sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Memória da TV: TV Colosso (Rede Globo 1993-1997)



        Boa Noite e ótima Quarta-Feira dia 18/01/2017 à Todos! Eu gostaria de falar sobre um dos programas infantis que mais marcaram época e que fizeram parte da infância minha e de muita gente da geração dos anos 90 que foi a TV Colosso que ficou no ar de 19/04/1993 (Segunda-Feira) à 03/01/1997 (Sexta-Feira) nas manhãs da TV Globo e foi praticamente o último programa infantil que marcou época na Globo! Nas manhãs globais a TV Colosso (1993-1997) substituiu o Xou da Xuxa (1986-1992) e antecedeu o Angel Mix (1996-2000) apresentado por Angélica)! Embora o Angel Mix tenha estreado em Setembro de 1996 (estreou em 16/09/1996 Segunda-Feira), o Angel Mix substituiu de vez a TV Colosso no dia 06/01/1997 (Segunda-Feira) e até então o programa da Angélica era exibido por apenas 1 hora de duração (das 11 da manhã ao Meio Dia) e dividia as manhãs da Globo com a TV Colosso de Setembro de 1996 à Janeiro de 1997 e o Angel Mix até então era apenas um game-show infanto-juvenil e com a extinção da TV Colosso em Janeiro de 1997 da grade da Globo, o Angel Mix com Angélica também passou a exibir desenhos ao ocupar a maior parte das manhãs da Globo de Janeiro de 1997 á Junho de 2000 (quando o programa saiu do ar), assim como os antecessores TV Colosso e Xou da Xuxa.

       O Programa com formato de programa infantil com cachorros bonecos, teve assim digamos um formato inovador pra época e também logo no começo dos anos 90 os programas infantis de auditório estilo Xuxa já estavam dando os seus primeiros sinais de desgaste embora os programas infantis de auditório tenham sobrevivido com a ajuda de aparelhos (maneira de falar) após o fim de programas infantis históricos e consagrados da segunda metade da década de 80 e primeira metade da década de 90 como o antecessor Xou da Xuxa em Dezembro de 1992 e o concorrente Show Maravilha do SBT (comandado por Mara Maravilha) em Fevereiro de 1994.

        TV Colosso tinha um formato de uma emissora de TV comandada por cachorros e satirizavam programas da TV brasileira e tinha até novelas em versões caninas! rs! A produtora Priscila era a protagonista e o programa tinha também outros e diversos personagens como Gilmar (eram 3 Gilmares), JF (diretor da emissora fictícia TV Colosso), Capachão (puxa-saco do chefe), Borges (que rodava os Desenhos animados exibidos na TV Colosso), o robô Bullborg, as Pulgas (que viviam atormentando o Borges e interferindo o sinal da emissora fictícia), o jornalista Walter Gate (apresentador do Jornal Colossal, sátira ao Jornal Nacional), ThunderDog (sátira ao ex-VJ da MTV, Thunderbird que inclusive trabalhou na própria Globo em 1994 apresentando o flopado e esquecido programa TV Zona que ficou no ar por pouco tempo em 1994 após a Copa do Mundo daquele ano sediada nos EUA na qual o Brasil foi Tetra, primeiro começou nas tardes de Sábado e logo mudou-se para as manhãs de Domingo, mas o programa logo saiu do ar), Jaca Paladium (apresentador do programa paródia "Acredite se Puder" ele falava "Acredite se Puderrr" puxando o R e era uma sátira do programa Acredite se Quiser que na TV brasileira foi exibido na extinta Rede Manchete nos anos 90 e ele inventava histórias e toda a história que ele contava acontecia na Nova Zelândia! KKK!), Paulo Paulada, o vidente Malabim, entre outros.

       O Programa sempre encerrava com o cozinheiro chamando todo o mundo para o Almoço, já que o programa terminava na hora do Almoço (assim como os antecessores Xou da Xuxa e Balão Mágico e o sucessor Angel Mix com Angélica) por volta do 12:30 h (Meio Dia e Meia), no caso de afiliadas globais como EPTV (Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Sul de Minas) e RBS TV (Rio Grande do Sul e Santa Catarina) o programa terminava mais cedo por volta do Meio Dia em razão no caso da primeira edição dos seus respectivos telejornais locais como Jornal Regional (atual Jornal da EPTV) e Jornal do Almoço (RBS TV RS e SC) serem mais longas! Com o chefe dizendo mais ou menos "Atenção é hora de matar a Fome, tá na mesa Pessoaaalll!" e todo o mundo corria feito louco para a cozinha! KKK!!!


