segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021
Memória da TV: Alguns eventos que a Globo não transmitiu
Oi Pessoal, como vão? Desde o segundo semestre do ano passado (2020) com a volta do Futebol que havia ficado paralisado de março á junho em razão da pandemia, no Brasil o Campeonato Carioca vulgo Cariocão foi o primeiro evento de Futebol brasileiro á retornar com as atividades, depois vieram outros campeonatos estaduais como o Campeonato Paulista vulgo Paulistão, entre outros, o Brasileirão só começou em agosto e está terminando só agora em fevereiro de 2021, a Libertadores voltou em setembro e finalizou em janeiro e por aí vai! A Rede Globo de Televisão sofreu algumas baixas em algumas das transmissões esportivas televisivas, a Libertadores que havia parado em março com o começo da pandemia, voltou em setembro acabou indo pro SBT após falta de acordo entre a Globo e a Comenbol e a desistência da emissora da Família Marinho de transmitir a Libertadores! 2 meses antes em julho na Final do Cariocão com o clássico Flamengo x Fluminense vulgo Fla-Flu acabou sendo transmitida pelo SBT após desistência da Globo, o SBT que não transmitia Futebol desde 2003 voltou a se interessar por transmissões do esporte mais popular e influente do mundo no segundo semestre de 2020, a Libertadores permanece no SBT, o Campeonato Carioca nem SBT e nem Globo, vai pra Record (ai credo! rsss) e dos eventos automobílisticos a Fórmula 1 após 40 anos consecutivos na Globo (desde 1981), agora em 2021 passará a ser transmitida pela Band, 3 ex-globais como Reginaldo Leme, a repórter Mariana Becker e o narrador esportivo Sérgio Mauricio do canal esportivo global SporTV (ele também já narrou a Fórmula 1 na Globo algumas vezes) estarão na transmissão da F1 na Band! A Globo começou á transmitir a Formula 1 em 1972, em 1980 o evento foi transmitido na TV Bandeirantes vulgo Band, em 1981 voltou pra Globo e 40 anos depois o evento voltará pra Band.
O Campeonato Carioca que agorá passará a ser transmitido na Record, a Globo transmitia na maior parte da rede, exceto em estados que tem um forte e conceituado campeonato estadual como São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul! Resta saber se a emissora da IURD transmitirá o Cariocão pra maior parte da Rede exceto pro estado de São Paulo como a Globo fazia ou se transmitirá pra absolutamente toda a Rede? Como o SBT fez na final do evento no ano passado com o Fla-Flu que acabou derrrotando produtos de maior audiência do horário nobre da Globo como o Jornal Nacional e a novela das 9 (na época a reprise tapa-buraco de Fina Estampa novela de 2011/2012 escrita por Aguinaldo Silva, atualmente estão reprisando A Força do Querer novela de 2017 escrita por Glória Perez)! A Globo costuma a transmitir jogos de times cariocas para a maior parte da rede e de times paulistas para o estado de São Paulo! Com a ausência do Cariocão em seu pacote de transmissões esportivas, será que a Globo passará a transmitir o Paulistão pra maior parte da Rede? E no Rio de Janeiro na hora dos jogos do Paulistão em São Paulo? Em sua terra natal (RJ) a Globo transmitirá o Paulistão também pro Rio ou será que exibirá filmes aos domingos antes do Faustão e nas noites de Quarta-Feira após a novela? Respostas em breve.
Eu vi gente nas redes sociais comemorando essas baixas da Globo nas transmissões esportivas, Libertadores no SBT, Cariocão na Record e Fórmula 1 na Band (em especial Anti-Globo e bolsominions), mas para quem acha que é a primeira vez que a Globo não transmite grandes eventos ou quem não conhece a história da TV brasileira, a Globo não transmitir tal evento não é nenhuma novidade! Nem tudo foi na Globo, alguns eventos não transmitidos pela emissora da família Marinho foram:
- Olimpíadas de 2012 (sediadas em Londres - Reino Unido): Transmissão exlusiva da Record na TV Aberta, já na TV Fechada os jogos olímpicos de 2012 foram transmitidos pelos canais SporTV, ESPN Brasil e Band Sports.
- Jogos Pan Americanos vulgo Pan de 2011, 2015 e 2019 (Guadalajara - México em 2011, Toronto - Canadá em 2015 e Lima - Peru em 2019): Os 3 exclusividade da Record na TV Aberta, o Pan de 2011 não teve transmissão de absolutamente nenhum canal esportivo da TV Fechada mas o SporTV transmitiu os Pan's de 2015 e 2019.
- Campeonato Brasileiro vulgo Brasileirão de 1990 e 1991: Ambos exclusividades da Band.
