora ficou sem os direitos de transmissão das Olimpíadas de 2012 sediadas em Londres (Reino Unido), já que a Globo transmitiu Olimpíadas desde 1972 (quando o evento foi realizado em Munique- Alemanha) e na TV Aberta as Olimpíadas de 2012 foram transmitidas com exclusividade pela concorrente Record, a emissora da IURD liderou a audiência no Futebol com os jogos da seleção brasileira, em finais de algumas competições e na conquista da medalha de Ouro no Judô feminino com a judoca Sarah Menezes de Teresina-PI, porém em muitas modalidades e mesmo sem os direitos de transmissão das Olimpíadas 2012 a Globo acabou liderando a audiência em muitos horários, quem não queria ver a Olimpíada na Record e tinha TV por Assinatura, tinha o canal SporTV da Globosat como opção para assistir as Olimpíadas e fugir da transmissão-ostentação da Record na TV Aberta, mas a Globo readquiriu os direitos de transmissão dos jogos olímpicos (transmitiu os de 2016 realizados aqui no Brasil no Rio de Janeiro como cidade-sede e tem os direitos de transmissão das Olimpíadas para até os jogos olímpicos de 2032). Casseta e Planeta voltou para a grade global só que dessa vez como programa por temporada exibido nas noites de Sexta-Feira após o Globo Repórter intitulado de Casseta e Planeta Vai Fundo, mas o programa não fez o mesmo sucesso do programa que era exibido nas noites de Terça-Feira após a novela pós-JN mensalmente na extinta Terça Nobre de 1992 á 1997 e semanalmente de 1998 à 2010. A Globo transmitiu com exclusividade a conquista inédita do Corinthians na Libertadores de 2012 e no Mundial Interclubes na manhã de domingo dia 16/12/2012. Xuxa comoveu o País mas também causou polêmica e diversas críticas ao dar uma entrevista para o Fantástico no quadro "O que vi da Vida" levado ao ar no domingo dia 20/05/2012 onde a eterna Rainha dos Baixinhos havia revelado que sofreu abuso sexual na infância e na adolescência, já que antes da fama e de se tornar apresentadora infantil ela havia feito ensaios sensuais e um filme erótico no qual a apresentadora havia feito antes da fama mas acabou se arrependendo de ter feito com o passar dos anos chamado Amor Estranho Amor (o filme foi rodado em 1979 mas foi lançado em 1982 e tinha até atores veteranos globais consagrados no elenco como Tarcísio Meira, Vera Fischer e Mauro Mendonça). Estreava nas tardes de Domingo, a primeira edição do reality show musical The Voice Brasil apresentado por Tiago Leiffert, no ano seguinte (2013) da segunda edição pra frente passou á ser exibido nas noites de Quinta-Feira após a novela pós-JN. Estreava também o programa Na Moral apresentado por Pedro Bial exibido por temporadas (até 2014 e com uma edição especial em 2015 em comemoração aos 50 anos da Globo) que debatia assuntos do cotidiano. Na dramaturgia as duas novelas de maior sucesso e destaque da Globo em 2012 sem sombra de dúvida foram Avenida Brasil com a lendária vilã Carminha (Adriana Esteves) e Cheias de Charme com as Empreguetes (empregadas cantoras interpretadas por Taís Araújo, Isabele Drummond e Leandra Leal) e a cantora pop-brega do mal Chayene (Cláudia Abreu) e de uma certa forma o remake de Gabriela exibido ás 23 horas (11 da Noite) protagonizado por Juliana Paes (a primeira versão de 1975 foi protagonizada por Sônia Braga).