      TV Colosso que foi o sucessor do Xou  da Xuxa (1986-1992) nas manhãs globais e ficou no ar de 19/04/1993 (Segunda-Feira) à 03/01/1997 (Sexta-Feira) além de ter ocupado integralmente as manhãs da Globo (assim como o antecessor Xou da Xuxa e o sucessor Angel Mix com Angélica) no horário substituiu as reprises dos melhores momentos da temporada de 1992 do Xou da Xuxa (1992 que foi o último ano do programa infantil que consagrou Xuxa como a eterna Rainha dos Baixinhos) e do Show do Mallandro (mais detalhes sobre esse programa na minha postagem sobre o Xou da Xuxa que publiquei aqui no Blog no mês passado em Dezembro de 2016) além da exibição temporária do seriado Mundo da Lua da TV Cultura na Globo que era exibido as 8 da Manhã antes da reprise dos melhores momentos dos programas Xou da Xuxa e Show do Mallandro de Janeiro a Abril de 1993 até estrear a TV Colosso em 19/04/1993 (Segunda-Feira) junto com a programação 93 da Globo.
   

       TV Colosso da sua estreia em 1993 a sua saída da grade da Globo em janeiro de 1997 só teve uma única abertura e um único tema de abertura que foi a música "Eu não largo o Osso" composta por Michael Sullivan e Paulo Massadas, a música era inspirada nos personagens, confiram agora a abertura da TV Colosso (1993-1997):

       
        Discos: O primeiro, de 1994, chegou a ser certificado com disco de ouro (100 mil cópias) pela ABPD.[4] O segundo volume, lançado em 1994, é a continuação da primeira trilha, contendo novas canções-tema dos personagens do programa.  Fonte: Wikipédia.

          Embora eu não tenha achado nem no Memória Globo e nem no Wikipédia, mas a personagem Priscila também havia lançado o seu próprio Disco pela a Som Livre em 1995 e uma das músicas era "Pula, Pula, Pula sem parar".
       
          Especiais: TV Colosso (assim como Xuxa por um bom tempo) também teve especiais na Globo seja de Natal em 1993 (primeiro ano do programa) e em 1994 (já que o Memória Globo não deu créditos a esse especial de Natal da TV Colosso em 24/12/1994 em plena noite de Natal de 1994, eu conto com as minhas próprias palavras) e em 1995 a TV Colosso teve um especial de Dia da Criança em Outubro daquele ano, a seguir, um trecho de um texto sobre a TV Colosso retirado do Memória Globo: em comemoração ao Dia das Crianças, foi ao ar na Terça Nobre outro especial, TV Colosso Especial 1995, que pela primeira vez mostrava os bonecos interagindo com atores da emissora. Um dos cenários utilizados foi a academia de Malhação (1995), e grande parte do elenco do seriado participou do programa.  Fonte: Memória Globo.


    Nesse especial do Dia das Crianças da TV Colosso exibido em Outubro de 1995 no extinto Terça Nobre na Globo teve também como convidados, Xuxa e Sandy e Júnior.

        Mais uma curiosidade sobre a TV Colosso retirada do Memória Globo: Em julho de 1996, TV Colosso reprisou algumas das melhores histórias do infantil Sítio do Picapau Amarelo (1977) em sua primeira versão. Os fãs do programa puderam matar a saudade de todos os personagens da antiga atração. Fonte: Memória Globo.

        O Programa era exibido nas manhãs de Segunda a Sábado da Globo de Abril de 1993 (quando o programa estreou) a Maio de 1994, em Junho de 1994 com a estreia do então novo programa infantil de Xuxa (após o fim do Xou da Xuxa em 1992 e do flopado programa dominical que a eterna Rainha dos Baixinhos apresentou nos Domingos globais em 1993 antes do Domingão do Faustão chamado "Xuxa", eu falei brevemente sobre esse programa na minha postagem sobre o Xou da Xuxa que publiquei aqui no Blog no mês passado em dezembro de 2016) o Xuxa Park (1994-2001) exibido apenas nas manhãs de Sábado, TV Colosso passou a ser exibido de Segunda a Sexta, mas em Janeiro de 1995 e por boa parte daquele ano (não lembro se foi só no primeiro semestre de 1995 ou durou mais alguns meses de 1995) a TV Colosso voltou a ser exibida nas manhãs de Sábado da Globo dividindo as manhãs de sábado globais com o Xuxa Park (melhor do que É de Casa, aquela chatice está no ar desde Agosto de 2015) e depois a TV Colosso voltou a ser exibida nas manhãs de Segunda a Sexta até o programa sair do ar em Janeiro de 1997! Meio off, Xuxa Park ficou no ar até Janeiro de 2001, o programa saiu do ar em razão do trágico incêndio na aeronave que fazia parte do cenário do programa durante a gravação do programa! Mas graças à Deus ninguém se feriu.

