terça-feira, 21 de dezembro de 2021

70 anos das Telenovelas brasileiras

1951 - 2021: 70 anos das Telenovelas brasileiras. A Primeira novela da história da TV brasileira foi Sua Vida Me Pertence (TV Tupi 1951), protagonizada por Vida Alves (falecida em 2017) e Walther Foster (falecido em 1996), diferente das novelas dos anos 60 pra cá que são gravadas, a novela era ao vivo e teve o primeiro beijo da história da TV brasileira e a novela era exibida apenas duas vezes por semana e não diariamente de segunda à sábado ou de segunda à sexta como as novelas dos anos 60 pra cá! A primeira telenovela diária da história da TV brasileira foi 2-5499 Ocupado (TV Excelsior 1963) e a primeira novela em cores da história da TV brasileira foi O Bem Amado (Globo 1973)! Foram tantas e tantas novelas que não dá pra falar de absolutamente todas mas elas são destaques em minhas postagens aqui no Blog "Denis e Você" na cronologia contando a história da TV brasileira e de emissoras de TV como Globo (a emissora mais noveleira do Brasil já que as novelas sempre foram o carro chefe da emissora da Família Marinho), SBT (embora a emissora de Silvio Santos além de programas de auditório e programas infantis tenha marcado mais época exibindo novelas mexicanas do que produzindo as próprias novelas) e Manchete (essa extinta e saudosa emissora também fez história e marcou época fazendo super produções e novelas ousadas). Novelas, quem nunca assistiu pelo menos uma cena ou um pequeno relance de alguma novela que atire a primeira pedra aliás que atire o primeiro controle remoto! KKK! Novelas, sendo ou não sendo noveleiro, assistindo ou não assistindo, gostando ou não gostando, amando-as ou odiando-as elas são e sempre foram a atração de maior audiência da também Setentona TV brasileira. Como capa dessa postagem, vídeo da chamada do especial 70 Anos Esta Noite, comemorativo aos 70 anos das Telenovelas brasileiras, levado ao ar na Globo na noite desta Terça-Feira dia 21/12/2021 após a novela Um Lugar ao Sol (atual novela pós-JN, antiga novela das 8 atual novela das 9). 70 Anos das Telenovelas brasileiras! A Setentona teledramaturgia brasileira! Parabéns novelas brasileiras.

6 comentários:

  1. Parabéns pela homenagem prestada aos 70 anos das telenovelas Denis!

    ResponderExcluir
  2. Você poderia falar sobre a história da TV por assinatura e da rede Telecine em um dos posts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a sugestão, mas como estou sem PC e estou me virando como posso na internet e redes sociais e Blog pelo celular, fazer uma postagem dessas é muito trabalho e muita pesquisa! As postagens cronologicas como a da TV brasileira e de emissoras de TV como Globo, SBT e a extinta e saudosa Manchete, eu que o diga.

      Excluir
  3. A primeira novela das seis começou em 1971, com uma interrupção entre 1973 e 1975, quando o horário foi retomado, apresentando adaptações da literatura brasileira, em 1982 foram substituídas por produções originais, na década de 90 remakes. Houve um hiato de três meses entre o fim de Sinhá Moça e o início de Direito de Amar.
    A primeira novela das sete começou em 1966, com uma interrupção entre 1966 e 1968, porque o horário não estava consolidado, o horário foi retomado em 1968. Até 1994, eram exibidas depois da novela das seis e antes dos telejornais locais. Desde 1995, são exibidas entre o telejornal local e o Jornal Nacional.
    A primeira novela das oito começou em 1965, com uma interrupção em 1966, porque O Ébrio era novela da TV Paulista (hoje TV Globo São Paulo), em 1969, como transição entre as novelas de capa e espada para as realistas. Houve um hiato em 1983, quando a novela Sol de Verão foi encurtada, porque o personagem principal, Jardel Filho, morreu, e foi reprisada a novela O Casarão até estrear Louco Amor, e em 1975, quando Roque Santeiro, que seria a substituta de Escalada, ia estrear, foi censurada; enquanto Pecado Capital estava sendo escrita, foi reprisada Selva de Pedra. Roque Santeiro foi liberada dez anos depois, em 1985
    Em 2020, devido à pandemia do coronavírus, as novelas inéditas foram substituídas por reprises: Totalmente Demais, Haja Coração, Pega Pega e o final de Salve-se Quem Puder, Fina Estampa, A Força do Querer, Império e o final de Amor de Mãe, Novo Mundo, Flor do Caribe e A Vida da Gente
    Nos anos 70, existia um quarto horário, às 22:00: Gabriela, O Rebu, Saramandaia, O Bem Amado, e algumas sem sucesso, como Nina, O Pulo do Gato e Sinal de Alerta, esta que não tinha tema de abertura. Depois disso, não houve exibição sucessiva de novelas, o horário foi substituído por séries, em 1983 e 1990 o horário foi 'ressuscitado': Eu Prometo e Araponga, sem sucesso, sepultando a faixa. Depois de duas décadas ocupando o horário com minisséries, seriados e outros programas que não de dramaturgia, o horário retornou em 2011, com remakes, como O Astro, Gabriela, Saramandaia, O Rebu, Liberdade, Liberdade, e Verdades Secretas - a única original, e em 2017, superséries - Onde Nascem os Fortes e Os Dias Eram Assim. Verdades Secretas foi reprisada em 2021 como um esquenta para a nova temporada, que reativou o horário.

    ResponderExcluir
  4. A primeira novela da Globo foi Ilusões Perdidas, produzida e levada ao ar em 1965 no primeiro ano da emissora e quando a Globo era o simples Canal 4 do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir