sábado, 17 de junho de 2017

TV Cultura, 48 anos! A emissora pública-educativa do estado de São Paulo e a principal TV Pública do Brasil



     15/06/1969- 15/06/2017: Hoje faz exatos 48 anos que entrava no ar em São Paulo pelo extinto Canal 2 -SP analógico, a TV Cultura, de propriedade da Fundação Padre Anchieta e do Governo do Estado de São Paulo e é a principal emissora do gênero pública-educativa do Brasil! A emissora educativa paulista é mais nova do que duas grandes emissoras comerciais que surgiram entre 1965 e 1967, a TV Cultura é 4 anos mais nova do que a Globo (1965) e dois anos mais nova do que agora cinquentona Band (1967) e marcou gerações com os seus infantis educativos e divertidos como os Castelos Rá Tim Bums da Vida e eram alternativas aos infantis das TV's Comerciais estrelados pelas Xuxas e pelos Bozos da Vida! Parabéns TV Cultura! Parabéns Cultura! Parabéns Fundação Padre Anchieta! Este é um Texto em homenagem a TV Cultura e seus 48 anos no ar, só que não farei cronologia, já que fazer cronologia ou linha do tempo de TV é cansativo (só farei isso novamente em agosto, quando o SBT de Silvio Santos completar 36 anos de existência em 19/08/2017 que cairá num Sábado) eu farei algo semelhante que eu fiz á respeito da Band e seus 50 anos em Maio ou seja, apenas uma homenagem a emissora pública-educativa paulista, além de vinhetas da emissora de 1969 (ano de fundação da TV Cultura de São Paulo) até recentemente ou atualmente.


      A emissora educativa-paulista é elogiada por muitos, porém dá no máximo 1 pontinho de audiência e muitas vezes traça no ibope em São Paulo (que é o maior mercado televisivo do Brasil e praça oficial do ibope) e disputa ou o quinto lugar com a Rede TV ou o sexto lugar com a Gazeta! Mas a emissora fez história por exemplo com programas infantis como Castelo Rá Tim Bum (1994) que de 1994 á 1996 (até o começo de 1997) dava no máximo 12 pontos conquistando o terceiro lugar de audiência (e ás vezes o segundo ganhando do SBT) na faixa das 19 horas (7 da Noite) alternativa para as crianças para atrações adultas como por exemplo a novela das 7 da Globo e telejornais nas demais emissoras.


    Confiram agora as vinhetas da TV Cultura de 1969 (ano de fundação da emissora educativa paulista) até 2017 (ano atual);  





A TV Cultura merece todas as nossas homenagens! A TV Cultura nas mãos da Fundação Padre Anchieta e do Governo do estado de São Paulo está no ar ininterruptamente desde 15/06/1969 operando pelo antigo e já extinto Canal 2 analógico de São Paulo! A emissora nas mãos dos diários associados (que controlava a extinta e pioneira TV Tupi que esteve em atividade de 1950 á 1980)  surgiu em 1960 e esteve em atividade até 1967 quando a emissora havia sido adquirida pela Fundação Padre Anchieta e foi desativada por 2 anos e reativada e em atividade initerruptamente desde 15/06/1969 como emissora pública-educativa! A TV Cultura merece todas as nossas homenagens! TV Cultura 48 anos, um jeito diferente de ver e fazer Televisão! A TV que Faz bem! Sucesso, Felicidades e muitos anos de Vida para a TV Cultura.


Espero que gostem dessa minha breve e singela homenagem para a TV Cultura e Até o próximo Texto e Até a próxima postagem Pessoal.


Beijos e Abraços á Todos e Até a Próxima! Viva a TV Cultura! FUUUIII. 
            

Um comentário:

  1. Em Fevereiro de 1986 houve um incêndio na TV Cultura (eu havia visto há um tempo atrás em um extinto telejornal da própria TV Cultura chamado Diário Paulista e também um novo amigo virtual que mora em Fernandópolis-SP havia me acrescentado isso no Inbox do Face)e bravamente os técnicos da emissora educativa-paulista mantiveram a emissora no ar no improviso! Incêndio em emissoras de TV era mais comum nos anos 60 e 70! TV's como Globo, Record e Bandeirantes também já foram vítimas de incêndio em suas respectivas instalações.

    ResponderExcluir