2013: No jornalismo global um dos maiores destaques são a onda de manifestação no Brasil afora (com direito até a "Dia sem Globo" organizado pelos internautas dessa vez no dia 01/07/2013 Segunda-Feira e mais uma vez o evento foi um fiasco na internet e a Globo na TV foi líder de audiência com folga o dia inteiro mais uma vez), além da nomeação do argentino Papa Francisco como novo Papa e a vinda do Papa ao Brasil em Julho daquele ano (2013), os maiores destaques da Globo na dramaturgia de uma certa forma foi a novela Salve Jorge (2012/2013) que se reergueu na audiência e coma difícil missão de substituir Avenida Brasil (2012) após o JN, de uma certa forma também a novela das 7 global Sangue Bom, mas o maior de todos os destaques da Globo na dramaturgia em 2013 sem sombra de dúvida foi a novela Amor à Vida exibida após o JN e figuras como Mateus Solano (na pele do maldoso porém divertido vilão Félix), Elizabeth Savalla e Tata Werneck (na pele da desinibida Valdirene) foram os grandes destaques dessa que foi a novela de maior audiência de 2013 e uma das maiores dessa década ficando atrás apenas de Avenida Brasil (2012) que alcançou impressionantes 50 pontos de audiência.


2014: O ano de 2014 na Globo começou com a reta final da novela Amor à Vida (2013/2014) batendo recordes de audiência na reta final e com beijo gay entre os personagens de Mateus Solano e Thiago Fragoso no último capítulo e o fiasco da sucessora no horário pós-JN, a novela Em Família. Estreava nas noites de domingo após o Fantástico o reality-show musical com bandas musicais chamado Superstar apresentado por Fernanda Lima, nos dois primeiros anos do programa (2014 e 2015) era exibido nas noites de Domingo após o Fantástico, no último ano do programa (2016 ano passado) era exibido na hora do almoço dominical após o Esporte Espetacular e substituiu a primeira temporada do The Voice Kids e antecedeu a primeira temporada do então recém-estreado Tamanho Família apresentado por Márcio Garcia e só na primeira temporada de Superstar exibida em 2014 é que o programa fez uma grande revelação musical que foi a Banda Malta. A Globo transmitiu junto com a Band e canais de esportes da TV à Cabo (SporTV, Fox Sports, ESPN Brasil e BandSports) a Copa do Mundo realizada aqui mesmo no Brasil e que ficou marcada pelo o vexame da goleada de 7 á 1 na Alemanha na semifinal realizada no dia 08/07/2014 (Terça-Feira) e a Alemanha foi a vencedora daquela Copa que na final realizada no dia 13/07/2014 (Domingo) enfrentou a Argentina (nosso maior arqui-rival no Futebol mundial). Estreava também o programa humorístico Tá No Ar: A TV na TV estrelado por Marcelo Adnet, Marcius Melhem e grande elenco, o programa satiriza o universo televisivo, lembra de uma certa forma o antigo e nostálgico  TV Pirata (1988-1990/1992) e exibido por temporadas todo o começo do ano desde então. O Programa do Jô em sua nova temporada chegou a perder audiência para o então novo talk-show recém-estreado da concorrência, The Noite do SBT apresentado por Danilo Gentilli que anteriormente de 2011 à 2013 apresentou o também talk-show Agora é Tarde na Band e anteriormente foi repórter do extinto CQC (Band 2008-2014).  A Globo cobriu a corrida presidencial no Brasil que teve a morte tágica do candidato Eduardo Campos (PSB) e o segundo turno presidencial mais uma vez foi disputado entre PT e PSDB com Dilma Rousssef e Aécio Neves respectivamente e Dilma acabou se reelegendo (mas sofreu o processo de Impeachment 2 anos depois em 2016 assim como Fernando Collor em 1992). O seriado A Grande Família que estava no ar desde 2001 e sempre nas noites de Quinta-Feira (no seu primeiro ano em 2001 era exibido após o extinto Linha Direta e de 2002 à 2014 após a novela pós-JN) chega a sua última temporada e se despede do público e da grade da Globo. Na dramaturgia os destaques ficam por conta de uma certa forma e um pouco a novela Boogie Oogie que retratava a cultura do final dos anos e se passava no ano de 1978 (ano de um dos maiores sucessos da história da Globo a novela Dancin Day's) mas o maior destaque da Globo em 2014 sem sombra de dúvida foi a novela Império exibida após o JN e consagrou de vez o ator Alexandre Nero. 


