terça-feira, 15 de agosto de 2017
Homenagem: Sorocaba-SP 363 anos
Hoje que é dia 15 de Agosto de 2017 (Terça-Feira) é aniversário de 363 anos da cidade de Sorocaba-SP que é a minha cidade, minha terra natal (onde nasci em 09/01/1987), cidade na qual onde nasci, cresci e fui criado (embora sejam sinônimos eu fiz questão de repetir! KKK!) embora a minha Família e eu quando eu tinha dos 2 aos 6 anos de idade de 1989 á parte do ano de 1993 moramos na região Nordeste e em Teresina-PI (essa outra cidade faz aniversário amanhã que é 16 de Agosto que é o mesmo dia do aniversário da nossa vizinha cidade de São Roque-SP e também de uma celebridade ilustre e de peso que a cantora, atriz e eterna Rainha do Pop, Madonna)! Sorocaba merece mais e mais homenagens.
Essa é uma postagem semelhante ao que fiz o ano passado (2016), mas terá algumas edições, vai ter alguns trechos retirados da wikipédia.
Sou suspeito pra falar dessa fabulosa cidade, mas locais turísticos como o Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, cartões postais como a Catedral Metropolitana de Sorocaba e até mesmo a própria Prefeitura da cidade que é o Paço Municipal ou Palácio dos Tropeiros, o Mosteiro de São Bento, um Time de Futebol tradicional e querido por muitos sorocabanos que é o Esporte Clube São Bento, comidas típicas como a Coxinha da Padaria Real (famosa padaria daqui de Sorocaba) que é informalmente chamada de "Coxinha da Real", gírias sorocabanas como Castelli (Olhar com atenção), Paía (Coisa sem importância), Chovendinho (Chuviscar ou Garoar, essa que é uma gíria estadual Paulista, no Nordeste chamam Serenar), Rodar (acordar atrasado e perdendo a hora de tal compromisso), Posar (Dormir na casa de algum parente ou amigo), enfim são tantas e tantas pérolas sorocabanas que não dá pra citar Tudo.
A Cidade foi fundada em 15/08/1654 pelo bandeirante Baltasar Fernandes! Sorocaba é 100 anos mais nova do que São Paulo (que foi fundada em 25/01/1554 por José de Anchieta) e 89 anos mais nova do que o Rio de Janeiro (que foi fundada em 01/03/1565 por Estácio de Sá) e é a terceira maior cidade do interior paulista (ficando atrás de Campinas e Ribeirão Preto), e a quarta maior cidade do estado de São Paulo (contando com a Capital).
Agora eu irei reproduzir alguns trechos da história de Sorocaba retirados da Wikipédia.
"Baltasar Fernandes doou terras aos beneditinos de Parnaíba, para que estes construíssem um convento e uma escola. Essa edificação foi o mosteiro de São Bento, fundado em 1660. O povoado foi elevado a município no dia 3 de março de 1661, passando a chamar-se vila de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba e, na ocasião, foi instalada a primeira câmara municipal."
"O primeiro ciclo a marcar a vida econômica de Sorocaba foi o bandeirismo, quando os Sorocabanos aprofundaram-se além das linhas de Tordesilhas, montando entrepostos comerciais e de mineração. Os bandeirantes sorocabanos Paschoal Moreira Cabral e Miguel Sutil são fundadores da cidade de Cuiabá, no estado de Mato Grosso. Segundo uma historiografia antiga, as cidades de São Paulo exportavam escravos indígenas ao nordeste açucareiro, no entanto, foi demonstrado pelo importante historiador John Manuel Monteiro que São Paulo concentrava mão de obra escrava indígena para a produção agrária. Portanto, não é verdade que os bandeirantes paulistas caçavam índios para vendê-los às fazendas nordestinas. Os bandeirantes aprisionavam índios para que eles fossem usados como escravos nas próprias fazendas paulistas e em Sorocaba não foi diferente. Ségio Buarque de Holanda mostrou que Sorocaba nos séculos XVII e XVIII vivia intensamente e tinha importante produção agrícola. Diferentemente dos escravos negros, os escravos indígenas não habitavam senzalas, mas pequenas aldeias nas fazendas paulistas. Em Sorocaba, a escravidão indígena era tão difundida nos séculos XVII e XVIII, que até mesmo os padres tinham escravos indígenas. Assim, a cerâmica indígena encontrada em Sorocaba atualmente não foi feita pelos índios antes da colonização, mas por escravos indígenas que habitavam a cidade."
"A partir do século XVIII, o bandeirantismo de predação foi gradativamente substituído pelo comércio de mulas. O coronel Cristóvão Pereira de Abreu, um dos fundadores do estado do Rio Grande do Sul, conduziu pelas ruas do povoado a primeira tropa de muares no ano de 1733, inaugurando o ciclo do tropeirismo. Sorocaba tornou-se um marco obrigatório para os tropeiros devido a sua posição estratégica, eixo econômico entre as regiões Norte, Nordeste e Sul. Com o fluxo de tropeiros, o povoado ganhou uma feira onde os brasileiros de todos os estados reuniam-se para comercializar animais, a feira de Sorocaba. Este fluxo intenso de pessoas e riquezas promoveu o desenvolvimento do comércio e das indústrias caseiras baseadas na confecção de facas, facões, redes de pesca, doces e objetos de couro para a montaria."
Fonte: Wikipédia
Essa é a minha singela homenagem á essa cidade genial e gostosa de se morar e viver, apesar dos Problemas como toda a cidade tem! Essa cidade que é também a minha terra natal como eu já acabei de falar.
Viva Sorocaba! Sorocaba 363 anos! Parabéns Sorocaba, Parabéns cidade de Sorocaba! Parabéns Manchester Paulista! Parabéns Terra Rasgada e Parabéns povo sorocabano! Viva Sorocaba! Até a próxima postagem Pessoal! Boa Noite á Todos! FUUUIII.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário