segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021
Memória da TV: Alguns eventos que a Globo não transmitiu
Oi Pessoal, como vão? Desde o segundo semestre do ano passado (2020) com a volta do Futebol que havia ficado paralisado de março á junho em razão da pandemia, no Brasil o Campeonato Carioca vulgo Cariocão foi o primeiro evento de Futebol brasileiro á retornar com as atividades, depois vieram outros campeonatos estaduais como o Campeonato Paulista vulgo Paulistão, entre outros, o Brasileirão só começou em agosto e está terminando só agora em fevereiro de 2021, a Libertadores voltou em setembro e finalizou em janeiro e por aí vai! A Rede Globo de Televisão sofreu algumas baixas em algumas das transmissões esportivas televisivas, a Libertadores que havia parado em março com o começo da pandemia, voltou em setembro acabou indo pro SBT após falta de acordo entre a Globo e a Comenbol e a desistência da emissora da Família Marinho de transmitir a Libertadores! 2 meses antes em julho na Final do Cariocão com o clássico Flamengo x Fluminense vulgo Fla-Flu acabou sendo transmitida pelo SBT após desistência da Globo, o SBT que não transmitia Futebol desde 2003 voltou a se interessar por transmissões do esporte mais popular e influente do mundo no segundo semestre de 2020, a Libertadores permanece no SBT, o Campeonato Carioca nem SBT e nem Globo, vai pra Record (ai credo! rsss) e dos eventos automobílisticos a Fórmula 1 após 40 anos consecutivos na Globo (desde 1981), agora em 2021 passará a ser transmitida pela Band, 3 ex-globais como Reginaldo Leme, a repórter Mariana Becker e o narrador esportivo Sérgio Mauricio do canal esportivo global SporTV (ele também já narrou a Fórmula 1 na Globo algumas vezes) estarão na transmissão da F1 na Band! A Globo começou á transmitir a Formula 1 em 1972, em 1980 o evento foi transmitido na TV Bandeirantes vulgo Band, em 1981 voltou pra Globo e 40 anos depois o evento voltará pra Band.
O Campeonato Carioca que agorá passará a ser transmitido na Record, a Globo transmitia na maior parte da rede, exceto em estados que tem um forte e conceituado campeonato estadual como São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul! Resta saber se a emissora da IURD transmitirá o Cariocão pra maior parte da Rede exceto pro estado de São Paulo como a Globo fazia ou se transmitirá pra absolutamente toda a Rede? Como o SBT fez na final do evento no ano passado com o Fla-Flu que acabou derrrotando produtos de maior audiência do horário nobre da Globo como o Jornal Nacional e a novela das 9 (na época a reprise tapa-buraco de Fina Estampa novela de 2011/2012 escrita por Aguinaldo Silva, atualmente estão reprisando A Força do Querer novela de 2017 escrita por Glória Perez)! A Globo costuma a transmitir jogos de times cariocas para a maior parte da rede e de times paulistas para o estado de São Paulo! Com a ausência do Cariocão em seu pacote de transmissões esportivas, será que a Globo passará a transmitir o Paulistão pra maior parte da Rede? E no Rio de Janeiro na hora dos jogos do Paulistão em São Paulo? Em sua terra natal (RJ) a Globo transmitirá o Paulistão também pro Rio ou será que exibirá filmes aos domingos antes do Faustão e nas noites de Quarta-Feira após a novela? Respostas em breve.
Eu vi gente nas redes sociais comemorando essas baixas da Globo nas transmissões esportivas, Libertadores no SBT, Cariocão na Record e Fórmula 1 na Band (em especial Anti-Globo e bolsominions), mas para quem acha que é a primeira vez que a Globo não transmite grandes eventos ou quem não conhece a história da TV brasileira, a Globo não transmitir tal evento não é nenhuma novidade! Nem tudo foi na Globo, alguns eventos não transmitidos pela emissora da família Marinho foram:
- Olimpíadas de 2012 (sediadas em Londres - Reino Unido): Transmissão exlusiva da Record na TV Aberta, já na TV Fechada os jogos olímpicos de 2012 foram transmitidos pelos canais SporTV, ESPN Brasil e Band Sports.