2015: A Globo celebrou os seus 50 anos de existência em 2015 sem tanto entusiasmo, após quase 30 anos trabalhando na Rede Globo, Xuxa deixou a emissora carioca (onde trabalhou desde 1986) e se transferiu para a Record, a eterna Rainha dos Baixinhos mudou de emissora prometendo mas na Hora H acabou decepcionando, na nova emissora (Record), além de nunca ter incomodado e nem ter chegado aos pés da antiga emissora (Globo), Xuxa é freguesa de Ratinho e Patrícia Abravanel nas noites televisivas de Segunda-Feira. A reta final da novela Império (2014/2015) alcançou excelentes índices de audiência, a sucessora no horário pós-JN, Babilônia causou muita polêmica incluindo o beijo gay entre duas senhoras interpretadas pelas consagradas atrizes veteranas Fernanda Montenegro e Nathalia Thimberg que foi rejeitado pelo público, as vilãs protagonistas interpretadas por Glória Pires e Adriana Esteves (uma releitura entre a Maria de Fátima de Vale Tudo novela de 1988/1989 e Carminha de Avenida Brasil novela de 2012) não agradou o público!  O apresentador Jô Soares entrevista ao vivo no Programa do Jô, a ex-presidente da república Dilma Roussef (PT) direto do gabinete da então Presidente, mas a entrevista embora tenha dado audiência, teve uma repercussão negativa em razão do controverso Governo que a ex-Presidente Dilma havia feito em sua gestão (2011-2016)! Esterava nas manhãs de Sábado da Globo o programa É de Casa ocupando o lugar da TV Globinho que em 2012 em razão da estreia do programa Encontro com Fátima Bernardes (no ar desde 25/06/2012 Segunda-Feira) havia deixado de ser exibido de segunda á sexta e passou á ser exibido apenas nas manhãs de Sábado, com a extinção do TV Globinho sendo substituído pelo É de Casa, a Globo ficou sem nenhuma atração infantil em sua programação, já que a emissora sempre tinha alguma atração infantil na grade desde sua fundação em 1965 embora o forte da emissora seja dramaturgia e jornalismo. O seriado tapas e Beijos protagonizado por Andréa Beltrão e Fernanda Torres que estava no ar desde 2011 nas noites de Terça-Feira após a novela pós-JNchega a sua última temporada e é substituído pelo seriado Mister Brau protagonizado por Lázaro Ramos e Taís Araújo. Estreava nas noites de Domingo após o Fantástico e ficou no ar por apenas alguns meses, o confuso e fracassado programa Tomara Que Caía que nãos e decidia se era programa de humor ou game. A novela bíblica Os Dez Mandamentos da concorrente Record foi crescendo pouco a pouco na audiência que entre setembro e dezembro de 2015 chegou a bater o JN e recém-estreada novela das 9, A Regra do Jogo, a maior audiência da novela bíblica da Record foi no dia 10/11/2015 (Terça-Feira) com a então aguardada cena de Moisés (Guilherme Winter) abrindo o Mar Vermelho e batendo o JN da Globo de 31  á 19 no ibope! Os destaques da dramaturgia global em 2015 foram de uma certa forma novelas como I Love Paraisópolis, Sete Vidas e A Regra do Jogo embora tenha chegado a perder para a novela bíblica Os Dez Mandamentos da Record de setembro a dezembro de 2015, mas a novela deu a volt apor cima no começo do ano seguinte (2016), mas o maior sucesso da Globo na dramaturgia em 2015 sem sombra de dúvida foi a novela Verdades Secretas, exibida á 23 horas (11 da Noite) que revelou a atriz Camila Queiroz na pele da modelo Angel.


