quinta-feira, 10 de outubro de 2019
Telecrítica: As Tardes da TV brasileira
Oi Pessoal, como vão? Essa postagem será sobre TV e falando sobre as Tardes da TV brasileira, sobre a programação vespertina televisiva e também há algumas críticas há alguns programas como o novo programa vespertino global Se Joga que estreou no último dia 30/09 (Segunda-Feira) e é apresentado por Fernanda Gentil, Fabiana Karla e Érico Brás! O programa além de ter sofrido inúmeras críticas de muitos internautas no dia da sua estreia (Segunda-Feira dia 30/09/2019) fez com que a Globo (após o término do Jornal Hoje) continuasse perdendo pra Record exibindo o popularesco Balanço Geral com o quadro de fofocas A Hora da Venenosa apresentado por Fabíola Reipert (que também é conhecida como Cobríola Reipert pela fama de maldosa que ela tem ao falar de celebridades) e a estratégia que a Globo aderiu e que surgiu na concorrência aliás na concorrente Record em 2006 (quando tornou-se concorrente inimiga da Globo, até 2005 o arqui-rival da Globo era o SBT de Silvio Santos) de terminar um programa e começar logo outro sem interprograma e nem oferecimento (patrocínio) do programa a seguir, mas isso só acontece quando no final do Jornal Hoje quando a Maju entrega o horário para o Se Joga com Fernanda Gentil e Cia porém nem tem dado muito certo já que no horário das 14;20 h ás 15:20 h a Globo continua perdendo para o quadro de fofocas do Balanço Geral (Record) o A Hora da Venenosa! Mas logo no comecinho do Se Joga tem um pequeno intervalinho no início do programa com o patrocinador local (que na TV TEM é o supermercado Tauste que tem lojas em Marília, Bauru e aqui em Sorocaba), mas essa tal estratégia da Globo é em vão.
Quanto ao programa Se Joga, o programa é horrível e mal produzido, no dia da estreia na segunda-feira dia 30/09, eu assisti o programa por 25 minutos, assisti até a hora em que a avó da Paola Oliveira (que atualmente interpreta a Vivi Guedes na atual novela do horário nobre global A Dona do Pedaço) havia falado com ela no telefone, acabou me dando sono, desliguei a TV e dei o meu habitual cochilo da tarde! Mas eu havia prometido á mim mesmo de que eu iria assistir o Se Joga apenas na estreia por curiosidade e não consegui assistir o programa até o final! O Se Joga precisa fazer inúmeras mudanças ou reformulações se a Globo quiser virar o jogo contra a Record das 14:20 h ás 15:20 h, caso o contrário ninguém irá mais aguentar aquele programa! Há alguns meses atrás foi notificado na imprensa de que seria o programa da Fernanda Gentil e não um programa com 3 apresentadores, a Fernanda Gentil devia apresentar o programa sozinha e mostrar a que veio como apresentadora de programa de entretenimento, após anos como jornalista esportiva seja como repórter ou comandando ou o Globo Esporte ou o Esporte Espetacular, lembrando que ela começou na TV no canal esportivo SporTV (que eu saiba) que pertence ao Grupo Globo (Canal Globosat)! Fabiana Karla e Érico Brás embora sejam talentosos atores e comediantes, são apresentadores desnecessários no Se Joga, eles poderiam apresentar quandros no programa ao invés de serem apresentadores titulares, o programa devia ser apenas para a Fernanda Gentil! Ironicamente o Se Joga está fazendo o Vídeo Show que saiu do ar em janeiro desse ano (2019) após 36 anos no ar (1983-2019) á deixar saudades! Assim como no final da manhã o Encontro com Fátima Bernardes (apesar dela ter sido uma excelente jornalista, ela é uma boa apresentadora mas o programa ela é muito chato) acaba fazendo com que as Paquitas, a Priscila da TV Colosso, a Fada Bela (Angélica) e até a TV Globinho deixem saudades.