       O personagem Zé Carioca da Disney chegou a ter um quadro onde entrevistava famosos na TV Colosso em 1996 (estreou em Janeiro daquele ano), apresentava desenhos inéditos exibidos na TV Colosso e lia cartas de fãs, o quadro se chamava Disney Club (mesmo nome da sessão de desenhos exibida na Globo nas tardes de Domingo em 1993 e era exibida antes do flopado programa dominical da Xuxa e do Domingão do Faustão e também do programa infantil do SBT que estreou em 1997 exibido no começo das noites de Segunda a Sexta na emissora de Silvio Santos ocupando o lugar do telejornal popularesco Aqui Agora, no Disney Club do SBT tinha a TV Cruj que era uma emissora pirata que supostamente interferia o sinal do SBT apresentando programa e exibia desenhos animados da Disney), agora mais um trecho reproduzido do Memória Globo: Por exigência da Disney, o boneco de Zé Carioca teve de ser confeccionado em Los Angeles. Sua estrutura foi feita com látex, fibras de vidro e carbono, e recoberta com tecido e flocking, micropelos que imitam a penugem das aves. Passaram pelo quadro comandado por Zé Carioca personalidades como o atleta Robson Caetano, a apresentadora Angélica, a dupla Sandy & Júnior e o humorista Renato Aragão. Fonte: Memória Globo.
     

      Cancelamento:  Em agosto de 1996, a Rede Globo anunciou ao Grupo Criadores e Criaturas que o contrato não seria renovado, o que levou ao fim imediato e abrupto do programa. Mesmo com a contratação da apresentadora Angélica, havia ainda a possibilidade de divisão de horários entre a TV Colosso e o Angel Mix. Até hoje não se sabem as razões do cancelamento do programa, que na época dava uma alta pontuação de audiência. Mas a versão mais provável é que a direção da Globo achou desgastada sua fórmula. De setembro de 1996 a janeiro de 1997, foram apresentadas apenas reprises. Em uma entrevista para o radiofobia, o dublador Mario Jorge disse que o motivo do cancelamento foi por causa de política. Fonte: Wikipédia
     

      Assim como o antecessor Xou da Xuxa em sua estreia em 1986 deu continuidade aos Desenhos animados (que eram a atração principal da maioria dos programas infantis dos anos 80, 90 e 2000) exibidos no antecessor Balão Mágico (1983-1996), a TV Colosso por sua vez em sua estreia em 1993 deu continuidade aos desenhos animados exibidos no antecessor Xou da Xuxa! Pessoal, espero que tenham gostado dessa minha postagem sobre a TV Colosso e vou encerrar essa minha postagem antecipadamente por causa da dificuldade que estou tendo em dar continuidade ao texto após a lista de desenhos animados exibidos na TV Colosso (lista retirada da Wikipédia), pq sempre quando eu tento escrever alguma coisa, acaba aparecendo fora da linha (não sei o motivo), portando eu encerro o texto antecipadamente e desde já, o texto eu comecei a escrever na Quarta-Feira dia 18/01 e estou encerrando e concluindo agora e hoje Sexta-Feira dia 20/01! Tenham todos uma Boa Noite e até o próximo texto e até a próxima postagem! Beijos e Abraços à Todos! Fique com Deus e confiram agora a lista de Desenhos que já foram exibidos na TV Colosso:

         Beijos e Abraços à Todos! Fique com Deus! FUUUIII.
   



   


  
   



    
  


     Fonte: Wikipédia
      









Um comentário:

  1. Esse Michael foi o mesmo que compôs as músicas 'Lua de Cristal', 'Piuí Abacaxi' e 'Parabéns da Xuxa', além da música 'Talismã', de Leandro e Leonardo

    ResponderExcluir