- Jogos Pan Americanos vulgo Pan de 2011, 2015 e 2019 (Guadalajara - México em 2011, Toronto - Canadá em 2015 e Lima - Peru em 2019): Os 3 exclusividade da Record na TV Aberta, o Pan de 2011 não teve transmissão de absolutamente nenhum canal esportivo da TV Fechada mas o SporTV transmitiu os Pan's de 2015 e 2019.
- Campeonato Brasileiro vulgo Brasileirão de 1990 e 1991: Ambos exclusividades da Band.
- Libertadores de 1992 (na qual o São Paulo foi campeão pela primeira vez): Exclusividade da extinta emissora pequena e alternativa Rede OM (atual CNT), que inclusive a Rede OM (que acabou sendo a emissora alternativa fenômeno em Junho de 1992 com a transmissão exclusiva da Libertadores e a exibição do polêmico filme épico Calígola de 1979) acabou ganhando da poderosa Globo no horário pós-novela como aconteceu alguns dias depois no dia 19/06/1992 (que caiu numa Sexta-Feira) com a exibição do polêmico filme Calígola (1979)! E a transmissão da Libertadores pela Rede OM teve a narração de ninguém menos do que o global Galvão Bueno, que após uma temporada na OM em 1992, no ano seguinte (1993) quando a emissora mudou de nome para CNT (permanecendo com a parceria de rede com a TV Gazeta de São Paulo que começou em 1992 com a OM e permaneceu até 2000 e com a emissora se chamando CNT-Gazeta), o Galvão voltou pra Globo.
- Carnaval carioca de 1984 (que teve a inauguração da Marquês de Sapucaí): Exclusividade da então novata, extinta e saudosa Rede Manchete (1983-1999)! A então nova emissora pelo menos no Rio de Janeiro, acabou massacrando a poderosa Globo com a transmissão exclusiva do carnaval carioca de 1984, ganhando de lavada de poderosos produtos do horário nobre global como o Jornal Nacional e a então novela das 8 (atual novela das 9 que costumo á chamar na internet de novela pós-JN) Champagne (1983/1984 escrita por Cassiano Gabus Mendes).
- Oscars de 1994 á 1996 e de 2000 á 2004: Transmissões do SBT! Em 1994 em comemoração pelos direitos de transmissão da premiação do Cinema mundial o SBT teve como lema e slogan temporário "A Rede que ganhou o Oscar" e em 2000 o lema de Oscar do SBT foi "A Rede dos Filmes Milionários"! A Globo transmitiu o Oscar até 1993, readquiriu os direitos de transmissão do evento em 1997 e segurou até 1999, retomou os direitos de transmissão da premiação em 2005 e desde então o Oscar não saiu mais da Globo na TV Aberta, já na TV fechada a premiação já foi transmitida por canais como Telecine (que pertence a Globo) e TNT.
Quanto a Copa do Brasil que foi transmitida com exclusividade pelo SBT de 1995 á 1997, a Globo passou á transmitir em 1998 em pool com o SBT e com exclusividade desde 1999 mas didiviu o evento com a Band mais ou menos de 2007 á 2015 que foi o período em que a Band foi parceira da Globo nas transmissões de Futebol na TV Aberta! Embora antes do SBT de 1995 à 1998 e da Globo desde 1998, a saudosa Manchete tenha transmitido a Copa do Brasil de 1994, não sei se a Globo começou a transmitir Copa do Brasil em 1998 ou muito antes de 98.
Esses foram alguns eventos não transmitidos pela Globo! Até a próxima Pessoal! FUUUIII.
Engraçado, eu separei os parágrafos, tudo certinho e bonitinho mas quando eu público o texto fica tudo junto! Esse blogger ultimamente tá estranho!
ResponderExcluir