- Libertadores de 1992 (na qual o São Paulo foi campeão pela primeira vez): Exclusividade da extinta emissora pequena e alternativa Rede OM (atual CNT), que inclusive a Rede OM (que acabou sendo a emissora alternativa fenômeno em Junho de 1992 com a transmissão exclusiva da Libertadores e a exibição do polêmico filme épico Calígola de 1979) acabou ganhando da poderosa Globo no horário pós-novela como aconteceu alguns dias depois no dia 19/06/1992 (que caiu numa Sexta-Feira) com a exibição do polêmico filme Calígola (1979)! E a transmissão da Libertadores pela Rede OM teve a narração de ninguém menos do que o global Galvão Bueno, que após uma temporada na OM em 1992, no ano seguinte (1993) quando a emissora mudou de nome para CNT (permanecendo com a parceria de rede com a TV Gazeta de São Paulo que começou em 1992 com a OM e permaneceu até 2000 e com a emissora se chamando CNT-Gazeta), o Galvão voltou pra Globo.
- Carnaval carioca de 1984 (que teve a inauguração da Marquês de Sapucaí): Exclusividade da então novata, extinta e saudosa Rede Manchete (1983-1999)! A então nova emissora pelo menos no Rio de Janeiro, acabou massacrando a poderosa Globo com a transmissão exclusiva do carnaval carioca de 1984, ganhando de lavada de poderosos produtos do horário nobre global como o Jornal Nacional e a então novela das 8 (atual novela das 9 que costumo á chamar na internet de novela pós-JN) Champagne (1983/1984 escrita por Cassiano Gabus Mendes).
- Oscars de 1994 á 1996 e de 2000 á 2004: Transmissões do SBT! Em 1994 em comemoração pelos direitos de transmissão da premiação do Cinema mundial o SBT teve como lema e slogan temporário "A Rede que ganhou o Oscar" e em 2000 o lema de Oscar do SBT foi "A Rede dos Filmes Milionários"! A Globo transmitiu o Oscar até 1993, readquiriu os direitos de transmissão do evento em 1997 e segurou até 1999, retomou os direitos de transmissão da premiação em 2005 e desde então o Oscar não saiu mais da Globo na TV Aberta, já na TV fechada a premiação já foi transmitida por canais como Telecine (que pertence a Globo) e TNT.
Quanto a Copa do Brasil que foi transmitida com exclusividade pelo SBT de 1995 á 1997, a Globo passou á transmitir em 1998 em pool com o SBT e com exclusividade desde 1999 mas didiviu o evento com a Band mais ou menos de 2007 á 2015 que foi o período em que a Band foi parceira da Globo nas transmissões de Futebol na TV Aberta! Embora antes do SBT de 1995 à 1998 e da Globo desde 1998, a saudosa Manchete tenha transmitido a Copa do Brasil de 1994, não sei se a Globo começou a transmitir Copa do Brasil em 1998 ou muito antes de 98.
Esses foram alguns eventos não transmitidos pela Globo! Até a próxima Pessoal! FUUUIII.
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021
TV e Entretenimento: Após 32 anos (desde 1989), 2021 será o último ano do Faustão na Globo
Oi Pessoal, como vão? Essa foi a bomba da semana passada, da última Segunda-Feira dia 25/01 (niver da cidade de São Paulo) no meio televisivo que após 32 anos (desde 1989), Faustão decidiu não renovar o seu contrato com a Globo por mais alguns anos e 2021 será o último ano do Domingão do Faustão e do apresentador na emissora da Família Marinho! Da última segunda-feira (25/01) pra cá, está havendo um festival de boatos e especulações a respeito do que a Globo colocará no lugar do Domingão do Faustão! Dentre as especulações estão de que Luciano Huck caso desista de concorrer a presidência da república em 2022, assuma o horário do Faustão nos domingos globais! Outra especulação é de que Marcos Mion (recém-demitido da Record), caso realmente vá pra Globo, assuma o horário do Luciano Huck nós sábados globais! Mion trabalhou por 11 anos na Record (desde 2010) onde apresentou programas como Legendários (no ar de 2010 à 2017) e as 3 últimas edições da A Fazenda de 2018 à 2020! Embora ele seja mais lembrado em TV's como Record, Band (apresentando o programa Descontrole que depois mudou de nome para Sobcontrole em 2002 e parte de 2003) e MTV onde ganhou fama, muita gente não se lembra mas o Mion na TV começou na Globo como ator, atuando no primeiro ano do seriado Sandy e Júnior (no ar de 1999 à 2002) interpretando um nerd chamado Max! Quanto ao Faustão independente dele se aposentar ou se transferir pra outra emissora ou se a Globo o ano que vem (2022) no lugar do Domingão do Faustão colocar ou o Luciano Huck caso desista da presidência da república, Futebol, Filme ou um novo programa, boa sorte pro Faustão no futuro, 32 anos apresentando um só programa nos domingos da maior rede nacional de TV do Brasil (Globo), não é pra qualquer um, Bicho! Ô Loco meu! rsss! Sucesso e boa sorte pro Faustão no futuro de 2022 pra cima! Até a próxima Pessoal! FUUUIII.