2016: Estreava logo no início de 2016 na Globo aos Domingos e na hora do Almoço dominical, a versão infantil do reality show musical The Voice Brasil, o The Voice Kids que na primeira edição em 2016 foi apresentada por Tiago Leiffert (a edição seguinte de 2017 passou á ser apresentada por André Marques, já que Tiago Leiffert passou á apresentar o BBB ocupando o lugar de Pedro Bial que apresentou o BBB de 2002 à 2016). A reta final da novela A Regra do Jogo alcançou ótimos índices de audiência no começo de 2016, A Globo transmitiu a votação pelo Impeachment da então Presidente da República, Dilma Roussef (PT) pela a câmara dos deputados no domingo dia 17/04/2016 e nesse dia o programa Domingão do Faustão pela primeira vez desde a sua estreia em 26/03/1989 excepcionalmente não foi ao ar naquele dia, além da posse do vice Michel Temer (PMDB)! A Globo transmitiu também as Olimpíadas realizadas aqui no Brasil e tendo o Rio de Janeiro como cidade-sede e pela primeira vez os jogos olímpicos foram sediados no Brasil e no continente sul-americano, o ator Domingos Montagner após a gravação da novela Velho Chico onde interpretava o personagem Santo dos Anjos acabou morrendo afogado num lago pertencente ao Rio São Francisco na Região de Canindé no estado de Sergipe e ele estava junto com a colega de elenco a atriz Camila Pitanga que acabou se salvando! O Programa do Jô chegou a sua última temporada, o programa estava no ar desde 2000 com o retorno de Jô Soares à Globo onde havia voltado do SBT onde trabalhou por 11 anos (1988-1999) no comando do programa Jô Soares, Onze e Meia, Jô Soares renovou o seu contrato com a Globo (tem previsão de voltar ao ar apenas em 2018 com um novo projeto), o Programa do Jô havia recuperado a audiência perdida, já que o programa em 2014 e parte de 2015 chegou á perder diversas vezes no ibope para o talk-show concorrente The Noite do SBT apresentado por Danilo Gentilli, Estreava nos domingos globais no segundo semestre de 2016 na hora do almoço dominical após o Esporte Espetacular, o programa Tamanho Família, apresentado por Márcio Garcia, o programa é exibido por temporadas e é uma mistura de game com as famílias de dois convidados famosos e uma homenagem aos convidados feita pela família dos artistas no final de cada programa. Marcelo Adnet ganha um novo programa na Globo exibido por temporadas nas noites de Quinta-Feira antes do Jornal da Globo, o Adnight que mistura entrevistas, humor e dinâmica com os convidados. Os destaques globais na dramaturgia foram as novelas Velho Chico, Totalmente Demais (2005/2006), Haja Coração (releitura de Sassaricando, novela das 7 global de 1987/1988 e Êta Mundo Bom e de uma certa forma (apesar da baixa audiência nos primeiros meses no final de 2016) a novela A Lei do Amor e a novela das 11 (que virou supersérie) Liberdade Liberdade.


2017: A novela A Força do Querer escrita por Glória Perez e exibida após o JN de Abril à Outubro de 2017 foi o maior destaque da programação global do ano, estreava o talk-show Conversa com Bial apresentado por Pedro Bial ocupando o lugar do Programa do Jô (2000-2016) nos fins de noite globais após o Jornal da Globo. Além de A Força do Querer outros destaques globais na dramaturgia em 2017 foram os primeiros meses da novela O Outro Lado do Paraíso escrita por Walcyr Carrasco e substituiu A Força do Querer no horário pós-JN, novelas das 7 como Rock Story (2016/2017) e Pega Pega, novela das 6 como Novo Mundo e Tempo de Amar e a supersérie (antiga novela das 11) Os Dias Eram Assim que retratava o Brasil na época da ditadura militar (1964-1985). A Globo lanou a campanha publicitária "100 Milhões de Uns" em alusão aos 100 Milhões de Telespectadores de todo o Brasil que assistem a emissora todo o dia, na vinheta a própria emissora diz "Uns gostam da gente, outros dizem que não!", mas realmente a Globo é vista por muitos, amada por uns e odiada por outros.  


