terça-feira, 6 de setembro de 2016
Memória da TV: Os Trapalhões
Boa Noite á Todos Pessoal, ótima Terça-Feira e ótima véspera de feriado de 7 de Setembro á Todos! Esses dias me deu uma Preguiça de escrever texto no Blog e agora estou com um pouco mais de disposição! KKK! Agora irei fazer a minha primeira postagem televisiva do Blog e será sobre Memória da TV e sobre um dos programas que mais fizeram história e mais marcaram época nessas 6 décadas e meia de TV no Brasil que é Os Trapalhões (de 1966 á 1976 em TV's como a extinta TV Excelsior, TV Record que está em atividade até hoje e a pioneira e também extinta TV Tupi e de 1977 á 1993 na Rede Globo) sem sombra de dúvida e também já estava cogitando em abordar esse assunto desde quando eu abri o Blog no dia 18/07/2016 (Segunda-Feira) e resolvi deixar um pouco mais pra frente e o momento é agora, vamos nessa.
Didi (Renato Aragão), Dedé, Mussum e Zacarias era o quarteto que fazia a alegria de milhões de brasileiros em frente à TV nas desanimadas noites de Domingo nos anos 70, 80 e parte dos anos 90, no caso da passagem do divertido quarteto pela gigante TV Globo de 1977 à 1993 na faixa das 19 horas (7 da Noite) sempre antecedendo a tradicional revista eletrônica das noites de domingo da Globo, o Fantástico (no ar desde 1973)! De Março de 1989 até Dezembro de 1993 (o programa ficou no ar nas noites de Domingo da Globo até então) era antecedido pelo Domingão do Faustão (no ar de 26/03/1989 até hoje) e até os 3 primeiros meses de 1989 era o único programa dominical da Globo que liderava a audiência com folga (o Fantástico também apesar do concorrência com Silvio Santos no SBT), já que na maior parte da década de 80 (até o Faustão estrear em 26/03/1989 com o Domingão do Faustão) a Globo era freguesa de Silvio Santos (dono do concorrente SBT) nas tardes de Domingo, enquanto que a emissora da Família Marinho liderava a maioria dos horários nos demais dias da semana (até hoje é assim, embora a audiência da Globo seja menor do que de até há alguns anos atrás em razão do crescimento de outras mídias como TV á Cabo, Internet e Redes Sociais) e também naquela época a Globo não transmitia Futebol assiduamente todo o Domingo como é mais ou menos desde a virada dos anos 90 para os anos 2000.
Os Trapalhões foi um dos maiores fenômenos de popularidade e audiência no Brasil em toda a história e entrou para o Guiness Book (O Livro dos Recordes) como o programa humorístico de maior duração da TV brasileira com 30 anos de exibição aproximadamente.
O quarteto Didi, Dedé, Mussum e Zacarias estiveram separados no ano de 1983 (nasci 4 anos depois em 1987)! Dedé, Mussum e Zacarias estiveram separados do Didi (Renato Aragão) naquele ano (1983) e voltaram á se juntar no ano seguinte em 1984! Em 1983 enquanto que Renato Aragão fazia o programa Os Trapalhões em carreira solo, os outros 3 (Dedé, Mussum e Zacarias) faziam quadro num programa de humor da Globo que não fez sucesso e era exibido aos Domingos ás 18 horas (6 da Tarde) antes do Os Trapalhões (só com o Didi) chamado "A Festa é Nossa" (frase que faz parte da tradicional musiquinha da vinheta de fim de ano da Globo o "Hoje a Festa é Sua, Hoje a Festa é Nossa") e era semelhante á programas de humor como "Balança mas não Cai" (anos 70 e 80) e o Zorra Total (atual Zorra) no ar de 1999 até hoje (esse programa já foi mais engraçado um dia, a primeira temporada de 1999 quando esse programa era mais assistivel, está sendo reprisada no Viva na TV á Cabo).
2 dos integrantes desse lendário grupo e programa humorístico de TV já não estão mais entre nós que são Mussum (falecido em 29/07/1994, 12 dias depois que o Brasil conquistou o Tetra na Copa do Mundo de Futebol que em 1994 foi sediada nos EUA) e Zacarias (falecido em 18/03/1990), aliás esses eram os integrantes mais engraçados do grupo, o Didi também era, o Dedé também mas principalmente o Didi! O Mussum a marca registrada dele é ele falar todas as Palavras terminando com "is" e isso até gerou memes nas redes sociais em 2012 para relembrar o saudoso humorista.
