segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Memória da TV: Os 30 anos do último capítulo da novela Vale Tudo (Rede Globo 1988/1989)



06/01/1989 (que caiu numa Sexta-Feira)- 06/01/2019 (Domingo): Ontem fez exatos 30 anos do último capítulo da novela Vale Tudo (novela global pós-JN de 1988/1989 atualmente em sua segunda reprise no Viva) e 30 anos do suspense "Quem matou Odete Roitman?" 30 anos dessa grande revelação no último capítulo da novela, o assassino aliás a assassina de Odete Roitman foi a romântica Leila (Cássia Kiss) que na verdade matou Odete Roitman por engano, ainda nesse último capítulo de Vale Tudo levado ao ar no dia 06/01/1989 (Sexta-Feira), Marco Aurélio (Reginaldo Faria) e Leila fogem do País sobrevoando o Rio de Janeiro de Helicóptero com Marco Aurélio dando Banana para o Brasil de cima do Helicóptero! Outra cena clássica dessa novela que é um dos clássicos da TV brasileira.


A novela Vale Tudo foi escrita por Gilberto Braga e dirigida por Denis Carvalho (meu xará global! rsss) e com Antônio Fagundes e Regina Duarte (Ivan e Raquel respectivamente) nos papéis principais além de Beatriz Segall (que nos deixou no dia 05/09/2018 que caiu numa Quarta-Feira aos 92 anos, a eterna Odete Roitman), Glória Pires e Carlos Alberto Ricelli (Maria de Fátima e César respectivamente) como os vilões da novela! Os atores Cássio Gabus Mendes e Lídia Brondi que faziam os personagens Afonso e Solange respectivamente, o romance entre eles não surgiu na novela Vale Tudo como eu acreditava até há um tempo atrás e sim na novela Meu Bem Meu Mal (novela pós-JN de 1990/1991 escrita por Cassiano Gabus Mendes), Lídia Brondi que desde 1991 quando concluiu a novela Meu Bem Meu Mal, nunca mais fez novelas, ela e o Cassio Gabus Mendes são casados até hoje! Vale Tudo teve como tema de abertura a música "Brasil" composta por Cazuza (falecido em 1990) e em uma versão é cantada por Cazuza e em outra é cantada por Gal Costa (na versão dela é que foi o tema de abertura da novela)! Retratou o Brasil sem maquiagem, levantando a questão "É Possível ser honesto no Brasil?" e parou o País na virada de 1988 para 1989 com o suspense "Quem matou Odete Roitman?" (destacado no primeiro parágrafo), a novela originalmente ficou no ar de Maio de 1988 á Janeiro de 1989, reprisada no VPVDN (Vale a Pena Ver de Novo) entre Maio e Novembro de 1992 e no Viva na TV á Cabo entre Outubro de 2010 e Julho de 2011 e atualmente em sua segunda reprise no Viva e está no ar desde Junho de 2018 e está previsto pra ficar no ar até Março de 2019! Relembrem ou confiram a abertura da novela Vale Tudo (1988/1989).




Vale Tudo Internacional (1988/1989)- Relembrem a Trilha sonora internacional da novela:




Com hits como "Father Figure" do George Michael, "Lost In You" do Rod Stewart, "Piano In The Dark" da Brenda Russell, "Free As A Bird" do Supertramp, " Paradise" da Sade, entre outros.


E confiram esse link sobre a novela que publiquei no início do ano retrasado (2017) há exatos e apenas 2 anos aqui no Blog no dia 06/01/2017 que caiu numa Sexta-Feira que foi o dia em que completou 28 anos do histórico último capítulo da novela e da revelação do suspense que parou o Brasil na virada de 1988 para 1989 que foi o "Quem matou Odete Roitman?", confiram:


Confiram também essa postagem que publiquei há quase 8 meses no dia 16/05/2018 (que caiu numa Quarta-Feira) aqui no Blog, no dia em que Vale Tudo completou exatos 30 anos da sua estreia no horário nobre da Globo e após o JN e 1 mês e 2 dias antes da sua re-estreia em sua segunda reprise no Viva que está no ar desde 18/06/2018 (que caiu numa Segunda-Feira), previsto pra ficar no ar até Março/2019:


Tudo sobre a novela Vale Tudo vocês conferem nesse link sobre a novela na Wikipédia:

E Também nesse link sobre a novela Vale Tudo no Memória Globo:

Outras novelas: Eu vou falar apenas da época da sua exibição original, como eu já havia falado, no horário nobre da Globo após o JN, Vale Tudo ficou no ar entre Maio de 1988 e Janeiro de 1989 substituindo Mandala (1987/1988) e antecedendo O Salvador da Pátria (coincidentemente essa novela estreou no dia em que eu completei 2 aninhos em 09/01/1989 que caiu numa Segunda-Feira! rsss)! Vale Tudo assim como Roque Santeiro (1985/1986) e Tieta (1989/1990) é uma das novelas das 8 (atual novela das 9 que costumo a chamar de novela pó-JN) de maior sucesso e repercussão dos anos 80 e de todos, aliás de toda a história da TV brasileira! Em 2016 foi eleita pela revista Veja junto com a novela Avenida Brasil de 2012 (que também foi exibida após o JN e essa outra novela foi escrita por João Emanuel Carneiro) como a "melhor telenovela brasileira" de todos os tempos.

As minhas novelas preferidas de toda a história da TV brasileira, duas delas são Roque Santeiro e Vale Tudo! Mas de todas, Vale Tudo e que eu mais me identifico já que retrata o Brasil sem maquiagem e embora a novela tenha 30 anos e embora em 1988 não houvesse outras mídias como TV por Assinatura, Internet, Celulares e Redes Sociais é uma novela bem atual embora seja antiga! É um novelão e tanto! Pena que eu não esteja podendo acompanhar já que estou sem TV por Assinatura há 3 anos e 1 mês, desde Dezembro de 2015 (eu tive TV por Assinatura de Outubro de 2010 á Dezembro de 2015)! Em Junho de 2011 quando passamos á assinar a TV por assinatura da NET (até dezembro de 2015) eu cheguei a acompanhar Vale Tudo quase acabando, o último capítulo de Vale Tudo não vi em Janeiro de 1989 (já que na época eu estava há 3 dias de completar 2 anos e de estrear a novela O Salvador da Pátria subsituindo Vale Tudo após o JN), em Novembro de 1992 quando eu tinha apenas 5 anos em sua reprise no VPVDN eu lembro assim mais ou menos da cena em que a Odete Roitman (Beatriz Segall) é assassinada, mas o último capítulo de Vale Tudo eu vi ao vivo em cores em Julho de 2011 na primeira reprise da novela no Viva e achei o máximo! Em Julho de 2011 em sua 1ª reprise no Viva, Vale Tudo foi substituída por Roque Santeiro (1985/1986). 




30 anos do último capítulo da novela Vale Tudo, um dos maiores sucessos da história da TV brasileira que está em sua segunda reprise no Viva na TV Fechada e está previsto pra ficar no ar até Março! Dedico essa postagem ao crítico de TV e blogueiro Nilson Xavier! Um Abração Nilson! Até a próxima Pessoal! Beijos e Abraços à Todos e Fiquem com Deus! FUUUIII.







Nenhum comentário:

Postar um comentário