Só uma pequena análise da atual programação vespertina da TV brasileira na Globo e em outras emissoras, na Globo após o tradicional telejornal vespertino Jornal Hoje agora temos também o mal-feito e mal-produzido Se Joga, logo em seguida tem a Sessão da Tarde que muitas vezes exibe filmes meia-boca, Vale a Pena Ver de Novo que ultimamente vem reprisando novelas clássicas como Por Amor (novela pós-JN de 1997/1998 escrita por Manoel Carlos) que foi uma das novelas de grande sucesso dos anos 90 e nessa última Segunda-Feira dia 07/10 passou a ser reprisada no VPVDN (dividindo a última semana da re-reprise de Por Amor, com reprises no VPVDN em 2002/2003 e no viva na TV Fechada em 2010 e 2017) a novela de maior audiência sucesso e repercussão dessa década que foi Avenida Brasil (novela pós-JN de 2012 escrita por João Emannuel Carneiro), depois vem a tradicional novela teen global Malhação (no ar desde 1995)! Mudando de canal, na Record com o seu sensacionalismo excessivo no meio dos popularescos e sensacionalistas Balanço Geral e Cidade Alerta tem também uma reprise de novela (Bela a Feia de 2009), no SBT tem o famigerado programa de fofocas Fofocalizando, em seguida vem o tele-barraco Casos de Família com Christina Rocha e novela enlatada, na Band além daqueles programas de Futebol pra corintiano fanático assistir (Jogo Aberto com Renata Fan na hora do Almoço e Os Donos da Bola que na praça São Paulo é apresentado pelo corintiano aloprado Neto) tem o Melhor da Tarde com Cátia Fonseca que também tem um quadro de fofocas (nunca assisti a Cátia Fonseca na Band, só mesmo na Record de Abril de 1999 á Setembro de 2000 substituindo a hoje global Ana Maria Braga e sendo inesperadamente substituída por Claudete Troiano no extinto Note e Anote da Record e também já vi ela uma vez e outra na Gazeta onde por 15 anos de 2002 á 2017 apresentou o programa Mulheres)! Ainda na Band após o melhor da Tarde com a Cátia Fonseca vem o Datena com o sensacionalista e policialesco Brasil Urgente! Essa versão do Melhor da Tarde com a Cátia Fonseca que está no ar desde Março do ano passado (2018) eu nunca assisti mas eu já assisti a versão dos anos 2000 desse programa que ficou no ar de 2001 á 2005 e de 2001 á 2004 já foi apresentado por Astrid Fontenelle, Leão Lobo e a numeróloga Aparecida Liberato (irma do Gugu) e em 2005 foi apresentado por Leonor Corrêa (irmã do Faustão) que anteriormente em 2002 e 2003 apresentou o extinto A Casa é Sua da Rede TV! Por falar na Rede TV a maior estrela das tardes daquela emissora é a polêmica Sonia Abrão (também conhecida como coveira da TV brasileira) com o seu meia-boca programa de fofocas A Tarde é Sua.
A programação vespertina da TV brasileira não é a oitava maravilha do mundo, eu até poderia contar uma história da programação vespertina da TV brasileira, de programas que marcaram época nas tardes televisivas mas aí levaria muito tempo e muitos dias, já que contar a história da TV brasileira em Blog é como escrever um livro mas enfim! A programação vespertina televisiva de Segunda á Sexta deixa á desejar, á de Sábado também não é lá aquelas coisas exceto alguns programas, mas Domingo continua sendo imbatível no quesito "Pior dia da semana pra se ver TV", principalmente as programações dominicais de concorrentes da Globo como SBT e Record, porém a Record acaba tendo a pior programação dominical da TV brasileira em minha humilde e singela opinião.
Confesso que havia me dado preguiça de desenvolver esse texto mas hoje que é Quinta-Feira dia 10/10/2019 acabou me dando pique pra desenvolver essa postagem, tendo com foto de capa as logomarcas de dois tradicionais programas vespertinos da Globo como Sessão da Tarde e Vale a pena Ver de Novo! Apesar de tudo a programação vespertina da TV brasileira é mais voltada para donas de casa e Pessoas desempregadas, mas principalmente para donas de casa.
Fiquei com preguiça de desenvolver o Texto mas consegui! KKK! A Tarde depois do Almoço se você não tiver nenhum compromisso ou estiver cansado ou com sono, Se Joga na cama! KKK! Até a próxima Pessoal! Beijos e Abraços á Todos e Fiquem com Deus! FUUUIII.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Melhor seria Vale a Pena Ver de Novo primeiro, depois Sessão da Tarde
ResponderExcluirNão é assim uma Brastemp. Bons tempos quando era Vídeo Show, Vale a Pena Ver de Novo, Sessão da Tarde, Globo Notícia, Malhação e novela das seis.
ResponderExcluir