Ufaaa! Enfim terminei! Os maiores destaques de toda a trajetória da TV Globo foram a dramaturgia desde 1969 aliás desde a virada dos anos 60 para os anos 70 e tornou-se a marca registrada da emissora desde então, além de coberturas jornalísticas, ainda na dramaturgia o "De Certa Forma" foi para novelas que não foram nem "aquele sucesso" ou "aquele fracasso" mas tiveram assim digamos um certo destaque em determinada época! Bem pessoal, eu fico por aqui e estou concluindo esse texto só agora na noite de Sábado dia 29/04/2017, 3 dias depois do aniversário de 52 anos da Rede Globo! TV Globo, 52 anos de glórias, sucessos, polêmicas e controvérsias! Amada por uns, Odiada por outros e Assistida por muitos! Apesar de tudo Parabéns Rede Globo pelos seus 52 anos no ar! Parabéns Rede Globo, Plim Plim! Bem Pessoal, eu fico por aqui, Boa Noite e ótima noite de Sábado dia 29/04/2017 à Todos e Beijos e Abraços á Todos e Até o próximo Texto e Até a próxima postagem Pessoal! Até mais e Até a próxima! Parabéns Rede Globo, Plim Plim! FUUUIII. 






11 comentários:

  1. Vou falar sobre isso aqui no comentário, algo atípico ocorreu na noite de Domingo dia 18/10/2009 após o Fantástico ao exibir o terceiro e último episódio do fracassado seriado Norma estrelado por Denise Fraga, pelo o menos na grande São Paulo que é o maior mercado televisivo do Brasil e praça oficial do ibope, a Globo além de ter perdido feio para a concorrência, ficou não em segundo e nem terceiro lugar e sim em quarto lugar de audiência (algo que não acontecia desde a virada dos anos 60 para os anos 70 quando a Globo conquistou a liderança de audiência na média geral desbancando a extinta e pioneira TV Tupi), naquela ocasião a Globo na medição de audiência em São Paulo exibindo a esquecida série Norma da Denise Fraga após ás 23 horas (11 da Noite) que é o horário pós-Fantástico, ficou no mísero quarto lugar de audiência, ficando atrás da alternativa e popularesca Rede TV que ficou em terceiro lugar exibindo o escrachado e polêmico humorístico Pânico na TV (Rede TV 2003-2011 e dese 2012 na Band como Pânico na Band) com Emílio Surita, Sabrina Sato (atualmente e desde 2014 na Record apresentando o seu próprio programa) e grande elenco, os principais concorrentes da Globo que são SBT e Record disputaram a liderança (deixando a Globo pela a primeira vez de fora da briga pela liderança em 40 anos), naquela ocasião o SBT ficou em segundo lugar exibindo o Programa Silvio Santos (senão me engano naquele dia o Silvio recebia no seu programa no SBT o ex-jogador Ronaldo Fenômeno que na época estava em seu primeiro ano jogando no Corinthians) e a Record ficou em primeiro lugar exibindo o extinto e enjoativo Programa do Gugu (Record 2009-2013).

    ResponderExcluir
  2. Domingo Legal com Gugu e Celso Portiolli

    ResponderExcluir
  3. Ana Paula Araújo e Serginho Groisman da Rede Globo e Celso Portiolli Eliana e Luís Ricardo do SBT

    ResponderExcluir
  4. Nova abertura Cinema em Casa do SBT (2011)

    ResponderExcluir
  5. Hino Nacional do Brasil em Cachorrês

    ResponderExcluir
  6. MAIS QUE UMA FAMÍLIA (2003) DUBLABEM CLÁSSICA TVRIP SBT SÉRIE

    ResponderExcluir
  7. Celso Portiolli comentar a Eliana e Luís Ricardo

    ResponderExcluir