Contar a história do Os Trapalhões num Blog seja de TV ou de assuntos em geral é um capítulo á parte, Os Trapalhões tem muita história pra contar e não dá pra contar tudo ou relatar tudo num só texto! Como eu já havia falado, só na TV Globo o programa ficou no ar de 1977 á 1993 nas noites de Domingo e teve reprises no segundo semestre de 1994 por volta das 17:30 h, acho que substituindo temporariamente a Escolinha do Professor Raimundo com o saudoso mestre do humor Chico Anysio (falecido em 2012) no horário que á partir de Abril de 1995 passou á ser ocupado pela já tradicional novela teen global Malhação, o programa também teve reprises ente 1996 e parte de 1998 no horário do Almoço ao Meio Dia, após a programação infantil da Globo e antes da primeira edição dos Praças TV que são os jornais locais da Globo e afiliadas e também nas férias escolares de Julho de 1999 e bem cedinho por volta das 8 da Manhã entre o Bom Dia Brasil e o programa infantil Angel Mix (1996-2000) apresentado por Angélica e também reprisavam os melhores momentos de Os Trapalhões de 1977 á 1993 no programa de auditório do grupo humorístico apresentado por Didi e Dedé (Renato Aragão e Dedé Santana) que ficou no ar em 1995 e por apenas 4 meses de Abril á Agosto daquele ano e era exibido na hora do Almoço dominical, só que Os Trapalhões em versão programa de auditório acabou não repetindo o mesmo sucesso do histórico programa humorístico exibido nas noites de Domingo antes do Fantástico de 1977 á 1993! Os Trapalhões em versão programa de auditório nas tardes de domingo da Globo de abril á agosto de 1995 (antecedendo a sessão de filmes Temperatura Máxima e o Domingão do Faustão) perdia para o Domingo Legal apresentado por Gugu Liberato no SBT (só em 19/10/1997 que esse programa que acabei de citar e foi apresentado por Gugu de 1993 até parte de 2009 no SBT é que passou á ser concorrente direito do global Domingão do Faustão).
Os Trapalhões fizeram história e marcaram época não só na TV como também no Cinema brasileiro, várias figuras famosas já estiveram no elenco de algum filme do Os Trapalhões, diversos atores e atrizes consagradas que não dá para citar todos (as), cantores, apresentadores como Gugu, Xuxa e Angélica e boy-bands que fizeram sucesso na virada dos anos 80 para os anos 90 como Dominó e Polegar, entre outros já estiveram no elenco de algum filme do Os Trapalhões.
Esse lendário programa de humor, merecia uma reprise no Viva (Canal á Cabo de reprises da Globo) embora estejamos sem TV á Cabo desde Dezembro de 2015! Não acham??? Bem melhor do que o insosso A Turma do Didi (1998-2013), é tanta história para contar sobre Os Trapalhões e tantos filmes que eles fizeram que é muita coisa para um texto só, até poderia reproduzir trechos da história do Os Trapalhões no Wikipédia e no Memória Globo, mas ao invés disso eu vou repassar os links, a história completa e mais detalhada e toda a trajetória de Os Trapalhões, na TV, no Cinema, etc, vocês conferem no Wikipédia e no Memória Globo.
Os Trapalhões- Wikipédia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Trapalh%C3%B5es
Os Trapalhões- Memória Globo:
http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/humor/os-trapalhoes/fotos-e-videos.htm
Já no Youtube tem diversos vídeos de programas de TV e filmes do Os Trapalhões, além das aberturas do programa na Globo.
Essa foi a minha primeira postagem televisiva do Blog e nada melhor do que abordar um programa que fez história na TV brasileira e marcou gerações que foi Os Trapalhões! Beijos e Abraços á Todos e Até a próxima postagem! Até mais Pessoal! FUUUIII.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Como eu já havia falado no texto mas vale a pena repetir, contar a história do Os Trapalhões num Blog seja de TV ou de assuntos em geral é um capítulo á parte, Os Trapalhões tem muita história pra contar e não dá pra contar tudo ou relatar tudo num só texto
ResponderExcluirLembrando também que no momento está sendo exibido (vai passar na Globo em Setembro) no canal pago Viva, o remake de Os Trapalhões que conta também com a participação especial dos Trapalhões originais Didi e Dedé (Renato Aragão e Dedé Santana respectivamente).
ResponderExcluirPrograma só foi até 1993, de 1994 até 2000 era só reprise.
ResponderExcluir